Carregando
HiruBlog
 
Varizes
Atividades físicas recomendadas

Se bem orientadas por profissionais especializados, as atividades físicas aliviam os sintomas.
A prática de caminhada, ciclismo, natação e hidroginástica são recomendáveis. Ajudam a melhorar a circulação sangüínea facilitando o retorno venoso e fortalecendo a panturrilha, que atua nesse caso como uma bomba propulsora muscular dos membros inferiores.
Isso acontece porque, ao praticar atividades físicas, os músculos das pernas realizam o mecanismo de contração/relaxamento (chamado de bomba) ativando a circulação sangüínea da panturrilha, evitando que o sangue fique parado nesse local, impulsionando-o para o coração.
Portanto, as práticas dessas atividades físicas reforçam a musculatura e melhoram a circulação, sendo uma dica para prevenir o aparecimento das varizes.

Referências bibliográficas:

* Intervenção da fisioterapia no tratamento de linfedema: relato de caso/ Physiotherapy intervention in the limphedema treatmente: case report. Fonte: Arq. ciências saúde UNIPAR;5(2):155-159, mai-ago. 2001. ilus. – Acessado em 13/02/2014.

177 comentários sobre “Atividades físicas recomendadas”

  1. Bom dia, Hernani! É importante realizar uma avaliação médica presencial para que o médico posso prescrever o tratamento ideal. Agradecemos sua participação no Blog Fuja do Roxo!

  2. Tenho varizes nas duas pernas, Tenho dóris e cansaço ,quando chego em casa tenho que colocar as perlas para o alto, só assim que dá para relaxar . o que devo fazer nestes casos.

  3. É recomendado evitar atividades de alto impacto, como por exemplo, halterofilismo. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

  4. Eu fiz uma cirurgia de varizes no dia 10/06/2015,ja ta com um mes,gostaria de saber se ja posso ir pra academia?

  5. É recomendado evitar atividades de alto impacto, como por exemplo, halterofilismo. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

  6. ola,tive tromboflebite aos 8 meses de gravidez sem pre pratiquei esporte “capoeira”parei a 5anos durante esse tempo minha perna inchava todos os dia e doia muito,comecei a fazer musculaçao nao sinto dor nem incha .quais atividades musculares nao posso fazer?

  7. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

  8. Tenho 60 anos foi recomendado musculação para melhorar a circulação sanguínea. Conforme plestimografia. Tenho uma bomba de uma velhinha. Há alguma contra indicação?

  9. É importante informar ao médico os sintomas apresentados após as cirurgias para que ele possa realizar uma análise presencial e solicitar o tratamento ideal, se necessário.

  10. É necessária uma avaliação presencial. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento, se necessário.

  11. Tenho 23 anos, não tenho filhos. Sempre tiveveias vizivéis nas pernas, mas depois de fazer uma cirurgia intima e 4 meses depois fazer uma redução de seios percebi que as minhas veias ficaram mais roxas e a dos pés mais saltadas. Gostaria de saber se essas cirurgias influenciaram no agravamento dos sintomas das varizes ou não tem nada a ver?

  12. É necessária uma avaliação presencial. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento, se necessário. É importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o quadro clínico.

  13. Vendo vários relatos,resolvi tirar minha dúvida Tenho microvarizes na região das coxas e que tenho muita queimação na região.Sempre que sento é com as pernas elevadas por causa do peso e da queimação.E já fiz alguns exercícios e só fez aumentar.O que pode aliviar?

  14. Meu nome e wellington tenho 19 anos e tenho em minha pantorrilha direita veias quebradas sao muito grossas e gostaria de saber o que fazer para tirar , se posso fazer academia , malhar as pernas se posso jogar bola, por favor me ajudem..

  15. Práticas de halterofilismo em geral, porém na avaliação médica, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico do paciente.

  16. É importante realizar uma avaliação médica presencial. Informe ao médico os eventos apresentados para que ele possa realizar uma avaliação e prescrever um tratamento, se necessário.

  17. Boa tarde Dra Paula,Meu nome c3a9 Fernanda e alguns anos eu tenho eecesrodlrmia, as minhas manchas sc3a3o na perna direita e no abdomen.Gostaria de saber se existe algum produto ou maquiagem que possa ser usado para disfarc3a7ar as manchas, jc3a1 que estas nc3a3o tem cura e nem diminuem.Obrigada

  18. Normalmente o período de recuperação é de 15 a 30 dias. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer qualquer tipo de atividade física. Nessa avaliação médica, questione se é indicada a realização de atividade física com o atual quadro clínico.

  19. Fiz cirugia de uma veia a uma semana..ainda sinto um pouco de dor no local sera k posso voltar a fazer meus exercicios ??

  20. Olá Cristina,

    É recomendado evitar atividades de alto impacto, como por exemplo, halterofilismo. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

    Equipe Fuja do Roxo

  21. Ola boa noite! Bom… eu vou ter q fazer uma cirurgia pra retirada da safena das duas pernas… eu qria saber se posso fazer musculação, no caso eu iria fazer com carga bem pequena, na verdade seria mesmo so pra nao parar de vez pois ja faço exercícios. . .
    me ajude por favor! Obg otima noite a tds.

  22. Olá Adriana,

    A contra indicação para pacientes com histórico de varizes é a musculação de alto impacto, como por exemplo, halterofilismo. O banho quente favorece a dilatação das veias e vasos.

