Carregando
HiruBlog
 
Varizes
Principais dúvidas sobre varizes e hematomas

Principais dúvidas sobre varizes e hematomasO uso contínuo de salto alto e depilação pode causar varizes?
Não existe nenhuma relação estabelecida entre a formação de varizes e depilação ou uso de salto alto, assim como não há influência com relação a carregar peso*.

A prática de musculação ou ginástica pode causar varizes?
A ginástica, desde que recomendada pelo médico e acompanhada por professores de educação física, não provoca varizes como também é bastante aconselhável para evitá-las. Quanto à musculação, desde que não seja exagerada, não tem contraindicação*.

A obesidade influencia na formação de varizes?
Sim. O sobrepeso aumenta a pressão sobre as veias**.

As varizes são um problema genético?
Sim. Um dos fatores que contribuem para o aparecimento das varizes é o histórico familiar. Caso exista uma incidência de varizes na família, sua chance de ter a doença é maior**.

Logo após uma pancada, podemos usar gelo para melhorar um hematoma?
Sim. Aplique gelo sobre o hematoma, para ajudar a reduzir a inflamação. Coloque gelo envolto em um pano e não diretamente sobre a pele, por cerca de 15 minutos***. Este cuidado pode ajudar a melhorar os sintomas mas é sempre aconselhável procurar orientação médica.

Quais são os principais sintomas de um hematoma?
Os principais sintomas são: dor, inchaço e descoloração da pele. O hematoma começa com uma cor rosa avermelhada que pode ser muito sensível ao toque. Com o tempo, o hematoma passa para uma cor azulada, em seguida para amarelo-esverdeado e, finalmente, retorna a cor normal da pele***.

Referências Bibliográficas:

http://www.sbacv.com.br/publico/varizes.php – Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Acessado em 25/08/2010

** http://www.varizes.org.br – Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do RJ. Acessado em 25/08/2010

*** http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/article/007213.htm – MEDLINEPLUS – Hematomas.  Acessado em 25/08/2010.

65 comentários sobre “Principais dúvidas sobre varizes e hematomas”

  1. Olá Adriana, bom dia! Recomendamos que busque o auxílio de um médico especialista, pois a avaliação presencial é a melhor forma de verificar o seu quadro, incluindo outros fatores que podem estar relacionados ao aparecimento desses novos sintomas. Além disso, ele é o profissional qualificado para indicar o melhor tratamento, caso seja necessário. Se possível, dirija-se ao Pronto Atendimento para uma avaliação inicial mais rápida. Agradecemos sua participação no Blog Fuja do Roxo!

  2. Boa noite tenho varizes grossas na canela uns 20 anos, preciso operar.Nessa tarde a veia inchou e doendo muito e ficou roxo o que pode ser.

  3. É comum o surgimento de hematomas após a realização da escleroterapia (aplicações). O período de absorção do hematoma pelo organismo normalmente são de 15 dias dependendo da extensão da lesão e de cada organismo. Pode realizar compressa fria, porém é necessário o acompanhamento com o médico.

  4. O hematoma normalmente inicia-se com vermelho intenso, passando a ficar arroxeado, esverdeado e em seu estágio final amarelado. O tempo para a melhora dos sintomas depende da extensão da lesão e de cada organismo. Recomendados que passe por avaliação médica presencial, para que ele possa realizar uma avaliação e prescrever um tratamento, se necessário.

  5. O período de absorção do hematoma depende da extensão da lesão e de cada organismo. Como o sintoma persiste a bastante tempo, recomendados que passe por avaliação médica presencial com o médico especialista (angiologista) para que ele possa realizar uma avaliação e prescrever um tratamento, se necessário.

  6. fiz uma cirurgia de varizes a trez anos estou com manchas roxas e uma mancha dura ja falei com minha doutora ela disse que e normal mais sei que nao e preciso saber o qu devo usar para resolver este problema

  7. O período de absorção do hematoma depende da extensão da lesão e de cada organismo. Caso o sintoma persista, recomendamos que passe por uma avaliação médica para que ele prescreva um tratamento, se necessário.

