Carregando
HiruBlog
 
Dicas de Esportes
Rugby: você encara os hematomas?

Correndo em busca da vitória.

O esporte surgiu na Inglaterra, em 1823, com um jogador chamado William Webb Ellis. Durante uma partida comum de futebol, na Rugby School, William pegou a bola com as mãos e correu até a linha de fundo do campo, do lado adversário. No futebol que conhecemos, pegar a bola com as mãos é tarefa exclusiva do goleiro. Após essa jogada irregular, o rugby começou a dar os primeiros sinais de existência, mas tornou-se reconhecido como esporte apenas em 1863.

O esporte é disputado por duas equipes, onde 15 jogadores conduzem uma bola oval, maior que a bola de futebol americano, utilizando as mãos e também os pés para chutes e lançamentos. Só são permitidos passos para frente com a bola nas mãos e os passes podem ser apenas para os lados ou para trás, enquanto o time vai avançando até a linha final.

As únicas formas de proteção utilizadas são o shoulder pad, boqueira e scrum cap, enquanto o equipamento do futebol americano é uma armadura que envolve o atleta da cabeça aos pés. E mesmo sendo um esporte de extremo contato, seu uso não é obrigatório. O shoulder pad é um colete com partes amaciadas usado embaixo do uniforme. Sua principal função é proteger o jogador da cintura para cima. Existem modelos que favorecem os ombros, abdômen, peitoral, costas e bíceps, outros que salvam apenas algumas dessas partes. Feita de silicone, a boqueira (ou protetor de boca) envolve toda a arcada dentária e língua dos jogadores. Torna-se aliada do scrum cap, que também é responsável por cuidar da cabeça do atleta. Com partes amaciadas, o capacete mantém o crânio e as orelhas em segurança no caso de impactos de pequena e média força.

Existe a afirmação de que o esporte foi introduzido no Brasil ainda no século XIX. Porém, o esporte só passou a ser praticado regularmente a partir de 1925, em São Paulo, no São Paulo Athletic Club. Atualmente são disputadas competições nas categorias masculina e feminina adulta, universitárias e juvenis. O rugby é um esporte que vem crescendo a cada dia.

E após quase um século fora das Olimpíadas, o rugby finalmente voltou para os Jogos Rio 2016. Foi a primeira vez que o Brasil competiu nessa modalidade.

E aí, você tem coragem de praticar?

Saiba também sobre um esporte que é irmão do rugby: http://www.hirudoid.com.br/dicas-de-esportes/futebol-americano-esporte-de-quem-tem-coragem/

Lembre-se que é recomendado preparo físico adequado para a prática e principalmente suportar os impactos aos quais o praticante se expõe.

Esportes como rugby podem causar hematomas. Procure o seu médico antes de começar a praticá-los.

Hirudoid reduz os hematomas¹, a inflamação¹, e alivia a dor¹ dos hematomas.

Ao invés de disfarçar, resolva.

Referências:

1. Bula do Hirudoid®.

http://www.portaldorugby.com.br/entenda-o-rugby/historia-do-rugby

http://www.desdeingoal.com.br/2012/04/rugby-historia-regras-e-curiosidades-do-rugby/

https://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/rugby.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer consultar
a bula completa?