Carregando
HiruBlog
 
Hematomas
Por que ficamos com hematomas?

Você sabe o que acontece quando ficamos com hematomas? De acordo com a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, aquelas manchas roxas acontecem quando o sangue sai do interior dos vasos sanguíneos e se acumula em outras partes do corpo, como braços e pernas.

Segundo o médico hematologista Erich de Paula, a gravidade do hematoma pode ser determinada pelo lugar onde ele se forma e seu tamanho. Quando sofremos uma pancada, por exemplo, as manchas que se formam em nossos membros são decorrentes do rompimento de pequenos vasos sanguíneos. Eles também podem acontecer quando tiramos sangue. 

No hematoma, o sangue que saiu dos vasos não volta a circular normalmente, e aquela mancha que vemos sob a pele só desaparece quando esse sangue for absorvido pelas células de defesa do corpo.

A razão pela qual o hematoma vai mudando de cor se deve a várias reações químicas que modificam a cor do sangue nesse processo de absorção. Estes hematomas decorrentes de traumas e pancadas, de acordo com o médico, tendem a não apresentar riscos à saúde se forem pequenos e restritos ao local da batida, bem como “autolimitados”, deixando de crescer de forma espontânea por causa da ativação da coagulação sanguínea.

Quando devemos nos preocupar?

Devemos nos preocupar quando não há traumas e, mesmo assim, há hematomas em diversos lugares do corpo, o que pode implicar em uma dificuldade de coagulação do sangue. Fique alerta também para quando, nestes casos, surgirem outros tipos de sangramento, como na gengiva e no nariz.

Erich de Paula também alerta que muitas pessoas já apresentam uma tendência a formar hematomas, às vezes devido a traumas pequenos ou algum aumento da pressão nos vasos. Isso não necessariamente representa uma doença.

Referência – Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular: http://www.abhh.org.br/imprensa/porque-ficamos-com-hematomas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer consultar
a bula completa?