Carregando
HiruBlog
 
Varizes
Meia elástica: Como vestir

Pode parecer banal, mas existem algumas regrinhas essenciais que orientam sobre o uso correto da meia elástica. O modo como você a coloca pode assegurar que a meia produza a compressão correta às pernas, com incômodo mínimo, e evitando efeitos adversos.

Acompanhe:

– A meia elástica deve ser colocada pela manhã, preferencialmente antes de sair da cama.
– Se não for possível, você deverá, obrigatoriamente, fazer um repouso, deitado, dez minutos antes de colocá-la.
– Deite-se com as pernas totalmente elevadas, formando um ângulo de 90º (encostando as nádegas à parede).
– Neste período, movimente seus pés num movimento de “vai e vem”.
– Quando terminar, coloque a meia sem sair da cama.
– Se notar inchaço nos dedos dos pés, isso representa que o seu repouso não foi adequado. Retire a meia imediatamente e refaça o procedimento. Se o sintoma persistir, procure seu médico.
– Use a meia elástica sempre que permanecer em pé.
– Caso sinta algum desconforto, retire a meia e converse com seu médico. A compressão em excesso também pode ser prejudicial!
– Ainda, o uso incorreto da meia elástica pode piorar suas varizes e até induzir a formação de outras.
– Se por algum motivo precisar tirar a meia elástica durante o dia, faça um repouso prévio de cinco minutos, com as pernas elevadas. Outra opção é molhar as pernas com água fria¹.
– Em hipótese alguma durma com a sua meia elástica. Ela deve ser retirada no fim do dia e recolocada na manhã seguinte.

– Existem três tipos de meia elástica:

– a meia três quartos, que deve ser posicionada dois dedos abaixo do joelho;
– a meia sete oitavos, que deve terminar no meio da coxa;
– a meia que vai até a cintura, similar à meia-calça feminina.

Referências bibliográficas:

* Como vestir a meia elástica. Varizes on line. Curitiba [acesso 2011 abr 14]. Disponível em: http://www.varizesonline.com.br/como_vestir_a_meia.htm – Acessado em 13/02/2014

O conteúdo deste site é apenas informativo e não substitui, de forma alguma, a orientação médica.

57 comentários sobre “Meia elástica: Como vestir”

  1. É necessário que siga as recomendações de repouso dadas pelo médico no pós-operatório.

  2. O uso das meias de compressão dependem do caso clínico de cada paciente. É importante realizar um acompanhamento contínuo com o médico especialista (angiologista) para que ele possa avaliar periodicamente a necessidade de utilizar as meias de compressão.

  3. Questione o médico quanto a forma ideal de utilização e tamanho das meias de compressão.

  4. boa noite apos retirada das faixas pos cirurgia devo dormir com meias eleasticas

  5. Recomendamos que faça o uso das meias conforme orientação do médico após a cirurgia. E como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

  6. Recomendamos que faça o uso das meias conforme orientação do médico após a cirurgia. Em caso de dúvidas, procure o médico para que ele possa orientá-lo corretamente.

  7. Eu comecei a usar a meia, apos cinco dias da cirugia,senti um gande conforto apos coloca la.mas o que me incomoda e a borda pressionando e depois de tira las fica doendo .o que devo fazer?

  8. Boa tarde , bom fiz uma cirurgia de varizes há duas semanas ,e comecei a usar as meias de compressão hoje , sendo que comprei a mesma semana passada ,fui ate a loja e a vendedora tirou as devidas medidas ,enfim o procedimento, mas esta acontecendo o seguinte as meias não param na coxa elas descem ,o que devo fazer, desde então obrigado.

  9. Bom dia!
    Fiz a cirurgia das varizes a 3 dias,tirei a safena esquerda,que meia usar,a que vai até a cintura ou a até a cocha da perna,pode fazer exercícios com as meias?
    Obrigada!

  10. Obrigada pelas dicas ,os médicos pouco orientam quanto a forma correta de vesti-las, nem os vendedores ……

  11. Fiz uma cirurgia ha 17 dias de retirada das Safenas.Confesso que foi uma das cirurgias que mais me deixou emocionalmente e físicamente abalada.Estou usando a meia elástica de 3\4 média compressão,e fiquei surpresa de como somos maus orientados pelos profissionais da saude e os vendedores.Enfim quero agradecer pela informação que me foi muito útil.Abraço!!!

  12. É necessário que siga as recomendações do médico no pós-operatório. O período de uso da meia de compressão é determinado pelo médico.