    Equipe Fuja do Roxo

  23. Olá! Fiz aplicação há 5 dias. Meu tornozelo continua inchado e minha perna lateja. Entrarei em contato com a clinica hoje para ver se consigo uma avaliação do meu caso, se isso é normal… Porém outra coisa que me fez escrever foi que em uma parte do site diz ser um mito a relação da musculação com o surgimento ou piora das varizes, que bem orientado, esse exercício só traz benefícios. Mas aqui acabo de ler em uma resposta da equipe a Sandra que musculação seria um dos motivos agravantes, ao contrário do uso do salto que não há comprovação cientifica. Gostaria de saber mais sobre a relação entre o banho quente demorado e o surgimento/piora das micro varizes. Desde já, grata.

  24. Olá Sandra,

    O uso de salto pode provocar dor nas pernas, por questão de postura. Não há comprovação que o uso de calçados com salto possa causar ou prejudicar as varizes. Os vasinhos, microvarizes e varizes podem ocorrer por vários motivos, como por exemplo, fatores hereditários, ficar por grandes períodos de tempo na mesma posição (sentada ou em pé), banhos quentes demorados, musculação ou exercícios de alto impacto, tabagismo e o uso de anticoncepcional.

    Equipe Fuja do Roxo

  25. Olà meu nome é sandra tenho 15 anos e uso muito salto alto,minha mãe sempre diz que por esse motivo quando eu estiver com 30 anos acima começarà aparecer as famosas teias de aranha nas minhas pernas..oque eu faço pra começar a impedir esses imcomodos desde já?

  26. Olá Ana Paula,

    As varizes menores desaparecem no primeiro dia, enquanto que as maiores levam mais tempo, dependendo do tipo de tratamento que foi realizado e de cada organismo. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

    Equipe Fuja do Roxo

  27. Ola! Tenho 22 anos fiz aplicaçao de alguns vazinhos na minha perna,gostaria de saber com quantos dias eu posso ver o resultado,pois esta com mais de duas semanas e as veias nao sumiram totalmente,todos os dias faço aeróbica tem algum problema.

  28. Olá Rosilene,

    O médico realizou uma análise do caso clínico e possivelmente verificou a necessidade deste procedimento. Recomendamos que continue com o acompanhamento médico.

    Equipe Fuja do Roxo.

  29. Olá Ulisses,

    Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer qualquer tipo de atividade física. Nessa avaliação médica, questione se é indicada a realização de atividade física com o atual quadro clínico.

    Equipe Fuja do Roxo.

  30. Equipe Fuja do Roxo,
    por favor me ajude; estou fazendo tratamento contra furúnculos e gostaria de saber com quanto tempo apos o termino posso voltar a praticar atividade física pois tenho muita necessidade de voltar.

    aguardo sua resposta desde já grato!

  31. Olá Tereza,

    Recomendamos que informe ao médico especialista (angiologista) os eventos apresentados, para que ele realize uma avaliação e prescreva o melhor tratamento, se necessário.

    Equipe Fuja do Roxo.

  32. Ola Roberto,

    A prática de atividade física melhora o retorno venoso, porém não eliminas as varizes já existentes e sim, melhora os sintomas. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer qualquer tipo de atividade física.

    Equipe Fuja do Roxo.

  33. Ola Glessy,

    Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer qualquer tipo de atividades físicas, ainda que orientadas por um professor habilitado. Nessa avaliação médica, questione se é indicada a realização destas atividades com o atual quadro clínico.
    Atividade física de alto impacto deve ser evitada como, por exemplo, prática de halterofilismo.
    Além da cirurgia, existem outros tratamentos que podem ser empregados: tratamento clínico com medicamentos, elevação dos membros inferiores, escleroterapia e fundamentalmente o uso de meia elástica de média compressão. O médico é o profissional habilitado para direcionar o tratamento mais adequado, se necessário.

    Equipe Fuja do Roxo.

  34. tenho 18 anos tenho muitas varizes mesmo… eu jogo futebol corro bastante e pretendo malhar isso vai me prejudicar e o que devo fazer para não aparecer mais ? obrigadooo

  35. Olá Washington,

    Recomendamos que informe a dor apresentada para que o médico possa avaliar e realizar um tratamento, se necessário. Normalmente, o período de repouso é de 7 a 30 dias, depende muito do porte da cirurgia e de cada organismo. Após 7 dias, pequenas caminhas dentro de casa são recomendadas. A forma de repouso e o tempo para permanecer com os curativos dependem da recomendação médica. Antes de iniciar qualquer atividade física, é importante informar o médico.

    Equipe Fuja do Roxo.

  36. Bom dia, fiz cirurgia de varizes nas duas pernas, porém na perna esquerda foi retirada a safena do joelho até na virulha. O maior problema que estou enfrentando é que de + ou – de 50 em 50 minutos tenho que levanar por causa de uma dor muito forte que parece que vai estourar em cima dos pés, o alivio só vem quando faço uma pequena caminhada pela casa. Entáo pergunto é normal que eu faça pequenas caminhadas durante a madrugada inteira? Tenho que ficar com minhas pernas elevadas todo o tempo que estiver deitado inclusive dormindo? Qual exercícios é recomendado qu eu faça neste sexto dia de recuperação? Retirei as micro fibras somente d perna direita, pois a esquerda sinto um desconforto e insegurança, posso ficar com os corativos por mais tempo?
    Aguardando as respostasa desde já agradeço pela oportunidade de nos esclarecer dúvidas.

  37. Olá Indrid,

    A escleroterapia com espuma (aplicação) elimina os vasinhos e as varizes até uma determinada espessura. O uso de anticoncepcional é um dos fatores que podem contribuir para o surgimento/agravamento de varizes.

    Equipe Fuja do Roxo.

  38. Gabi,

    Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

    Equipe Fuja do Roxo.

  39. Olá Gabi,

    A prática de atividade física pode aliviar os sintomas das varizes. Atividades aeróbicas como caminhada, natação (hidroginástica), ballet, entre outros, são saudáveis, pois estimulam a circulação sanguínea, melhorando o quadro clínico do paciente com predisposição ou com varizes. Já a ginástica de alto impacto como halterofilismo deve ser evitada.

