Carregando
HiruBlog
 
Varizes
Tipos de Varizes

tipos de varizes

Há três tipos de varizes*: veias tronculares (são grossas, saltadas e bem visíveis na pele), veias reticulares (azuladas ou esverdeadas, não são salientes, mas visíveis na pele) e as microvarizes (são os chamados “vasinhos”).
Todos os tipos de varizes devem ser tratados por um médico especialista (angiologista), em ambiente hospitalar ou no consultório.

Leia também: Identificação

Além disso, as varizes podem ser divididas em níveis de complexidade. Primeiramente há as que são consideradas apenas um problema estético, pois são pequenas e finas (microvarizes ou vasinhos). Deve-se ter uma atenção especial, pois, a longo prazo, a situação pode se agravar. Em seguida, há as varizes que são tanto um problema estético como de saúde. Nesse caso, o paciente necessita de tratamento para evitar problemas futuros e o médico deve se preocupar também com a aparência de seu paciente, avaliando as melhores opções de tratamento. Em terceiro lugar há as varizes que, embora não apresentem complicações, são um problema de saúde onde a questão estética não está envolvida, por isso, o médico foca apenas no tratamento. Por último, há as varizes que são um problema de saúde e já apresentam complicações**.

Quais são as complicações de saúde decorrentes de varizes?

Tromboflebites, úlceras de perna, hiperpigmentações, eczema venoso, hemorragias, fibrose, dermatite ocre, infecções, e embolia de pulmão são as complicações mais frequentes decorrentes de varizes**. Quando a varizes já estão no estágio grave, o médico deve se dedicar apenas à doença, deixando de lado a estética, a fim de não causar sérias restrições ao paciente.

Pode ocorrer de as varizes não serem visíveis a olho nu e não apresentarem nenhum sintoma, porém já existirem pequenas alterações microscópicas. Dificilmente o paciente procura ajuda médica nessa fase, pois o problema não evoluirá sem que haja motivos adicionais***.

Leia também:
Como sentar corretamente. 
Musculação pode causar varizes?

Referências Bibliográficas:
* http://www.steticlin.com.br/Quais-os-tipos-de-varizes.asp – Acessado em 21/02/2014
** http://www.angiologista.com/os_tipos_de_varizes.htm – Acessado em 21/02/2014
*** http://www.cuidar.com.br/causas-e-tipos-de-varizes – Acessado em 21/02/2014

 

18 comentários sobre “Tipos de Varizes”

  1. É necessário uma avaliação médica presencial. Na consulta, informe ao médico o histórico do paciente para que o médico possa avaliar o caso e a necessidade do procedimento.

  2. HIRUDOID® diminui a inflamação, com o alívio da dor, redução do inchaço e da vermelhidão de áreas com varizes ou manchas roxas decorrentes de contusões (batidas, traumas) ou cirurgias ou em outras situações semelhantes. HIRUDOID® também alivia a sensação de peso nas pernas causada pelo inchaço. É importante ter uma avaliação médica antes de iniciar qualquer tratamento.

  3. Tenho microvarizes e meu pai teve isquemia dos membros inferiores e ficou com sequela.O pé direito dele está dormente.Tudo começou com uma forte dor na perna que não o deixava dormir.Tive que levá-lo pro médico as pressas e foi constatada a isquemia.Meu pai teve complicações com o anticoagulante e teve hemorragia gástrica.Ele está com medo de fazer o procedimento que o médico indicou e ter mais complicações ou até mesmo morrer.Gostaria de saber se ele pode piorar a situação dele se não fizer o procedimento.

    Obrigada!

  4. É necessária uma avaliação presencial. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento, se necessário.

  5. Costaria muito de livrar dessas veias e micro varizes porq eu tenha das duas.E muito desconfortavel ter elas e sentir os sontomas desagradaveis q elas provoca.

  6. Yasmin, boa tarde!

    Realmente a prática de atividade física quando bem orientadas, aliviam os sintomas das varizes, melhorando o retorno venoso e a atividade da bomba muscular dos membros inferiores. Para paciente com histórico de varizes, atividade física de alto impacto deve ser evitada como, por exemplo, prática de halterofilismo. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para avaliar e prescrever o tratamento ideal.

  7. Boa Tarde, agora nesse momento estava reparando nas minhas pernas e percebi que tenho micro varizes, bem pequenas mesmo, mas tenho medo que se agrave… Acho q veio a surgir porque engordei um pouco. Queria saber, se eu passar a fazer exercícios físicos o aparecimento dessas micro varizes irão sumir?

  8. Eu sofro com o problema de varises já algum tempo só agora tive coragem pra começar a tratar mais por problema da doença do que de estética minha perna está com uma veia saltada acompanhada de veias roxas horriveis. Aconselho mulheres que tenham o mesmo problema tratarem o quanto antes .

  9. Olá Danusa,

    Agradecemos sua participação no Blog Fuja do Roxo.

    Equipe Fuja do Roxo

  10. Danusa,
    já tive muita vergonha das minhas pernas,( desde os 22 anos) devido o aparecimento de vasos… Hoje tenho feito hidroginástica e tenho me sentido bem melhor!!! espero estar fazendo o certo…. e agora vou retomar meu tratamento de vasos (a estética)…. rs*

  11. HIRUDOID® diminui a inflamação, com o alívio da dor, redução do inchaço e da vermelhidão de áreas com varizes ou manchas roxas decorrentes de contusões, cirurgias ou em outras situações semelhantes. HIRUDOID® também alivia a sensação de peso nas pernas causada pelo inchaço. Recomendamos que informe ao médico o evento apresentado após a cirurgia para que possa avaliar e passar as devidas orientações.

    Equipe Fuja do Roxo

  12. Olá, Leni.

    Não temos conhecimento sobre os preços praticados pelas clinicas particulares. Obrigado por participar do Blog Fuja do Roxo.

    Equipe Fuja do Roxo.

  13. preciso faser uma cirurgia pra retirar a safena já estou cm todos os exames feitos, mas ai encontrei um problema maior que minha pernas cheia de varizes, pelo SUS demora muito e particular , acho que é caro! Alguém pode me ajudar? obrigada

  14. Olá, Luiza.

    É importante informar ao médico especialista (angiologista), para que ele possa avaliar e realizar o tratamento adequado. O médico é o profissional habilitado para a prescrição de tratamento medicamentoso.

    Equipe Fuja do Roxo.

  15. eu tenho muita varises,chego a ficar com vergoha,queria um tratamento pra ficar com as pernas limpas,nao aguento ter que esconder minhas pernas quando saio ou uso ate saia longa pra ninguem ver;o que devo tomar pra eliminar tudo isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer consultar
a bula completa?