Carregando
HiruBlog
 
Varizes
Obesidade e Varizes

Obesidade e VarizesO sobrepeso, ou obesidade, é caracterizado pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Provém de aspectos genéticos e comportamentais. O aumento da ingestão de alimentos pouco saudáveis e o sedentarismo estão diretamente ligados ao ganho de peso.

Os obesos têm limitações de movimentos e sobrecarregam a coluna e os membros inferiores, por conta do peso excessivo. A longo prazo, pode apresentar degeneração de articulações, hipertensão arterial, diabetes, além de alguns distúrbios, como o menstrual e a apneia do sono. Esses problemas diminuem significativamente a expectativa de vida do obeso*.

Outro problema causado pelo sobrepeso é a doença varicosa superficial e profunda, conhecida, popularmente, por varizes*. Isso acontece porque o excesso de peso altera intensamente a extensão normal do retorno sanguíneo, envolvendo também a função cardíaca e pulmonar, além de exigir maior esforço dos membros inferiores**.

Manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos, sempre com orientação médica, são as melhores maneiras de evitar varizes em obesos. Além disso, deve-se evitar usar roupas muito justas e ficar muito tempo na mesma posição. Sempre que possível, as pernas devem ficar apoiadas e suspensas, ajudando a ativar a circulação sanguínea.

Referências Bibliográficas:

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?303 – Acessado em 21/02/2014

** http://www.tudogeral.com/causas-para-a-aparicao-de-varizes/ – Acessado em 21/02/2014

12 comentários sobre “Obesidade e Varizes”

  1. Olá Carlos, boa tarde! O médico (angiologista) é o profissional habilitado para fazer a avaliação do seu quadro clínico atual e indicar o tratamento mais adequado, sendo a avaliação médica presencial importante para uma melhor análise do caso pelo médico. Agradecemos sua participação no Blog Fuja do Roxo!

  2. Olá me chamo Carlos fiz cirurgia aos 35 anos,hoje tenho 53 ,e tenho varizes nas duas pernas, a espuma densa seria uma melhor

  3. É necessária uma avaliação presencial. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento mais adequado, se necessário.

  4. A eu tenho muitos vazinhos,quria muito da um fim nisso tudo,tenho vergnha de colocar vestido ate o joelho,nao coloco shorte, seria o meu sonho usar vestido shorte,so uso caça comprida,tenho trauma vergonha,o que devo fazer,para me senti mais a vontade?

  5. Olá Claudia,

    É importante que o médico realize uma avaliação presencial para um diagnóstico mais preciso, e para a indicação de um tratamento, se necessário.

    Equipe Fuja do Roxo.

  6. Olá Anita,

    Exercícios de auto impacto como, musculação e halterofilismo são contra-indicados. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para realizar uma avaliação e indicar exercícios físicos que podem ser praticados, com o atual caso clínico, e assim melhorar a qualidade de vida.

    Equipe Fuja do Roxo

  7. Oi, me chamo Anita. Tenho sérios problemas de varizes, ha cinco anos fiz cirurgia, e agora fiz a espuma densa, mas infelizmente não estou satisfeita. Já pratiquei musculação, e deixei de praticá-las porque aumentaram, sei que é um problema hereditário pois minha mãe tem, e acreditem ainda tenho mais que ela. Qual o exercício não devo fazer. O que posso fazer para melhorar minha auto-estima em relação a esse problema.

  8. Olá Rosinei,

    O médico especialista (angiologista) vai avaliar qual é a melhor substancia química, a ser injetada no interior do vasinho, para o seu tratamento. Evite a exposição ao sol por aproximadamente 15 dias logo após a aplicação, para que não ocorram manchas escuras no trajeto da variz em tratamento. Caso se exponha ao sol, use um bloqueador ou filtro solar nesta região. Siga sempre as recomendações do seu médico.

    Equipe Fuja do Roxo

  9. Olá Luciana,

    Recomendamos que realize uma consulta médica, para que o médico possa avaliar pessoalmente e passar as devidas orientações.

    Equipe Fuja do Roxo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer consultar
a bula completa?