Carregando
HiruBlog
 
Varizes
Tudo sobre varizes

Tudo sobre VarizesReunimos diversos artigos sobre varizes postados no Fuja do Roxo para que você possa conhecer a fundo este problema, descobrir formas de se prevenir, tratamentos, cirurgias e dicas.

Tipos de Varizes

Há três tipos de varizes: veias tronculares (são grossas, saltadas e bem visíveis na pele), veias reticulares (azuladas ou esverdeadas, não são salientes, mas visíveis na pele) e as microvarizes (são os chamados “vasinhos”).
Todos os tipos de varizes devem ser tratados por um médico especialista (angiologista), em ambiente hospitalar ou no consultório.

Saiba mais

 Tratamento das varizes inclui géis e pomadas

Mais importante do que tratar as varizes é preveni-las. Porém, se o quadro já existir, são diversas as abordagens de tratamento que apenas o seu médico poderá indicar. Elas variam dependendo de cada paciente, e a sua escolha depende do tipo e do grau de varizes que você apresenta.

Saiba mais

 Varizes podem ser identificadas pelo próprio paciente

As varizes (do latim varix, que significa “serpente”) são veias dilatadas que se desenvolvem sob a superfície cutânea dos membros inferiores (pés, pernas e coxas) e que podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre.
O próprio paciente é capaz de identificar a presença das varizes, já que elas são facilmente visíveis em função da espessura (“grossura”) e da protuberância das veias.

Saiba mais

Sentar com as pernas cruzadas pode aumentar o risco de aparecimento de varizes?

Qual mulher que já não se deparou com esta pergunta. Afinal, pernas bonitas e saudáveis é o desejo de todas elas. E a presença de varizes, além de não ter um visual esteticamente positivo, indica complicações na circulação e no retorno sanguíneo no interior das veias.

Saiba mais

Musculação pode causar varizes?

Muitos mitos e dúvidas norteiam o assunto “varizes”. Uma das principais dúvidas presentes na vida de homens e mulheres é sobre as verdadeiras causas do aparecimento de varizes. O fator genético deve sempre ser levado em conta, pois o aparecimento de veias tortuosas é condicionado principalmente pela hereditariedade.

Saiba mais

A maneira correta de vestir a meia elástica

Pode parecer banal, mas existem algumas regrinhas essenciais que orientam sobre o uso correto da meia elástica. O modo como você a coloca pode assegurar que a meia produza a compressão correta às pernas, com incômodo mínimo, e evitando efeitos adversos.

Saiba mais

Cirurgia de Varizes

A cirurgia de varizes deve ser realizada por um médico especialista, o cirurgião vascular, que fará o acompanhamento no pós-operatório, o que é fundamental.

Saiba mais

Depilação com cera quente pode causar varizes?

Essa freqüente pergunta é outro mito. Não há nenhum dado científico comprovando que exista qualquer tipo de relação entre a utilização de depilação com cera quente e o surgimento de varizes.

Saiba mais

Quais atividades físicas são recomendadas para quem tem varizes e/ou para quem já fez a cirurgia de varizes?

Se bem orientadas por profissionais especializados, as atividades físicas aliviam os sintomas.

Saiba mais

Principais causas das varizes

As varizes surgem devido às veias que se dilatam e aparecem na superfície da pele, podendo ocorrer em homens e mulheres, surgindo com mais frequência nas pernas.

Saiba mais

Principais dúvidas sobre varizes e hematomas

O uso contínuo de salto alto e depilação pode causar varizes?
Não existe nenhuma relação estabelecida entre a formação de varizes e depilação ou uso de salto alto, assim como não há influência com relação a carregar peso.

Saiba mais

Gostou de nossas dicas e informações? Não deixe de compartilhar nas redes sociais e por e-mail.

 

24 comentários sobre “Tudo sobre varizes”

  1. Os procedimentos para a retirada de varizes são geralmente simples e o período de recuperação pode variar de 15 a 30 dias, dependendo este da extensão da cirurgia e do organismo de cada paciente. Para maiores informações, é necessário sanar suas dúvidas em relação ao procedimento com o seu angiologista, pois ele é o profissional habilitado para avaliar seu caso pessoalmente.

  2. Ola, escuto muitos comentarios a repeito de varizes. Gostei muito do que li! So que tenho duvidas, tenho muitas varizes, daquelas so ha manchas, nao sao grossas e nem inchadas. Nao tirei ainda, porque tenho duvidas, passei por um angiologista e ele me disse que e bem simples. So aplica um liquido em cima delas e elas somem, apos a retirada, me disse que posso continuar cm minha atividades normais. E verdade? A retirada das minhas nao existem sequelas?

