Carregando
HiruBlog
 
Varizes
Musculação pode causar varizes?

Muitos mitos e dúvidas norteiam o assunto “varizes”. Uma das principais dúvidas presentes na vida de homens e mulheres é sobre as verdadeiras causas do aparecimento de varizes. O fator genético deve sempre ser levado em conta, pois o aparecimento de veias tortuosas é condicionado principalmente pela hereditariedade. De um modo geral, pessoas que já nascem com predisposição terão maior risco de apresentar varizes no futuro. Entretanto, as causas não param por aí, uma vez que outras questões podem desencadear o problema, como gravidez, tabagismo, sedentarismo e dietas hipercalóricas*.

A prática de exercícios físicos é sempre bem-vinda para a manutenção de uma vida saudável e equilibrada. No entanto, muitas pessoas associam o aparecimento de varizes com a prática de musculação, por exemplo**.

Segundo especialistas, atividades físicas devem ser praticadas de maneira correta, junto à companhia de um profissional especializado da área, uma vez que a prática incorreta de exercícios é a verdadeira causa do aparecimento de varizes**.

A prática correta de musculação auxilia a circulação, já que muitas veias estão localizadas próximas aos músculos. Ao se contrair, o músculo também contrai as veias que, por sua vez, têm válvulas que permitem a subida do fluxo sanguíneo. Desse modo, músculos enrijecidos são um fator determinante no funcionamento do sistema circulatório**.

Angiologistas alertam que pessoas com histórico familiar de doenças vasculares ou que já possuem alguns vasos varicosos, devem tomar um cuidado redobrado quanto à prática de musculação. Somente após uma avaliação médica sobre as reais condições de saúde dessa pessoa, é que será indicada a melhor modalidade de exercício físico a ser praticada**.

Fica claro, portanto, que a musculação, quando praticada de maneira correta, traz benefícios à circulação dos membros inferiores tanto quanto as demais atividades**.

Leia também:
–  Muay Thai;
Parkour;
Saúde na prática da corrida;

Referências bibliográficas:

* StetiClin. Mitos e verdades sobre as varizes. Disponível em: http://www.steticlin.com.br/mitos-e-verdades-sobre-varizes.asp – Acessado em 11/08/2011

** Sentir Bem. Musculação e Varizes. Disponível em: http://sentirbem.uol.com.br/index.php?modulo=artigos&id=139&tipo=3 – Acessado em 11/08/2011

*** Manual farmacoterapêutico. Serviço de farmácia. Hospital Samaritano

42 comentários sobre “Musculação pode causar varizes?”

  1. É recomendado evitar atividades de alto impacto, como por exemplo, halterofilismo. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

  2. A prática de atividade física pode aliviar os sintomas das varizes. Atividades aeróbicas como caminhada, natação (hidroginástica) etc, são saudáveis, pois estimulam a circulação sanguínea, melhorando o quadro clinico do paciente com predisposição ou com varizes. Já a ginástica de alto impacto como halterofilismo deve ser evitada.
    Antes de iniciar uma atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado, recomendamos que faça uma avaliação médica.
    É necessária uma avaliação presencial. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento, se necessário.

  3. É importante informar ao médico o evento apresentado após os procedimentos para que ele possa realizar uma avaliação presencial e solicitar um novo tratamento, se necessário.

  4. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento, se necessário. Em geral, é recomendado evitar atividades de alto impacto, como por exemplo, halterofilismo. É importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o quadro clínico.

  5. Ola!
    eu já fiz cirurgia de varizes duais vezes , fiz varias seçoes de esclero , fiz laser, mas infelizmente só não vi muito resultado.
    Gostaria de saber se já existe algum tratamento mais avançando.

    Obrigada Ana Maria

  6. Eu sempre fiz atividade física, emagrece um pouco e comecei malhar pra ganhar de volta, e começou a aparecer varizes. Tem alguma coisa haver ? Sem contar que sou nova pra ter essas coisas..