    Equipe Fuja do Roxo

  40. Boa tarde , tenho 19 ANOS e já tenho uma variz enorme na perna e fui auxiliada por um medico para aplicar “espuma”. Essa espuma some com a variz totalmente ? Tomo anticoncepcional também a 3 anos , influencia em algo ?

    Abraços

  41. Olá Sheylla,

    HIRUDOID é indicado para flebites ou tromboflebites nas veias superficiais, manchas roxas (hematomas) que aparecem após traumas, contusões ou após cirurgias. Auxilia nos casos de inflamação dos vasos linfáticos ou linfonodos, furúnculos e mastite. Antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso é importante consultar um médico.

    Equipe Fuja do Roxo

  42. bom dia tenho 39 anos fiquei a vida toda sedentaria agora começei a corre só que tenho veias grande quebrada pode me ajuda se posso continuar correndo.

  43. Olá Édna,

    Recomendamos que informe ao médico os sintomas apresentados após a cirurgia para que ele possa realizar uma avaliação mais precisa e indicar o tratamento mais adequado, se necessário.

    Equipe Fuja do Roxo.

  44. fiz cirurgia em Fevereiro de 2013 e estamos em Setembro e tenho notado que estou com muitas varizes estou muito chateada pois penssei que pudesse usar vestidos neste verão mas pelo jeito vou ter que continuar a usar calças compridas apareceu até mais varizes do que eu ja tinha , o que devo fazer, me oriente por favor.

  45. Olá Laecio,
    Normalmente o período de repouso é em média de 30 dias após a cirurgia. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

    Equipe Fuja do Roxo

  46. Atividades físicas de alto impacto favorecem a dilatação dos vasos podendo contribuir para o surgimento/agravamento de varizes. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica periódica para a continuidade da prática esportiva.

    Equipe Fuja do Roxo

  47. ola me chamo josiel, tenho 27 anos, eu sou praticante de artes marciais, ja pratiquei kung-fu, e ja pratiquei boxe, e atualmente estou treinando taekwondo.
    bom eu tenho varizes entre a minha coxa e na canela, queria saber de voces se corro algum tipo de risco, eu as vezes tenho medo que aconteça alguma coisa com migo, por motivo dessas veias quebradas que tenho, voces podem responder a minha pergunta eu ficarei agradecido bom dia!

  48. Normalmente, após as sessões de escleroterapia (aplicações), pode-se voltar as atividades na mesma hora, porém é muito importante seguir as orientações do médico após o procedimento de escleroterapia, estas orientações podem variar de acordo com a técnica utilizada e o calibre das veias tratadas.

    Equipe Fuja do Roxo

  49. Fez uma uma cirurgia de varises (aplicações) e ficaram pequenos corte, já esta em processo de cicatrização pos já tem 3 semanas foi feita, queria saber daqui a quanto tempo posso volta á dirigir automóveis ?

  50. Olá, Alexsandro.

    Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer qualquer tipo de atividade física, ainda que orientadas por um professor habilitado. Atividade física de alto impacto deve ser evitada como, por exemplo, prática de halterofilismo. É importante informar ao médico (angiologista) os sintomas apresentados após a cirurgia.

    Equipe Fuja do Roxo.

  51. Fiz cirurgia e retirei as duas safenas e veias quebradas das pernas!!!Só que quando faço caminhadas longas sinto dores até suportaveis isso é normal?Penso em fazer musculação

  52. Olá, Simoni.

    Atividades ou exercícios de alto impacto provocam uma forte tensão nos vasos, dilatando-os. Recomendamos fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer atividades físicas.

    Equipe Fuja do Roxo.

  53. Olá, Carlos.

    O tempo de recuperação pode variar de acordo com cada organismo. Normalmente o paciente pode voltar a praticar a atividade física após 30 dias. Atividade física de alto impacto favorece a dilatação dos vasos podendo contribuir para o surgimento de varizes.
    Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer qualquer tipo de atividade física.

    Equipe Fuja do Roxo.

  54. Olá eu sempre pratiquei esportes como musculação, futebol, natação, e artes marciais. Fiz uma cirurgia de safena bilateral na esquerda e algumas pequenas varizes. O médico recomendou o retorno do futebol com 45 dias pós operatório. E a musculação é indicado também? Posso retornar a esta atividade gradativamente?

  55. Olá, Augiceli.

    Atividades físicas não causam varizes e o histórico de cirurgia de varizes não impede que o paciente realize atividade física. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientadas por um professor habilitado.

    Equipe Fuja do Roxo.

  56. BOA NOITE EU FIZ UMA CIRURGIA DE SAFENA A 7 MESES ATRÁS E AGORA QUERO SABER SE POSSO FAZER MUSCULAÇÃO E SE ISSO VAI CAUSAR O APARECIMENTO MAIS RÁPIDO DAS MINHAS VARIZES PORQUE O MEU CASO E GENÉTICO O QUE DEVO FAZER

  57. Olá, Priscila.

    Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

    Equipe Fuja do Roxo.

  58. Olá! Comecei a fazer jump e step, 2 vezes na semana cada um. Tenho 19 anos e gostaria de saber se há risco de me dar microvarizaes. Tenho algumas. Mas pouquissimas. O que me recomendam?

  59. Olá Rosimary,

    Normalmente o paciente pode retornar a prática das atividades físicas após 30 dias. É importante seguir as recomendações do médico e realizar acompanhamento periódico.

    Equipe Fuja do Roxo.

