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Dicas de Esportes
Pegando pesado na academia

Dicas para evitar lesões

Sofrer uma lesão e ter que ficar afastado dos treinos é um pesadelo para quem está acostumado a ir para a academia todos os dias.

Colocar os músculos sob alta tensão com o levantamento de pesos, movimentos aeróbicos e treinos muito intensos, pode fazer com que alguns vasos sanguíneos se rompam, causando hematomas. Além disso, se você pratica esportes que exigem muita força ou exercícios extremos, você pode estar exposto a pancadas e possíveis lesões.

Para que você se saia bem nos treinos e volte pra casa sem nenhuma lesão, veja algumas dicas que podem te ajudar a fugir dos machucados na academia:

1. Faça um check-up

Antes de iniciar qualquer atividade física, faça uma visitinha no seu médico. Realize exames gerais para saber se você está apto para realizar os exercícios sem correr nenhum risco de se machucar.

2. Se aqueça direito antes de iniciar os exercícios

Chegar na academia e já iniciar o treino não vai trazer seu objetivo mais cedo, assim como fará muito mal ao seu corpo. Por isso, se dedique ao aquecimento e não tenha pressa. Antes de tudo, faça uma série de alongamentos para estimular as articulações, incentivar o movimento e aquecer o corpo.

3. Atente-se à recuperação dos músculos

Depois de tanto esforço, os músculos, articulações e tendões precisam de um tempo para se recuperar.

Se você puxar muito ferro em um dia e repetir a dose no outro, o corpo fica sobrecarregado e as chances de sofrer alguma lesão é maior.

Procure intercalar os treinos. Se hoje foi dia de levantar pesos, amanhã você pode treinar as pernas e fazer um treino aeróbico com esteira, bicicleta.

4. Siga as orientações do treinador

O treinador está lá para te ajudar, então nada de criar seu próprio treino ou chegar na academia e fazer qualquer coisa. Logo que começar a frequentar a academia, o treinador irá preparar um treino específico para você.

E se por acaso você tiver dificuldade em realizar algum exercício ou mexer em alguma máquina, peça ajuda antes de se machucar.

5. Tenha cuidado ao utilizar e manusear os equipamentos

Quando se está na academia, você fica rodeado por pesinhos, barras e muitos outros equipamentos que podem machucá-lo se não houver cuidado.

Procure manter a atenção enquanto se exercita e também a sua volta para que não ocorra nenhum acidente.

6. Saiba a hora de parar

Não entre na pilha de ficar forte, magro, saudável etc de uma vez, esquecendo os seus limites.

A musculação e os exercícios devem ser feitos com calma e sempre com a quantidade de peso que você pode aguentar. Até porque o peso não vale de nada se o movimento for mal executado, então procure se atentar a boa postura e concentração.

Hirudoid® reduz os hematomas, diminuindo a inflamação e aliviando a dor.

Referência:

Bula do Hirudoid®.

Mercola, J. Razões pelas quais os hematomas estão aparecendo facilmente. Disponível em: <https://portuguese.mercola.com/sites/articles/archive/2017/08/08/hematomas-aparecendo-facilmente.aspx>. Acesso em: Fevereiro/2018.

Mundo Boa Forma. 7 dicas para evitar lesões mais comuns na academia. Disponível em: <http://www.mundoboaforma.com.br/7-dicas-para-evitar-lesoes-mais-comuns-na-academia/>. Acesso em: Fevereiro/2018.

Ativo Saúde. 10 dicas para não sofrer lesões na academia. Disponível em: <https://www.ativosaude.com/fitness/10-dicas-para-nao-sofrer-lesoes-na-academia/>. Acesso em: Fevereiro/2018.

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