  7. É recomendado evitar atividades de alto impacto, como por exemplo, halterofilismo. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

  8. É recomendado evitar atividades de alto impacto, como por exemplo, halterofilismo. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

  9. Olá..
    Tenho pré disposição a varizes devido ao fator hereditário, inclusive tenho alguns vazinhos ao longo das pernas. Posso praticar musculação?

  10. Olá Claudia,

    É importante seguir as recomendações do médico após a cirurgia.

    Equipe Fuja do Roxo

  11. Olá Elcione,

    Atividades de alto impacto devem ser evitadas. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

    Equipe Fuja do Roxo

  12. Faço musculação há quase 3 meses pouco peso, tenho varizes, e não piorou as varizes, o meu beneficio foi que melhorou a dor e cansaço nas pernas, e claro faço aerobico no caso spinning.

  13. Queria muito saber: Sobre atividade aeróbica com jaump , é recomendado para que tem varizes, pois no jump se pula muito.
    Obrigado…

  14. Olá Dai,

    Musculação ou exercícios de alto impacto favorecem o aparecimento das varizes. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer qualquer tipo de atividade física.

    Equipe Fuja do Roxo

  15. Olá Isabelle,

    Realmente a prática de atividade física quando bem orientada, aliviam os sintomas das varizes, melhorando o retorno venoso e a atividade da bomba muscular dos membros inferiores. Alguns fatores como: ficar por grandes períodos de tempo na mesma posição (sentada ou em pé), banhos quentes demorados, musculação ou exercícios de alto impacto, tabagismo, uso de anticoncepcional e predisposição genética favorecem o aparecimento das varizes. Recomendamos que passe pela avaliação de um médico especialista (angiologista), pois ele é o profissional habilitado para determinar o melhor tratamento.

    Equipe Fuja do Roxo

  16. Olá, comecei a malhar a uns cinco meses e notei o aparecimento de linhas finas roxeadas principalmente nas coxas, e como sou muito clara percebe-se mais nitidamente, fiquei com um pouco de medo de continuar a musculação, pensei no caso de utilizar errado a respiração e assim diminui a algumas semanas um pouco a carga por orientação do prof. da academia, minha dúvida é a seguinte: se permanecer com a carga que estou na academia, no qual já me abituei a uns três meses, essas varizes podem aumentar ou vai estacionar (como deduzo que já estou “acostumada” com a carga que utilizo)? Att. Aguardo resposta.

  17. Olá! Tenho 14 anos e minha mãe assim como todos seus irmãos possuem muitas varizes e vasinhos . Em mim já está começando a aparecer também . Faço exercícios físicos e não levo uma vida sedentária. Queria saber como posso evitar as varizes em meus pés , pois já está subindo para as pernas .

  18. Olá Camila,

    Para pacientes com histórico de varizes, é recomendado evitar atividades a alto impacto, como por exemplo, halterofilismo. Recomendamos que informe ao médico os sintomas apresentados para que ele possa realizar uma avaliação.

    Equipe Fuja do Roxo

  19. Olá, hoje faz 1 semana que faço academia, e apareceu alguns roxos pequenos e não doloridos nas minhas pernas, e minha família tem pessoas com problema de varizes, tanto que já operei as 2 pernas, mas o meu médico mesmo disse pra eu entrar na academia, apareceu por esses últimos tempos que eu aumentei o peso, pode ser porque eu fiz muito esforço e estourou vasos?

  20. Olá Luana,

    É recomendado evitar atividades de alto impacto, como por exemplo, halterofilismo. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

    Equipe Fuja do Roxo

  21. boa noite
    na minha familia meu pai tem problema de varizes, e eu ja estou começando aparecer alguns vasinhos tenho 20 anos.
    estou pretendendo entrar na academia, porem queria saber se com os exercicios fisicos pode aumentar os vasinhos.

  22. Olá Vanessa,

    Atividades como caminhadas e a prática de subir escadas não causam varizes. As atividades físicas quando bem orientadas, aliviam os sintomas, melhorando o retorno venoso dos membros inferiores. Ginástica de alto impacto deve ser evitada como, por exemplo, prática de halterofilismo. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer qualquer tipo de atividade física.