  60. Oi. Bom dia. Eu tenho 23 e fiz uma cirurgia simples de varizes, em quanto tempo posso voltar as atividades normais? O medico me disse q em tres semanas ja posso voltar mas estou com medo de reaparecer as varizes ,Pratico Jiu jitsu mma e Muay Thai

  61. Olá Rosangela,

    O histórico de cirurgia de varizes não impede que o paciente realize atividade física. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer qualquer tipo de atividade física, ainda que orientadas por um professor habilitado.

    Equipe Fuja do Roxo.

  62. Olá Maressa,

    Atividades físicas não causam varizes. É preciso ter cautela na prática de musculação. Recomendamos que informe ao médico o aparecimento das varizes e questione se é indicada a realização de atividade física com o atual quadro clínico.

    Equipe Fuja do Roxo.

  63. Olá. Eu tenho 19 anos e já tenho muitas varizes nas pernas, por causa de hereditariedade. Gostaria de saber se posso praticar musculação.
    Também faço caminhada e corro.

  64. tenho 36 anos e fiz cirugia nas pernas a dois anos retirando a veia safena das duas pernas quero muito fazer academia e estou o insegura que saber outras opnioes .Agradeço

  65. Olá, Selma.

    Os pacientes com histórico de varizes devem evitar atividade física de alto impacto como, por exemplo, musculação. É importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer qualquer tipo de atividade física.

    Equipe Fuja do Roxo.

  66. Olá, Romulo.

    Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer qualquer tipo de atividades físicas, ainda que orientadas por um professor habilitado. Nessa avaliação médica, questione se é indicada a realização de atividade física com o atual quadro clínico. Atividade física de alto impacto deve ser evitada como, por exemplo, prática de halterofilismo.

    Equipe Fuja do Roxo.

  67. Gostaria de saber, se quem tem varizes de grosso calibre pode correr. E no caso de se fazer uma cirurgia de retirada de varizes, a pessoa poderá correr depois de sua recuperação?

  68. Olá, Sue.

    Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer qualquer tipo de atividades físicas, ainda que orientadas por um professor habilitado. Nessa avaliação médica, questione se é indicada a realização de atividade física com o atual quadro clínico.

    Equipe Fuja do Roxo.

  69. Olá, Pamela.

    Normalmente as varizes se formam devido à dilatação dos vasos. Alguns fatores como: ficar por grandes períodos de tempo na mesma posição (sentada ou em pé), banhos quentes demorados, musculação ou exercícios de alto impacto, tabagismo, uso de anticoncepcional e predisposição genética favorecem o aparecimento das varizes. Recomendamos fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer atividades físicas.

    Equipe Fuja do Roxo.

  70. Olá, Silvana.

    Atividades como musculação ou exercícios de alto impacto, provocam uma forte tensão nos vasos, dilatando-os e, consequentemente, podendo aumentar as varizes existentes.
    Recomendamos fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer atividades físicas.

    Equipe Fuja do Roxo.

  71. Olá tenho 18 anos e tenho pequenos vasos na perna,queria saber se a pratica de exercícios físicos previne apariçoes e alivia as que já tenho? E também eu estou malhando muito pra engrossar minha perna queria saber se corro algum risco de aparecer mais desses pequenos vasos?

  72. Olá, Stela.

    É importante realizar uma consulta médica com o clínico geral, pois ele poderá realizar uma avaliação e direcionará a um especialista.

    Equipe Fuja do Roxo.

  73. Olá, tenho 49 anos, há alguns anos tem aparecido manchas roxas em minhas pernas, como se fosse um hematoma resultado de uma pancada, sem dor, mas sem que realmente isto tivesse acontecido, após alguns dias elas normalmente somem. Nos últimos meses elas se intesificaram, qual orientação que vocês me dão ?

  74. Olá, Daniele.

    Recomendamos informar ao médico especialista (angiologista) os sintomas apresentados. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar alguma atividade física.

    Equipe Fuja do Roxo.

  75. Olá, Maria.

    Atividades como caminhadas, hidroginástica e exercícios de baixo impacto, auxiliam na prevenção de problemas circulatórios. Recomendamos fazer uma avaliação médica antes de começar algumas atividades físicas. Quanto à possibilidade de uma nova patologia, não temos acesso às informações estatísticas.

    Equipe Fuja do Roxo.

  76. Olá, Maria de Lourdes.

    Após a cirurgia de varizes, o paciente pode apresentar alguns sintomas. É importante informar ao médico especialista (angiologista) para que ele possa realizar uma melhor avaliação.

    Equipe Fuja do Roxo.

  77. Olá, Marcia.

    É importante informar a um médico especialista (angiologista), sobre os eventos apresentados após a cirurgia, para que ele possa avaliar o caso.

    Equipe Fuja do Roxo.

  78. Boa tarde tenho 27anos tive duas gestações,na segunda tive muitas varizes após o parto tive uma trombo flebite que foi uns milimetros antes da safena tomei varias injeções em volta do umbigo.hoje por milagre e pela ajuda da medicina sumiu todas as veias salientes,mas estou sentindo muitas dores na perna direita bem na panturrilha o que devo fazer é perigoso? gostaria de saber se posso fazer academia,musculação ou aulas aerobicas?

  79. Boa noite!
    Tive tromboflebite e estou me recuperando. Nunca usei salto alto com frequencia e gostaria de saber se eu posso continuar usando. E gostaria de saber se posso continuar a fazer caminhadas e hidroginastica. Tambem gostaria de saber qual a porcentagem de risco de se contrair uma sindrome pos tromboflebite (ulcera). Tenho pavor de imaginar que isso possa acontecer comigo! Obrigado

  80. Olá, Nathana.

    Exercícios de alto impacto provocam uma forte tensão nos vasos, dilatando-os e, consequentemente, podendo aumentar as varizes existentes.
    Recomendamos fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer atividades físicas.