  8. me apareceu uma mancha avermelhada na coxa, que depois de uns 4 dias ficou roxa, e depois de 2 dias ficou avermelhada novamente e depois tornou a ficar roxa, mas agora está avermelhada. Já se passaram duas semanas nesse vai e vem de vermelhidão e roxo.
    Não coça, mas doe bem pouco ao toque, como se eu tivesse levado uma leve pancada.

  9. É importante realizar uma avaliação médica presencial, para que ele possar avaliar o caso e prescrever um tratamento, se necessário. HIRUDOID® diminui a inflamação, com o alívio da dor, redução do inchaço e da vermelhidão de áreas com varizes ou manchas roxas decorrentes de contusões (batidas, traumas) ou cirurgias ou em outras situações semelhantes.

  10. É importante realizar uma avaliação médica presencial. Informe ao médico o evento apresentado para que ele possa realizar uma avaliação e prescrever um tratamento, se necessário.

  11. Boa tarde,
    Há 8 dias bati o joelho na cama, fiquei com 2 hematomas roxos. Um deles sumiu e o outro não sumiu e nem diminuiu até o momento. Será que é normal?

  12. Boa noite,
    Hoje meu filho jogou futebol e levou uma paulistinha bem em cima de uma varizes que está na espessura de um dedo. Devemos nos preocupar.? O que pode agravar? Passei hirudoide pq ficou inchado e muito roxo..no aguardo de sua atenção, desde já agradeço.

  13. Eu levei uma queda de moto ai minha perna ficou roxa ,quando a mancha estava saindo eu levei outra pancada no mesmo luga ficou muito roxo e dòi quando eu toco . O que eu devo fazer ? To preocupada

  14. Olá Lucimara,

    É comum o surgimento de manchas vermelhas e/ou roxas após a cirurgia de varizes. O hematoma normalmente inicia-se com vermelho intenso, passando a ficar arroxeado, esverdeado e em seu estágio final amarelado. O tempo para a melhora dos sintomas depende da extensão da lesão e de cada organismo. Informe ao médico caso o sintoma persista.

    Equipe Fuja do Roxo

  15. Olá Leo,

    Como os sintomas estão persistindo, recomendamos que informe ao médico para que ele possa realizar uma nova avaliação e prescrever um tratamento, se necessário.

    Equipe Fuja do Roxo

  16. Bom dia…
    Fiz uma cirurgia de varizes, nas minhas canelas… estão com hematomas esverdeadas e com umas manchas avermelhadas… Gostaria de saber o que poderia ser.

  17. Tive uma pancada muito forte na perna enquanto jogava bola. Na hora inchou bastante e no dia seguinte apareceu um hematoma muito grande. Acabei jogando bola no dia seguinte e acabei levando uma bolada, onde senti dores (óbvio). Passou-se uma semana, fui ao médico, fiz exames e não deu nada. Solo que continua muito vermelho e parece que o sangue desceu pro pé, quando movimento ele sinto, uma dor franquinha. Mas quando ando, corro ou pulo não sinto nada. Fora o ovo que ficou na região da pancada. É normal?

  18. Olá Magda,

    Recomendamos que informe ao médico os sintomas apresentados após a pancada para que ele possa realizar uma avaliação mais precisa e indicar o tratamento mais adequado, se necessário.

    Equipe Fuja do Roxo

  19. sofri uma pancada na parte interna da perna( no tornozelo) ,onde tive uma elevação da veia e dores que mal podia pisar,no dia seguinte a dor amenizou,porém, ficou uma coloração azulada e rígida na minha pele além de dolorida ao toque. será que é grave ? poderia ser uma trombose? me ajudem por favor.