    Equipe Fuja do Roxo.

  23. Ola Ana Paula,

    Musculação ou exercícios de alto impacto favorecem o aparecimento das varizes. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer qualquer tipo de atividade física, ainda que orientadas por um professor habilitado. Nessa avaliação médica, questione se é indicada a realização de atividade física com o atual quadro clínico.

    Equipe Fuja do Roxo.

  24. Olá,
    Eu tenho vasos em minhas pernas e faço tratamento de aplicações uma vez por mês. E faço musculação o instrutor da academia me orientou a não fazer agachamento e leg press. Gostaria de saber se tem algum problema fazer musculação e quais aparelho devo evitar.
    Obrigada.

  25. Olá, Najara.

    A prática de atividade física pode aliviar os sintomas das varizes. Atividades aeróbicas como caminhada, natação (hidroginástica), ballet, etc, são saudáveis, pois estimulam a circulação sanguínea, melhorando o quadro clínico do paciente com predisposição ou com varizes. Já a ginástica de alto impacto, como halterofilismo, deve ser evitada.
    Antes de iniciar uma atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado, recomendamos que faça uma avaliação médica.

    Equipe Fuja do Roxo.

  26. Olá!
    tenho vários vasinhos na parte internas das coxas.
    Quero muito fazer musculação, com o intuito de aumentar a massa muscular nessa regiao.
    a pergunta é.:
    Qual a carga limite, para conseguir um bom resultado e não piorar e aumentar os vazinhos? Ou qualquer peso que eu levante nas pernas pode aumentar as varizes?
    Quero muito fazer musculaçao, mas tenho medo, pq tenho predisposição para varizes. Muito Obrigada

  27. Olá, João Marcio.

    Atividades como musculação ou exercícios de alto impacto, provocam uma forte tensão nos vasos, dilatando-os.
    Recomendamos fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer atividades físicas.

    Equipe Fuja do Roxo.

  28. Olá !! adorei o site parabéns !! gostaria de aproveitar e fazer uma pergunta, fiz em 2008 cir de safenectoma, retirada da safena.. sempre goste de malhar e agora estou em uma academia a um mês, fazendo spinning, esteira e musculaçao a minha preocupaçao é com exercicios para as pernas, percebo que as veias ficam
    mais em evidencia, o que posso fazer continuo com a parte aerobca, posso malhar parte superior normal e perna mais em exercicios sentados ? aguardo obrigado

  29. Olá, Lorenna.

    Atividades como musculação ou exercícios de alto impacto, provocam uma forte tensão nos vasos, dilatando-os e, consequentemente, podendo aumentar as varizes existentes.
    O tempo de recuperação pode variar de acordo com cada organismo. O médico é o profissional habilitado para determinar o período de repouso após o procedimento cirurgico.

    Equipe Fuja do Roxo.

  30. Olá !!!
    Tenho 34 anos e já fui operada de Varizes há 12 anos atras . Tenho predisposição , fui ao medico recentemente e ele me falou q preciso fazer uma micro cirurgia, Sou praticante de Muay Thai
    E gostaria de saber se o Muay Thai pode piorar as varizes???? Se eu fizer a Micro cirurgia em quanto tempo posso voltar ao Muay Thai
    Obrigada e aguardo sua resposta!!!!

  31. Olá, Valdenia.

    Normalmente as varizes se formam divido a dilatação dos vasos. É importante evitar hábitos como, ficar por grandes períodos de tempo sob altas temperaturas, como no uso prolongado de saunas ou sessões de bronzeamento, ou mesmo em banhos quentes demorados.

    Equipe Fuja do Roxo.

  32. Queria saber se o frio pode causar o aparecimento de varizes?Morava em Fortaleza e no periodo que fui embora para curitiba começou a aparecer varias em minhas pernas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer consultar
a bula completa?