    Equipe Fuja do Roxo.

  81. fiz cirurgia de varizes e retirei a safena debaixo do joelho esquerdo a 1 mes retornei ao trabalho e estou sentindo fortes dores e as pernas queimando trabalho em pe e ando o dia todo o que fazer

  82. Olá, tenho varizes e o médico angiologista já me recomendou a cirurgia, só que vou esperar ter filhos primeiro pra depois faze-la; enão gostaria de saber se o jump irá aumentar essas varizes ou vai ajudar a melhorar?

  83. Olá, Erika.

    O tempo de recuperação pode mudar de paciente para paciente. Como recomendação geral, é importante passar por avaliação médica antes de iniciar a prática de atividades físicas, ainda que orientadas por um professor habilitado. Nessa avaliação médica, questione se é recomendado a prática desta atividade física com o atual quadro clínico.

    Equipe Fuja do Roxo.

  84. Olá, Cidinha.

    Atividades como musculação ou exercícios de alto impacto, provocam uma forte tensão nos vasos, dilatando-os e, consequentemente, podendo aumentar as varizes existentes.

    Como recomendação geral, é importante passar por uma avaliação médica antes de iniciar a prática de atividade física. O médico é o profissional habilitado para a prescrição de tratamento medicamentoso.

    Equipe Fuja do Roxo.

  85. olá td bem gostaria de uma informação faz 1 mes que fiz uma simples cirurgia de varizes pois não precisei retirar a safena ,gostaria de saber depois de qto tempo posso voltar a fazer academia a dançar e a usar salto alto e a tormar sol pois o retorno com o medico vai ser somente daqui o dois meses vc pode me ajudar com essas minha duvidas

  86. Olá, Elizabete.

    É importante informar ao médico especialista (angiologista), para que ele possa avaliar o caso e realizar um tratamento adequado.

    Equipe Fuja do Roxo.

  87. Olá, Alessandra.

    Não temos informações sobre os valores praticados pelas clínicas que realizam este procedimento.

    Equipe Fuja do Roxo.

  88. Olá, Alessandra.

    Atividades como musculação ou exercícios de alto impacto, provocam uma forte tensão nos vasos, dilatando-os e, consequentemente, podendo aumentar as varizes existentes.
    Recomendamos fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer atividades físicas.

    Equipe Fuja do Roxo.

  89. Olá, Marcos.

    Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer atividades físicas, ainda que orientadas por um professor habilitado. Nessa avaliação médica, questione se é indicada a realização desta atividade física com o atual quadro clínico.

    Equipe Fuja do Roxo.

  90. Sempre fiz musculacao,ha tres meses retirei as duas safenas das pernas,quero saber c posso voltar a malhar pernas novamente e em quanto tempo devo voltar.

  91. Olá, Silvio.

    Recomendamos que procure um médico, para que ele possa solicitar exames e obter um diagnóstico mais preciso, e tratamento adequado.

    Equipe Fuja do Roxo.

  92. Olá, Sônia.

    É importante que procure um médico especialista (angiologista), para que ele possa avaliar e passar as devidas orientações realizando assim o tratamento mais adequado.

    Equipe Fuja do Roxo.

  93. Tenho 43 anos e tenho muitas varizes azuladas e doi demais, fica queimando. Será que aplicação vai resolver meu problema? E minhas pernas voltaram a ser normais?

  94. Boa tarde, fiz uma cirurgia de varizes, em 1999, pois jogava muita bola e muita pancada, e resolvi fazer por estética, ficou muito bom no decorrer dos anos só tive um problema de dor, e meu proprio médico me receitou uma pomada, tudo ok, agora de dois anos pra cá sinto uma dor forte na virinha, e não consigo jogar futebol,devido abertura da perna, mas consigo correr, suportando esta dor, a minha pergunta é a seguinte, pode ser a veia venosa, pois na epoca que fiz a cirurgia, pelo que o dr falou ele não ia tirar, cortar, e há solução usando pomada?e o gozado na epoca fiz cirurgia nas 2 pernas, e esta dor é na minha canhota, esquerda, onde coloco a carga do meu peso nela, grato.

  95. Olá, Fernanda.

    Recomendamos que informe ao médico especialista (angiologista) o evento apresentado, para que possa avaliar e passar as devidas orientações e caso seja necessário realizar um tratamento adequado. Em relação à atividade física, recomendamos que faça uma avaliação médica antes de dar continuidade e questione o médico sobre os riscos dessa atividade.

    Equipe Fuja do Roxo.

  96. Bom dia, estou com uma veia que rompeu em minha perna, logo após que rompeu essa veia surgiram vários vasinhos. Minha duvida é:
    Por conta da veia que rompeu que surgiram esses novos vasinhos? Eu faço ginastica aeróbica uso muito a cama elástica, Sera que foi esse um dos fatores para surgir novos vasinhos? Posso fazer esse tipo de exercício? Quais exercícios são recomendados no meu caso?

  97. Olá, Rosângela.

    Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer atividades físicas, ainda que orientadas por um professor habilitado. Nessa avaliação médica geral questione o médico sobre os riscos dessa atividade.

    Equipe Fuja do Roxo.

  98. Olá, Priscila.

    Como recomendação geral, é importante ter um acompanhamento contínuo de um profissional habilitado para a prática de atividades físicas. Recomendamos que procure o médico especialista (angiologista) para que possa avaliar o quadro e passar as devidas orientações.

    Equipe Fuja do Roxo.

  99. Olá, Valéria.

    É recomendado que informe ao médico o quadro apresentado para uma nova avaliação clínica e acompanhamento da cirurgia.