  20. Olá Janaina,

    O tempo para o organismo absorver o hematoma (roxo) depende da extensão da lesão e de cada organismo. É importante informar ao médico para que ele possa realizar uma avaliação presencial.

    Equipe Fuja do Roxo

  21. Tomei uma vacina em dezembro… e ficou bem roxo logo no dia… mas acontece q a mancha roxa nao saiu ate agora…. e na minha perna tbm… bati em janeiro so que o roxo nao sai.. sera q devo me preocupar e procurar um médico?

  22. Olá Gi,

    Recomendamos que realize uma nova consulta com o médico ortopedista para que seja realizada uma avaliação mais precisa.

    Equipe Fuja do Roxo

  23. Boa tarde, sofri uma pancada na parte interna da perna, logo acima do tornozelo, já fazem 09 meses…a príncipio o local ficou inchado, vermelho e escureceu. Passados 15 dias ainda continuava muito dolorido ao toque e percebi que o local estava bem duro. Procurei um ortopedista, fiz US e não acusou nada sério e ele me disse que seria normal a região ficar dura por até uns 06 meses ainda. Hoje 09 meses após melhorou muito, mas sinto que a região não voltou a ser como antes, não doí ao toque, mas percebo uma indiscreta rigidez e fiquei com uma mancha mais escura que minha pele, meio amarelada e é isso que está mais me preocupando no momento. Poderiam me orientar?

  24. Olá Ludi,

    É normal que ocorra Hematomas no local da aplicação. Recomendamos que informe ao médico especialista (angiologista) o sintoma que persiste para que ele possa avaliar e prescrever um tratamento, se necessário.

    Equipe Fuja do Roxo.

  25. Boa tarde, queria saber se tem uma explicação pra isso…
    Todas as vezes que tomo injeção o local fica bastante roxo, tenho uma marca roxa há 9 meses e não sai de jeito nenhum no local onde tomei uma injeção (glúteo)

  26. Olá Alessandra,

    Recomendamos que informe ao médico especialista (angiologista) os eventos apresentados após a cirurgia para que ele realize uma avaliação e solicite o tratamento mais adequado, se necessário.

    Equipe Fuja do Roxo.

  27. Olá tenho 35 anos e recentemente fiz cirurgia para retirada de 2 safenas, uma em cada perna. Tres meses se passaram e minhas pernas ficaram roxas por onde foi feito a incisão. Nao consigo faze-las voltarem ao normal, não é só porque houve a cirurgia, mas é que todo roxo que aparece nas minhas pernas não desaparecem…
    Eu so vivo de calça o tempo todo para esconder os hematomas….

  28. Olá Thais,

    O médico especialista é o angiologista. Ele irá realizar uma avaliação e prescrever um tratamento adequado, se necessário.

    Equipe Fuja do Roxo.

  29. Tenho 18 anos não tenho filhos nao uso salto e estao aparecendo varises em minha perna tenho genetica pois minha avó teve e minha mae sofre tem a perna inteira daquelas grossas que estoram p fora oque fazer p ivitar que eu seja mais uma na familia com este problema que medico devo ir ?existe remedio para tirar estas pequenas em minha perna sao apenas duas mais com todo o historico na minha famila eatou com medo de surgirem mais e como uso muito vestidos e shorts sinto incomodada…oque devo fazer?

  30. Olá,

    Durante a caminhada a funcionalidade do tornozelo é exigida a todo o tempo. Devido ao inchaço no local, recomendamos que informe ao médico este evento para que ele possa realizar uma avaliação presencial e solicitar um tratamento, se necessário.

    Equipe Fuja do Roxo.

  31. A compressa de gelo auxilia a eliminar mais rapidamente os hematomas, porém é eficaz quando aplicada logo após o trauma. Informe ao seu médico o surgimento de hematomas após a escleroterapia (aplicações) para que ele possa avaliar.