  3. O médico é o profissional habilitado para realizar uma avaliação presencial e prescrever um tratamento, se necessário.

  4. ola ,fiz uma cirurgia a poucos dias .e tenho uma mancha horrivel na perna de uma ulcera venosa gostaria de saber se tem algum remedio que posso tomar ou passa para tirar esta mancha.

  5. As veias que são retiradas, por estarem doentes, não colaboram para a circulação; ao contrário, sua retirada causa melhoria na drenagem venosa dos membros inferiores, aliviando sintomas, melhorando a estética e prevenindo as complicações da evolução da doença.

  6. Fiz cirurgias de safenectomia em membros inferiores em ambas as pernas… Qual a vantagem da retirada das safenas magnas?

  7. Os esclerosantes mais utilizados são: Glicose hipertônica, ethamolinato de sódio, glicerina crômica e polidocanol.

  8. Olá gostaria de saber q líquido é esse q o angiologista ou a profissional de estetica aplica nos vasinhos? Tem vários tipos de líquido?

  9. Não temos informações dos procecimentos necessários para realizar a cirurgia pelo SUS. Recomendamos que realize uma consulta com médico especialista (angiologista) para uma orientação.

  10. Olá!!! Gostaria de saber como fazer para conseguir realizar uma cirurgia pelo SUS pois tenho varizes do tipo grossa,salgadas e bem visíveis na pele(tronculares),desde já agradeço quem possa me ajudar pois é muito constrangedor não poder usar um vestido.

  11. O uso de HIRUDOID® pode ser feito independentemente da utilização da meia de compressão. É importante seguir as recomendações dadas pelo médico.

  12. As veias varicosas que foram retiradas na cirurgia ou na escleroterapia não voltam, porém outras veias varicosas poderão surgir no futuro.

  13. gostei muito em saber sobre varizes realmente é uma agonia á gente que tem esse problema já fiz tratamento mas sempre tá voltando tenho 59 anos fico triste em ter minhas com varizes gostaria de mais esclarecimento obrigado!

  14. Olá Paloma,
    Recomendamos que realize uma consulta com o médico para que ele possa realizar uma avaliação mais precisa e prescrever um tratamento, se necessário.
    Equipe Fuja do Roxo

  15. Olá, Jociane.

    O período de repouso normalmente é de 15 a 30 dias, porém depende de cada organismo e do porte da cirurgia. É importante respeitar o tempo que foi determinado pelo médico.

    Equipe Fuja do Roxo.

  16. Olá, Keila.

    A meia elástica é o melhor tratamento clínico na insuficiência venosa, porém o seu uso deve ser de acordo com a prescrição médica. O médico especialista (angiologista) é o profissional habilitado para determinar o modelo e o período de utilização de meia elástica. Keila, obrigado por participar do Blog Fuja do Roxo!

    Equipe Fuja do Roxo.

  17. como no caso da nadya, eu fiz uma cirurgia de varizes recentemente que foi no ultimo dia 14/12 e foi pelo sus,participei de um mutirão e só vou ter retorno com o meedico depois de 30 dias,gostaria de saber se eu posso começar a usar a meia,sendo que hoje eu estou com 4 dias de repouso…..posso ja começar a usar ou devo esperar mais algum tempo?obrigada pela ajuda e por este site maravilhoso……um abraço

  18. Olá, Nadja.

    A meia de compressão é o melhor tratamento clínico na insuficiência venosa e no pós-operatório de varizes. Quando prescrita corretamente e com a compressão adequada, evita a dor e o inchaço. Recomendamos que utilize a meia de compressão no período que foi determinado pelo médico.

    Equipe Fuja do Roxo.

  19. Boa noite!
    Gostei muito desse site,mas percebo que muitas restrições para responder.Temos muitas dificuldades para chegar ao médico,mas se puder me aconselhar.Dia 23/10 fui submetida a cirurgia de varizes,onde não foi preciso retirar a safena. O problema é que não repousei adequadamente,sinto algumas dorezinhas nos locais (não houve ponto).Já usei uma bisnaga da pomada Hirudoid,que achei excelente,logo sumiram as manchas.Já comprei outra,apesar de minha médica ter suspendido o uso e recomendou Venalot H,mas me sinto melhor com a pomada.Fiz compressa quente como recomendado e parei o anti-inflamatório,não uso a meia todos os dias ou o dia todo,pois incomodam os pontinhos. Como foi pelo SUS é difícil conseguir outro retorno.Se puder me aconselhar,ficarei muito grata.( foi realizado um mutirão de cirugia,pois há muitas mulheres aguardando)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.