    Equipe Fuja do Roxo.

  100. Olá, Letícia.

    É fundamental seguir as recomendações do médico especialista (angiologista) para benefício da sua saúde e qualidade de vida.

    Equipe Fuja do Roxo.

  101. fiz cirurgia de verizes ha 5anos atras, mas confesso que me arrependi,nao tinha quase nada na perna, e ate hoje no local da perna que fiz a cirurgia, esta roxo,o que posso fazer para sair o roxo? Faco musculacao ha 3 anos isso e prejudicial?

  102. fiz uma cirurgia de varizes a 8 dias. o medico retirou todas visíveis mas percebi que apareceram novas ao lado onde foram retiradas
    as veias. é normal aparecerem varizes logo depois da cirurgia?

  103. OLÁ,BOM EU JÁ FIZ UMA CILUGIA DE VARIZES SÓQUE ELAS VOLTARÃO OU FOMARÃO OUTRAS,FAZ 2 ANOS DAI FUI AO ANJOLOGISTA E ELA FALOU QUE TENHO QUE FAZER OUTRA, GOSTARIA DE TER UMA ORIENTAÇÃO POIS MINHA MÃE TEM ULCERA VARICOSE E AS MINHAS VARIZES ESTA ENTEFERINDO NO MEU CASAMENTO MEU ESPOSO MIM ACHA VEIA E EU JÁ SOFRO POR ELES DOEREM E SOFRO PORQUE ELE FALO ISSO QUE ESTA FEIA MINHAS PERNAS, TENHO 2 FILHAS PRA CUIDA ESTOU MUITO TRISTO POR TUDO

  104. Olá, Ana.

    Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer atividades físicas, ainda que orientadas por um professor habilitado. Nessa avaliação médica geral questione o médico se é recomendado o uso de meias de compressão durante a atividade física.

    Equipe Fuja do Roxo.

  105. Olá, Paula.

    Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer atividades físicas, ainda que orientadas por um professor habilitado. Nessa avaliação médica geral questione o médico sobre os riscos dessa atividade.

    Equipe Fuja do Roxo.

  106. Olá, Gisele.

    Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer atividades físicas, ainda que orientadas por um professor habilitado. Nessa avaliação médica geral questione o médico sobre os riscos dessa atividade.

    Equipe Fuja do Roxo.

  107. É indicado o uso de meia elástica durante a pratica de atividade física? Previne o aparecimento de novas varizes ou micro varizes?

  108. Olá, Cristiane.

    É importante respeitar o período de repouso que foi determinado pelo médico após a cirurgia, assim como todas as recomendações dadas. A prática de atividade física e de uma dieta balanceada é sempre muito bem vinda para manter a qualidade de vida, mas consulte seu médico para avaliação.

    Equipe Fuja Do Roxo.

  109. gostaria de saber , se fazer jump arrebenta veias ,porq fiz cirugias de veias a 9 meses e comecei fazer aula de jump, pode ou nao continuar fazendo? tenho 21 anos

  110. Quero saber se o uso de cama elastica (jump) aumenta o risco de aparecimento de varizes? Estou fazendo jump mas estou em dúvida se continuo ou não?

  111. Ola,
    Tive uma tromboflebite há 2 semanas, fui liberada para retorno ao trabalho a partir de segunda feira, mas passei com medico do SUS não passei com especialista, e foi liberada atividade fisica devagar.
    Eu corria antes, gostaria de saber se poderei voltar a correr, ou posso fazer caminhadas vigorosas e natação? pois estou acima do meu peso. E se é necessário dieta específica? Sei que bebida alcólica e pilula anticoncepcional foi me dada ordem que nunca mais poderei utilizar! Procede?

    Muito Obrigada

    Cristaine Ribeiro

  112. Jurema,

    Existem algumas medidas preventivas que podem ser utilizadas para minimizar a tendência a ter varizes e auxiliar o tratamento, como por exemplo: uso de meia elástica, evitar o Sol e o calor excessivo, prevenir a obesidade, praticar exercícios de baixo impacto (caminhadas, natação e hidroginástica), Evitar o uso de anticoncepcionais hormonais e salto alto, não ficar longos períodos sentado ou em pé.
    Sempre que possível, deite-se com as pernas elevadas. Não fume.
    Na prática de exercícios físicos, é recomendável ter o acompanhamento de um profissional e realizar consultas médicas periódicas.

    Equipe Fuja do Roxo.

  113. Olá Elisabete,

    As principais contra-indicações para o tratamento pela escleroterapia são para as gestantes e para os pacientes que apresentam problemas sérios de circulação. Seria interessante se consultar com um medico especialista para entender qual seria o melhor tratamento para o seu caso.

    Equipe Fuja do Roxo.

  114. Gostaria de saber se quem tem asma pode realizar escleroterapia,ou qual seria indicada,agradeco a atencao!!!

  115. Olá Simone,

    Existem pomadas e géis anti-inflamatórios, para diminuir a dor, o inchaço e a mancha roxa (hematoma).

    O hematoma pode se localizar de três formas: subcutâneo (debaixo da pele), intramuscular (dentro do músculo) e periosteal (quando atinge o osso, é o caso mais grave de hematomas). Dependendo da gravidade, um hematoma pode levar meses para desaparecer, mas, no geral, o problema dura cerca de duas semanas.

    Equipe Fuja do Roxo.

  116. Olá Edinaldo,

    Caso essa veia esteja em boas condições, poderá ser usada, embora, a ponte de safena também possa ser feita com a veia mamária ou a veia radial. Para melhorar o roxo da perna, se for hematoma, existem géis e pomadas específicos, verifique com o seu médico qual o melhor tratamento para o seu caso.

    Equipe Fuja do Roxo.