    Equipe Fuja do Roxo

  32. Olá Silvia,

    É correto aplicar gelo no local logo após um trauma, como por exemplo, pancadas e torções. É importante informar ao médico para que ele possa avaliar o local do trauma.

    Equipe Fuja do Roxo.

  33. fiquei preocupada porque bati forte na aperna bem em cima de umas varicoses que eu tenho ,são varicoses que se juntam e formam uma mancha roxa,quando bati ficaram enormes e muito roxas,coloquei gelo no local imediatamente.fiz certo? como devo agir agora? agradecida

  34. Olá, Marinalva.

    Recomendamos que informe ao médico o evento apresentado, ele é o profissional mais indicado para realizar uma avaliação. HIRUDOID® é indicado para manchas roxas (hematomas) que aparecem após traumas, contusões ou após cirurgias.

    Equipe Fuja do Roxo.

  35. Olá, Sara.

    O hematoma aparece pela saída de sangue dos vasos (veias) para o tecido mole abaixo da pele, geralmente causado por traumas ou contusões. O hematoma inicia-se com vermelho intenso, passando a ficar arroxeado, esverdeado e em seu estágio final amarelado e finalmente ocorre a total reabsorção do sangue. É importante procurar o médico para avaliar o trauma.

    Equipe Fuja do Roxo.

  36. Olá, Cristiane.

    O médico especialista (angiologista) é o profissional habilitado para realizar uma avaliação e indicar o tratamento mais adequado.

    Equipe Fuja do Roxo.

  37. Oi estou com um Roxo no olho faz três dias e ele esta cada vez mais escuto é sinal que esta sarando?a algum tratamento para ele sarar mais rápido?quanto tempo vai demora para Sair?

  38. A três meses atrás fiz operação das varizes e vasos. Apareceram roxos orriveis em volta de todos os cortes, na região da coxa. Usei algumas pomadas entre elas trombofob, mas ainda vejo um pequeno espaço roxo em minha perna, e isso me encomda muito.
    O que posso fazer para melhorar esta aparencia ?

  39. Olá, Karina.

    HIRUDOID® é indicado para manchas roxas (hematomas) que aparecem após traumas, contusões ou após cirurgias. Antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso é importante que informe ao seu médico.

    Equipe Fuja do Roxo.

  40. BOM DIA…ESTOU COM VARIOS HEMATOMAS DE PANCADA PELO CORPO DEVIDO A UM ACIDENTE…JA FAZEM 8 MESES E NÃO SOMEM…PRINCIPALMENTE NAS PERNAS…A POMADA PODE ME AJUDAR A CLAREA-LOS?? ESTÃO MTO ESCUROS ANDA…AGUARDO RETORNO

  41. Olá, Danielle.

    É importante informar ao médico o evento apresentado, para que ele possa avaliar e passar as devidas orientações.

    Equipe Fuja do Roxo.

  42. De um dia pra outro apareceu um rocho enorme na cocha e umas hrs depois na perna toda . como se tivesse arrebentado alguns vazos sanguineos ou varize, isso e normal? Tenho q ir ao medico?

  43. Olá, Regina.

    Recomendamos que entre em contato com o médico, para que possa avaliar e passar as devidas orientações.

    Equipe Fuja do Roxo.

  44. Olá, Lety.

    Como os sintomas apresentados estão persistindo, é aconselhável informar ao médico especialista (angiologista), para que ele possa avaliar e passar as devidas orientações.

    Equipe Fuja do Roxo.

  45. Faz 3 meses que fiz sirurgia de varízes e ainda tenho muitas marcas roxas isso é normal?

  46. Olá, Paty.

    Recomendamos que informe ao médico (pediatra) para melhor avaliação e devidas orientações.

    Equipe Fuja do Roxo.

  47. Olá, Iara.

    Alguns fatores podem contribuir para o surgimento da mancha roxa causada pela aplicação de medicamentos injetáveis. Persistindo os sintomas, recomendamos que informe ao seu médico.

