Carregando
HiruBlog
 
Varizes
Dermatite ocre: atenção para o cuidado com as varizes

Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), 38% da população geral brasileira sofre de varizes, sendo 2,3 vezes mais propensas em mulheres do que em homens.

Isso acontece por um conjunto de fatores como, por exemplo, hormônios, uso prolongado de anticoncepcionais, gravidez, idade avançada, ficar na mesma posição por muito tempo, entre outros. Esses fatores interferem na circulação sanguínea e podem contribuir para o surgimento de varizes.

Mas isso não significa que esse problema faz parte apenas do mundo feminino. Em média, um em cada cinco homens apresenta varizes, principalmente após os 30 anos.

A dermatite ocre é o escurecimento da pele na região das varizes quando não são tratadas corretamente. Conforme a pressão nas veias aumenta, os vasos menores são atingidos, levando a múltiplas micro-hemorragias sob a pele. Quando rompidos, algumas hemoglobinas dos glóbulos vermelhos podem chegar à camada mais profunda da pele, liberando ferro em excesso.

Pessoas acometidas por varizes devem ficar atentas a outras questões de saúde, como a obesidade, sedentarismo e doenças que limitam o movimento dos membros.

Permanecer na mesma posição por horas, manter uma má alimentação e falta de atividade física prejudicam a circulação do sangue, que é essencial para o bom funcionamento do corpo.

Estima-se que 1/3 da população de países industrializados e desenvolvidos apresenta obesidade grave que requer tratamento para evitar o desenvolvimento de complicações como hipertensão arterial (HA), diabetes mellitus (DM), stress respiratório e doenças venosas com úlceras de membros inferiores.

Optar por atividades físicas de acordo com o seu interesse e capacidade, como caminhar, andar de bicicleta, nadar, dançar ou jogar bola é muito importante.

Para o diagnóstico e tratamento adequados ao seu caso, procure um médico.

Hirudoid® diminui a sensação de peso nas pernas causada pelo inchaço¹ e alivia a dor das varizes¹.

Referências:

  1. Bula do Hirudoid®

CorpusClin. Dermatite Ocre. Disponível em: http://www.corpusclin.com.br/dermatite-ocre. Acesso em: Janeiro/2018.

Dr. Raphael Tobias. Dermatite Ocre. Disponível em: http://www.raphaeltobias.com.br/dermatite-ocre.asp. Acesso em: Janeiro/2018.

Os Lusíadas. Os homens também têm varizes nas pernas. Disponível em: https://rotasaude.lusiadas.pt/os-homens-tambem-tem-varizes-nas-pernas/. Acesso em: Janeiro de 2018.

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Varizes: muito além da estética, uma questão de saúde! Disponível em: http://www.sbacvrj.com.br/semanavascularIX/semana.html. Acesso em: Janeiro de 2018.

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Estimativas SBACV. Disponível em: http://www.sbacv.com.br/imprensa/estimativas/. Acesso em: Janeiro de 2018.

J. vasc. bras. Prevalência de insuficiência venosa superficial dos membros inferiores em pacientes obesos e não obesos. Vol.10 no.2 Porto Alegre, 2011. Disponível em: http://bit.ly/2B8uVAZ. Acesso em: Janeiro de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer consultar
a bula completa?