  117. Olá Nayara,

    Segundo descrito na bula do produto, Hirudoid é indicado para o tratamento de varizes. Caso necessite esclarecimentos adicionais, procure auxilio medico.

    Equipe Fuja do Roxo.

  118. Olá Maria de Lourdes,

    Há diversos tipos de tratamentos para as varizes, que podem variar desde aplicações de pomadas e géis específicos até pequenas cirurgias. A recomendação de tratamento deve ser realizada pelo médico angiologista após o exame físico. Orientamos que entre em contato com ele para verificar a melhor opção para o seu caso.

    Equipe Fuja do Roxo.

  119. tem varizes nas pernas,doi muito,queria saber se a pomada resolve o aparencia das varizes;e de outras.

  120. Fui submetido a cirurgia de varízes dia 7 Jun 11. Foram tiradas safenas dos pés ao joelho. Se futuramente eu precisar de uma ponte safena poderá ser feita com as safenas que ficaram do joelho à virilha?
    E como tirar o rouxidão que ficou nos pés?
    Edinaldo

  121. fiz a cirurgia d varises a 1 mes e meio e aida tem muitos hematomas gostaria de saber com quanto tempo eles sumirao

  122. Há um mes (28/4) fiz cirurgia de varizes retirando tambem a safena.
    Estou bem.
    Estou usando meia elastica 3/4. A minha duvida é : qual a compressão da meia, sendo que o cirurgiao que me operou se desligou do plano de saude.
    Agradeço e fico no aguardo.
    Abraços

  123. jà q as varizes são patologias gravissimas,o sisema unico de saude deveria dispor dessa especialidade.Tenho 30 anos e sofre,as ninhas pernas são cheias de vasos,sinto vergonha da mesma.Não sei o que fazer, pois,angiologista é muito dificil pelo sus.E não tenho condições de pagar um tratamento.É HORRIVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  124. Há diversos tipos de tratamentos para as varizes, que podem variar desde aplicações de pomadas e géis específicos até pequenas cirurgias. A recomendação de tratamento deve ser realizada pelo médico angiologista após o exame físico. Orientamos que entre em contato com ele para verificar a melhor opção para o seu caso.

    Equipe Fuja do roxo.

  125. meu nome e tamara gostaria de sabre o que devo faze pra tira o vazinho porque eu tenho muitos vazinhos difisiumet eu coloco um vestido porque eu urso mais calca e bemud compida;;;;

  126. Olá Elisa Bethe,

    Há diversos tipos de tratamentos para as varizes, que podem variar desde aplicações de pomadas e géis específicos até pequenas cirurgias. A recomendação de tratamento deve ser realizada pelo médico angiologista após o exame físico. Orientamos que entre em contato com ele para verificar a melhor opção para o seu caso.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  127. Olá Claudia,

    Para verificar essas informações, orientamos que você entre em contato com o médico que fará sua cirurgia. É importante relatar esse problema para evitar complicações futuras.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  128. Olá Arlem,

    Cada pessoa apresenta um curso diferente da outra, portanto seria interessante consultar um médico angiologista/cirurgião vascular para avaliar o seu caso e informar quais seriam as causas do aparecimento de suas varizes. Quanto ao uso de anticoncepcionais, eles podem facilitar o aparecimento de varizes.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  129. Olá tenho 22 anos e aos 14 anos ja apareceu pequenas varizes em mim tenho observado que elas estão crescendo muito rapido gostaria de saber porque com a idade que eu tinha elas apareceu se eu ainda era uma adolecente. Gostaria de saber tambem se o uso de ant-comcepcional aumtam ainda mais o simtomas? obrigada

  130. Boa noite! tenho 33 anos vou fazer uma plastica de abdomem,tenho muitas varizes posso ter alguma complicacão?

  131. Olá Romesa,

    O tratamento de varizes varia conforme o caso e apenas o médico angiologista pode dizer qual o tratamento mais adequado para você. Pode variar desde simples aplicações de pomadas até pequenas cirurgias para retirada das veias comprometidas. Sugerimos que entre em contato com um médico especialista para tirar as suas dúvidas.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  132. Olá Laura,

    O profissional adequado para tirar as suas dúvidas e verificar qual o melhor tratamento para o seu caso é o médico angiologista. Sugerimos que entre em contato com o especialista de sua confiança, sem esperar o agravamento dos sintomas.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  133. Olá Angela,

    Como você já passou por cirurgia vascular, orientamos que entre em contato com o médico que realizou o procedimento. Apenas ele pode verificar o seu caso e indicar o melhor tratamento para melhorar as dores e diminuir a possibilidade de aparecimento de novos vasos. É importante que siga rigorosamente as indicações dele para evitar o agravamento do caso.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  134. Olá Nilmara,

    Há diversos tipos de tratamentos para as varizes, que podem variar desde aplicações de pomadas e géis específicos até pequenas cirurgias. A recomendação de tratamento deve ser realizada pelo médico angiologista após o exame físico. Orientamos que entre em contato com ele para verificar a melhor opção para o seu caso.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  135. tenho 37 anos desde dos 13 anos começaram aparecer varizes e agora tenho muitas iniciei um tratamento de aplicaçao as e muito caro tenho muitas dores nas pernas,

  136. boa noite,tenho 39 anos fiz uma cirurgia vascular tem 7 meses,tirei meia safena esquerda do joelho ate a virilha mais uma veia abaixo do joelho esquerdo,o problema foi q depois da cirurgia sinto muitas dores nas pernas principalmente na perna esquerda onde foram retiradas as veias e na virilha tbem, aumentaram muito os vasilhos e aparecem um monte de veia dilatada azul e pequenos pedaços de veia estourada,ate no bumbum tem vaso estourado,mais o pior de tudo isso é quem me apareceu tanta celulite nas pernas na barriga no bumbum ate nos braços, e eu nao tinha celulite aparente. me ajudem por favor, estou muito deprimida por isso , por nao aguento nem olhar p minhas pernas sempre choro por isso e quero ate morrer..me ajude.