  13. Oi fís a cirurgia a três dias devo durmir sem a meia e também devo durmir com pernas para cima até quando

  14. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento, se necessário. Questione o médico quanto a forma ideal de utilizar as meias de compressão. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

  15. Bom dia, sou um esportista, levo a maior parte do meu dia de pé, porém me movimentando, gosto muito de correr pela manhã.
    A partir de alguns meses atrás eu comecei a sentir q minhas pernas estavam ficando com uma leve dor incômoda e algumas veias calibrosas, entao fui ao médico e sem muita atenção ele disse era começo de varizes e que eu deveria usar meias elásticas.
    Pesquisei muito sobre isso, e descobri que quem pratica esportes e nao tem tanta gordura nas pernas, as veias ficam mais expostas.
    gostaria da opinião de vocês. se caso eu tenha que realmente usar, quando eu for correr eu devo tirar?
    Desde já, muito obrigado.

  16. O angiologista é o médico responsável pelas doenças clínicas vasculares que não necessitam de cirurgia.

  17. Recomendamos que faça o uso das meias conforme orientação do médico após a cirurgia. Em caso de dúvidas, procure o médico para que ele possa orientá-lo corretamente.

  18. É necessário que verifique com o médico qual meia deve utilizar, pois apenas o médico pode indicar a compressão e tamanho adequado para seu tratamento.

  19. Estou usando a meia por ordem médica a 2 meses nas duas pernas, mas só que tive um rompimento nas veias venosas da perna direita e deu trombo localizado e fizvo exame e não tem mais nada mas continuo usando a meia minha duvida é se posso
    Usar na só na perna direita onde tinha o problema a meia ou se mesmo sendo numa perna só tenho que usar nas duas?

  20. comprei uma meia kendal media compressao 3/4 a moça `só mediu a panturrilha e viu que o tamanho era M, sinto que se esticar bem passa do joelho, minha altura é 1,55m e peso 64kg
    será que estou usando a meia no tamanho certo? uso a 2 dias
    estou sentindo um certo desconforto é normal?

  21. Fiz uma cirurgia de coluna e devido ter que ficar de repouso acabei tendo trombose na perna esquerda. Agora tenho que fazer uso da meia. Durante o dia posso fica deitada com a meia já que na embalagem da msm diz que não pode dormir com ela. Mas durante o dia posso fica deitada com ela?

  22. Normalmente o período de recuperação é de 15 a 30 dias. Recomendamos que siga as recomendações do médico após a cirurgia e caso os sintomas persistam, informe ao médico novamente.

  23. Olá Renata,

    É importante utilizar as meias de compressão no tamanho adequado e na medida de compressão que foi indicado pelo médico. Após colocar as meias, é preciso verificar se não formou pontos com dobras no tecido. Informe ao médico o evento apresentado para que ele possa avaliar e solicitar um tratamento, se necessário.

    Equipe Fuja do Roxo

  24. Ola.. Estou com um inxaço na panturrilha direita e um forte roxo enorme. E o medico recomendou usar as meias, sendo q no primeiro dia que as usei, o roxo aumentou.. O que acham? Devo usar ou não?

  25. Olá. Tenho varizes e em dias pesados uso a meia. Uma semana atrás fiz viagem de avião e coloquei a meia, usando o dia todo. Dois dias depois apareceram hematomas na parte posterior das coxas ..parte onde a meia estava um pouco desfiada. Os roxos estam diminuindo mas não sei se podem indicar algo mais grave..
    Sabem de algo? Obrigada

  26. Olá Laura,

    Existem polainas de compressão. É importante que o médico avalie e indique o modelo ideal para o seu quadro clínico.

    Equipe Fuja do Roxo

  27. Olá Ana,

    O médico que determina a necessidade de utilizar e o período de uso das meias de compressão de acordo com o quadro clínico de cada paciente.

    Equipe Fuja do Roxo

  28. Boa noite. Tive TVP aguda aos 20 anos, e usei os três tipos de meia de compressão durante o tratamento. Quase 8 anos depois, não uso mais, porém meu médico sempre me diz que ajudaria muito a manter a perna menos inchada se eu usasse. Gostaria de saber se há alguma meia que vá apenas até o tornozelo, para que não fique aparecendo quando estou com sapato aberto. Obrigada.

  29. Estou fazem um tratamento de erisipela depois do tiramento posso usar meias elásticas e como posso usar- las

  30. Olá Thais,

    O período para a retirada dos pontos é de 5 a 6 dias. Verifique com o médico se o nível de compressão que foi solicitado pode ser utilizado sobre os pontos.É importante realizar um acompanhamento contínuo com o médico especialista (angiologista) para que ele possa avaliar periodicamente a necessidade de utilizar as meias de compressão.

