Carregando
HiruBlog
 
Dicas de Esportes
MMA: a luta contra hematomas

It’s time!

O UFC ou Ultimate Fighting Championship é uma organização de MMA (artes marciais mistas) que produz eventos ao redor do mundo todo. Seu objetivo principal é identificar a arte marcial mais satisfatória em uma luta entre competidores de diferentes lugares do mundo. Cada lutador se identifica mais com alguma luta, o que se torna um trunfo na hora da luta. Voltados para diversos tipos de luta, encontramos boxe, jiu-jitsu brasileiro, kickboxing, karatê, judô, sanshou, wrestling, taekwondo, entre outras.

A maior característica desse esporte é a variedade de golpes e técnicas em apenas um confronto. As artes marciais mistas são praticadas como esporte de contato, no qual dois concorrentes tentam derrotar um ao outro. É utilizada uma grande variedade de técnicas permitidas nas artes marciais, tais como golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos, joelhos.

Os lutadores enfrentam-se em um ringue de oito cantos, o famoso octógono, com três tempos de 5 minutos, chamados de assalto. E todos os confrontos são divididos por categoria de pesos para não existir injustiça na hora da luta. Os homens dividem-se entre peso mosca, galo, pena, leve, meio-médio, médio, meio-pesado e pesado.  Já as mulheres dividem-se em peso palha, galo e pena.

O MMA é um esporte que pode ser perigoso e, mesmo que todos os cuidados sejam tomados, não é possível garantir que não haja nenhuma lesão grave.

De acordo com um estudo feito por Bledsoe et al. (2006), nos Estados Unidos, as lesões mais comuns foram lacerações faciais, presentes em 47,9% dos casos, seguidos por lesões nas mãos (13,5%), no nariz (10,4%) e nos olhos (8,3%). Não houve nenhuma situação de morte ou que colocasse o atleta em risco de vida.

Após o trauma, é aconselhável a aplicação de gelo ou compressas frias durante 5 minutos, diretamente na área lesionada. Isso ajuda a diminuir a propagação de sangue nos tecidos profundos.

Após a luta diversos jogadores ficam com hematomas que devem ser tratados adequadamente. Há ainda casos de hematomas de grandes dimensões ou localizados em certos órgãos (por exemplo no cérebro) no qual o médico pode eventualmente efetuar uma punção no hematoma para fazer o sangue sair.

O MMA é um esporte para quem tem coragem, força de vontade, astúcia. Mas não esqueça de antes consultar um profissional de educação física para que ele possa orientá-lo da melhor forma possível, além de um profissional de saúde para garantir que você está fisicamente apto a realizar a atividade física.

 

Referência:

Terra. De boxe a sanshou, conheça 10 estilos de luta usados no UFC. Disponível em: <https://www.terra.com.br/esportes/lutas/de- boxe-a-sanshou-conheca-10-estilos-de-luta-usados-no-ufc, 21ac2882829ba310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html> Acesso em: janeiro/2018.

MMA Brasil. Glossário. Disponível em: <http://mmabrasil.com.br/glossario> Acesso em: janeiro/2018.

Bledsoe GH et al. Incidence of injury in professional mixed martial arts competitions. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24357986> Acesso em: janeiro/2018.

Cria Saúde. Hematomas. Disponível em: <https://www.criasaude.com.br/N4107/doencas/hematomas.html> Acesso em: janeiro/2018.

UFC. Ranking do lutador. Disponível em: <http://www.ufc.com.br/ rankings> Acesso em: janeiro/2018.

Significados. O que é UFC. Disponível em: <https://www.significados.com.br/ufc/> Acesso em: janeiro/2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer consultar
a bula completa?