  137. olha,eu tenho 16 anos…tenho muitas varizes.Não sei mai oque fazer.me deim uma luz.
    Obrigadoo laura

  138. Olá Patricia,

    Para verificar essas informações, orientamos que você entre em contato com o médico angiologista. Apenas ele poderá realizar a avaliação física correta e concluir se há ou não um problema vascular (de circulação).

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  139. Olá Carla,

    Apesar da cama elástica diminuir o impacto durante o exercício físico, como você já realizou 2 cirurgias de varizes, é recomendável que entre em contato com o seu médico pra verificar qual a melhor atividade física para você. Isso é necessário, pois a recomendação pode variar conforme a gravidade de cada caso.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  140. Olá, tenho 28 anos e já fiz duas cirurgias de varizes, estou praticando aulas de Jump, em casa mesmo com uma mini cama elástica. Isso é prejudicial às variezes?
    Grata

  141. Bom dia!!
    Faço hidroginástica eultimamamente, estou percebendo que estão aparecendo manchas roxas em minha coxa após os exercícios, seriam as pequenas varizes, que tenho, que estão se rompendo?
    Obrigada

  142. Olá Adriana,

    O procedimento cirúrgico corrige apenas as varizes que são tratadas. Entretanto, não significa que outras não poderão ser formadas depois de um tempo. Por isso, é importante que você siga corretamente as orientações do seu médico durante o período pós-cirúrgico e também as medidas preventivas que ele indicar.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  143. Tenho poucas varizes e vou fazer a cirurgia.
    Gostaria de saber se depois de fazer uma cirurgia bem sucedida ,se as varizes voltam?
    OBRIGADA!

  144. Olá Reiszineia,

    O uso de anticoncepcional é um dos fatores que favorecem o aparecimento de varizes. Entretanto, apenas o seu uso não significa que certamente terá varizes. O seu aparecimento depende também de diversos outros componentes como hereditariedade (se alguém próximo na família possui), exercícios físicos, doenças vasculares, etc. Portanto, se você utiliza anticoncepcional e está com esse medo, a sugestão é que procure um angiologista/cirurgião vascular ou até mesmo o ginecologista para fazer uma avaliação e ser analisado o risco de desenvolver varizes.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  145. Olá Ronaldo,

    Pessoas portadoras de varizes precisam tomar alguns cuidados para não piorar o quadro. Geralmente atividades físicas de alto impacto (como corrida e musculação) devem ser evitadas porque sobrecarregam os vasos, agravando o caso. Como as suas varizes já estão muito desenvolvidas, recomenda-se que o senhor procure orientação com um médico angiologista/ cirurgião vascular para verificar o melhor tratamento e também os exercícios físicos que podem ser liberados na sua condição.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  146. Faço uso de anticoncepcional. Isso, vai fazer com que eu tenha varizes?
    Já passei por cirurgia.

  147. ola hoje estou com 37 anos ja tenho varizes muito alteradas ; gostaria de saber se posso realizar minhas atividades fisicas diariamente , jogo bola corro muito e ainda faço musculaçao, sera que e bom ou nao

  148. Olá José,

    Os exercícios adequados causam o fortalecimento da musculatura, auxiliando na prevenção do aparecimento de vasos varicosos mas, por si só, não farão com que sumam os já existentes. Uma vez que tenham aparecido, as varizes não somem espontaneamente. Os tratamentos disponíveis atualmente podem ser clínico ou cirúrgico, conforme o caso. O clínico envolve a indicação de medicamentos orais e tópicos que visam aliviar os sintomas desconfortáveis e dolorosos. A orientação é que procure um médico angiologista/ cirurgião vascular para verificar qual a melhor indicação de tratamento e medidas preventivas para você

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  149. as varises somem?? com atividade fisica correta e evoluindo gradativamente com fortalecimento na panturrilha e no geral e diminuição do %gordura? respeitando as limitações?
    obrigado

  150. Olá Maria Salete,

    Como não somos uma clínica médica, para verificar a melhor indicação para o seu caso e locais que oferecem tratamento gratuito, você deve entrar em contato diretamente com um posto de saúde. Quanto à reportagem solicitada, provavelmente conseguirá o acesso com a emissora que veiculou as informações.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  151. Olá Fatima,

    Como você já passou por cirurgia vascular, é importante que retorne ao médico para verificar os novos vasos, atividades que pode praticar e também dores que apareceram. Se não estiver segura quanto ao profissional que a atendeu anteriormente, talvez seja melhor procurar um outro médico vascular/angiologista que você confie mais.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  152. Boa Noite!
    Fiz retirada das duas safenas das pernas,acontece que as varizes aumentaram e muito emuito alem do que eu tinha , na realidade minhas pernas não tinham tanta apenas uma grossa na frente, porem o médico q me operou falou que tinha q rira-las. Fiquei deprimida apos cirurgia pois pegou nervos e eu não podia esticar os meus pés, hoje estico mas a pele afinda no local onde pegou o nervo. Quero saber o q posso ou não fazer para melhorar a circulação eminhaspernas ficaram feias. Tomo diariamente daflon.
    Desejo tudo de bom para voces.
    Obrigada.

  153. Gostaria de ter acesso a reportagem sobre tratamento de varizes apresentado no dia 24/02/2011 no Bom dia Pernambuco, e tambem os locais de tratamento gratis.

    Obrigada!

    Att:

    Salete

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer consultar
a bula completa?