    Equipe Fuja do Roxo

  31. Fiz cirurgia de safena , minhas pernas ainda se encontram com pontos, minha pergunta é , tenho q usar a meia mesmo com pontos, não corro riscos de estourar os pontos ou com a pressão eu vir a ter sacramento seguido d hemorragia? Preciso de uma resposta. Obrigado!

  32. boa noite! todas as manhas,vistos a meia, so que depois de alguns instantes ,meu tornozelo da perna esquerda incha, o que pode estar acontecendo? muito obrigado!

  33. Olá Sheila,

    O início e o tempo de uso das meias de compressão depende do caso clínico de cada paciente e da orientação do médico. Siga as orientações passadas após a cirurgia.

    Equipe Fuja do Roxo

  34. Olá Jaci,

    As aplicações são eficazes para vasinhos de menor calibre. É importante verificar com o médico especialista (angiologista) o melhor tratamento para as varizes mais dilatadas.

    Equipe Fuja do Roxo

  35. jaci:olá,estou sempre ao medico fazendo aplicacoes,tem uma vazo dilatado que sempre insiste em aparecer,e feito aplicacao nele, ele some e depois volta! o que pode estar acontecendo? obrigado!

  36. Olá Fernanda,

    É importante verificar a forma mais confortável para colocar a meia e deve seguir a orientação do seu médico. A meia tem que estar assentada corretamente evitando a formação de pregas. Quanto a lavá-las, recomendamos que verifique a instrução do fabricante.

    Equipe Fuja do Roxo

  37. Olá, comprei uma meia mod 20-30 curta, quero saber se pra coloca-la e tira-la devo estar deitada!E de quanto em quanto tempo devo lava-las

  38. Olá Lilian,

    É importante usar as meias de compressão nas atividades do dia a dia. Durante o repouso, posicione os pés cerca de 15 cm mais elevados do que a altura do tórax sendo que, normalmente nesta posição, não é necessário estar com as meias de compressão. Recomendamos que verifique com seu médico sobre esta necessidade.

    Equipe Fuja do Roxo.

  39. ola gostaria de saber se é possivel repousar usando a meia, sei que dormir nao pode, mas no caso de somente um repouso, tenho que tirar as meias??

  40. Olá Nelson,

    Conforme resposta ao comentário anterior, indicamos que consulte seu médico para maiores informações.

    Equipe Fuja do Roxo

  41. Olá Nelson,

    Em relação à cirurgia de varizes a laser, o controle no consumo de determinados alimentos só é feito quando o médico verifica essa necessidade e o repouso é relativo, depende do porte da cirurgia e da recomendação do seu médico. Verifique com seu médico a possibilidade de realizar caminhadas.

    Equipe Fuja do Roxo

  42. Olá, Roseli.

    Alguns fatores como: ficar por grandes períodos de tempo na mesma posição (sentada ou em pé), banhos quentes demorados, musculação ou exercícios de alto impacto, tabagismo, uso de anticoncepcional e predisposição genética favorecem o aparecimento das varizes e causam dores. Recomendamos que passe pela avaliação de um médico especialista (angiologista), pois ele é o profissional habilitado para determinar o melhor tratamento.

    Equipe Fuja do Roxo.

  43. tenho muitas varizes mesmo doe muito nas perna ate em cima mas nao tenho condiçoe de comprar as meias sao muito caras trabalhei muito ne firmas tecerizadas de limpeza oq faço para acabar as dores ate pra marca vascular e demorado tenho 98 kilo tenho 50 anos obrigada

  44. Olá, Valquíria.

    Dependendo do porte da cirurgia, o médico solicita determinadas condutas de repouso. Recomendamos que entre em contato com seu médico para orientações.

    Equipe Fuja do Roxo.

  45. a um mes fiz cirurgia de varizes, estou usando meia mas devido ao calor e ao desconforto não consigo usar o dia todo então sempre que posso repousar tiro as meias e dificilmente coloco d novo no mesmo dia, isto é certo ou errado? minha casa é d dois andares e o fato de subir e descer escadas sem meia é prejudicial??

  46. Olá Marioa,

    Quando for necessário ficar muito tempo parado, sentado ou em pé, devemos movimentar os pés, como se estivéssemos acelerando um carro. Este movimento estimula a circulação sanguínea e evita varizes.

    Equipe Fuja do Roxo.

  47. ja fiz cirugia de varezes duas vezes, mas não me sinto segura, pois trabalho e sentada o dia todo o que fazer,estou muito preoculpada não sei se enfrento pela terceira vez uma cirugia…Obriga.

  48. Olá Deise,

    Não temos informações sobre os preços praticados pelas clínicas e hospitais que realizam a cirurgia. Recomendamos que solicite mais informações com seu médico.

    Equipe Fuja do Roxo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer consultar
a bula completa?