    Equipe Fuja do Roxo.

  48. meu filho tem 2 anos e 11 meses apareci as vezes um roxo bem pequeno ou no braço ou na perna , to preucupada mim ajudem1 ele é extremamente saudavel e brincalhão , sera alergia causa roxo / ele e branquinho 11

  49. tomei uma injeção no gluteo e está muito roxa será que foi aplicada no quadrante errado foi diclofenaco de sódio ….

  50. Olá Júlia,

    O tempo para a mancha roxa (hematoma) desaparecer, depende de cada caso em particular. Recomendamos que informe ao médico o evento apresentado para que ele possa avaliar e passar as devidas orientações.

    Equipe Fuja do Roxo.

  51. Olá,
    Há quase 2 meses tomei uma injeção no glúteo,na qual me deixou com um ”roxo”,não está tão forte,mas ainda aparece. Como faço pra acabar com ele de vez?

  52. Olá Wanderley,

    Como não houve melhora dos sintomas, orientamos que você entre em contato com o médico ortopedista para verificar se não ocorreu alguma lesão mais séria no local relacionada à pancada. Devido às veias dilatadas, mesmo que ainda não causem maior incômodo, sugerimos que marque uma consulta com o médico angiologista/cirurgião vascular para iniciar um tratamento, diminuindo os riscos de complicações vasculares.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  53. Eu levei um pacada na perna sustamente em cima de veias dilatadas e ficou enxado o que eu faço para reduzir o enchaço no local uma vez que ja coloquei gelo no dia da pancada, ja faz quase um mês e ainda está enchado. aquaardo resposta obrigado.

  54. Olá Renata,

    Alguns fatores influenciam para facilitar o aparecimento dos hematomas na pele como, por exemplo, a pigmentação do tecido, portanto, cada caso deve ser analisado individualmente pelo médico angiologista. Orientamos que entre em contato com algum médico dessa especialidade para verificar se esse aparecimento é normal ou se é sintoma de alguma patologia. Apenas ele pode realizar o diagnóstico correto.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  55. Qualquer pancada até mesmo muito leve faz com que minha pele fique roxa, e este roxo demora abessa para sarar (às vezes 2 semanas, para um roxo que nem foi uma pancada forte). Só o fato de eu brincar com um cachorro deixa minha perna toda roxa, andei de kart e a parte interna dos meus joelhos ficou muito roxa. Meu marido brinca que devo ser a pessoa mais desastrada do mundo, mas não sou assim tão desastrada, faço as coisas que todas as pessoas fazem e que não vejo ficarem com manchas roxas assim.
    Isto é normal? Obrigada!

  56. Olá Mariana,

    A mancha vermelha a que se refere não é proveniente de batidas e/ou demais traumas e varizes, por isso o uso de Hirudoid não estaria indicado. Portanto, solicitamos que procure orientação médica para verificar o melhor medicamento para a sua queimadura.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  57. passei o gelo no meu pescoço e eu acho que acabou queimando e agora to com uma mancha vermelha pra roxa. A pomada hirudoid vai sumir essa mancha?

  58. Olá Elias,
    Os fatores predisponentes para as varizes incluem a hereditariedade e o sexo, portanto, mulheres têm mais tendência a desenvolver varizes. Além disso, existem alguns fatores desencadeantes, como o ortostatismo que influi no fluxo do sangue nas veias. Pessoas que ficam paradas muito tempo em pé, acabam sobrecarregando o retorno do fluxo venoso. Quando andam ocorre uma melhora pois a contração da musculatura da perna ajuda a empurrar o sangue de baixo para cima.

    Equipe Fuja do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  59. Sou bibliotecário e trabalho muito tempo sentado. Ouvi pessoas dizerem que isso pode contribuir para o surgimento das terríveis varizes, mas não li nada sobre isso na internet. Vocês podem me ajudar nisso? Obg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.