Carregando
HiruBlog
 
Varizes
Cuidados especiais e prevenção

Varizes: cuidados especiais e prevençãoSempre ouvimos que o melhor tratamento é a prevenção e seguindo por este caminho separamos algumas dicas para ajudar no combate as varizes:

Dicas úteis para evitar varizes*:

  • Evitar ganhos exacerbados de peso;
  • Dieta rica em fibras para evitar a constipação;
  • Procurar não permanecer muito tempo parado em pé ou sentado;
  • Não usar cintas abdominais apertadas;
  • Não fumar;
  • Usar sistematicamente meias elásticas, principalmente durante a gravidez;
  • Evitar hormônios anticoncepcionais;
  • Consulte regularmente seu angiologista/cirurgião vascular!

Referências Bibliográficas

http://www.sbacv.com.br/publico/varizes.php – Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Varizes. – Acessado em 18/10/2010

86 comentários sobre “Cuidados especiais e prevenção”

  1. É necessário uma avaliação médica presencial. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever o tratamento de acordo com o atual quadro clínico. É recomendado evitar atividades de alto impacto, como por exemplo, halterofilismo. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado.

  2. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

  3. Acabei de fazer aplicação em vasos nas penas eram muitos posso fazer academia? ???

  4. É necessária uma avaliação médica presencial. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para avaliar a possibilidade e necessidade da cirurgia.

  5. É necessária uma avaliação presencial. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento, se necessário.

  6. Tenho muitas varizes gostaria muito de fazer um tratamento mais não tenho condições financeiras. Em que vocês podem me ajudar?

  7. É necessária uma avaliação presencial. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento, se necessário.

  8. É importante realizar uma avaliação médica presencial. Informe ao médico especialista (angiologista) os eventos apresentados para que ele possa realizar uma avaliação e prescrever o tratamento mais adequado.

  9. Tenho 42 anos e desde os 18 anos tenho varizes o meu sonho
    é fazer um tratamento ou cirurgia se for preciso. sinto muita
    dor e desconforto nas minhas pernas. me ajudem por favor

  10. É necessária uma avaliação presencial. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento medicamentoso, se necessário.

  11. “Evitar ganhos exacerbados de peso; Dieta rica em fibras para evitar a constipação; Procurar não permanecer muito tempo parado em pé ou sentado; Não usar cintas abdominais apertadas; Não fumar; Usar sistematicamente meias elásticas, principalmente durante a gravidez; Evitar hormônios anticoncepcionais. Estas dicas auxiliam a prevenção das varizes. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento medicamentoso, se necessário. “

  12. A Escleroterapia (aplicações) consiste em aplicar substâncias irritantes dentro dos vasos fazendo com que eles se fechem e sejam absorvidos pelo organismo. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento medicamentoso, se necessário.

  13. TENHO 20 ANOS E A ALGUNS MESES TENHO TIDO MUITAS DORES E INCHAÇOS NAS PERNAS ALEM DE ESTAR CHEIA DE VAZINHOS E VARIZES, O QUE DEVO FAZER; E SE ISSO PODE TRAZER UMA COMPLICAÇAO FUTURA?

  14. Olá, tenho 21 anos e já faz um tempo que tenho vasinhos, mas de um 1 mês pra cá consigo ver minhas veias nas duas pernas tm parte que a veia está muito alta, dói tanto que não consigo ficar em pé por muito tempo. Já marquei vascular, minha preocupação maior é das veias estourarem pra fora. O que fazer para eviTar. Tenho muito medo. Porque não vou poder usar mais short se isso acontecer.

  15. Bom dia tho uma veia bem grossa na parte de trás da perna desde nova gostaria de saber se tem tratamento e se aquelas aplicações para vasinhos funcionam. Att.

  16. Normalmente após este procedimento, podem surgir alguns hematomas. O médico é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento medicamentoso, se necessário.

  17. É importante realizar uma avaliação médica presencial. Informe ao médico o evento apresentado para que ele possa realizar uma avaliação e prescrever um tratamento, se necessário.

  18. Faço aplicação nas minhas varizes só que minha peena ficou manchada. Gostaria de saber oque usar pra sai a mancha marrom . Obrigada

  19. Recomendamos que informe ao médico especialista (angiologista) os eventos apresentados para que ele possa realizar uma avaliação presencial e prescrever um tratamento, se necessário.

  20. Tenho varizes e veias tantas que doi demais principalmente na perna direita e nos pés oque devo fazer?

  21. Eu tenho 27 anos desd nova sempre tive em uma parte da perna. Uma veia mais alta em uma perna so mais nunca chego a doe agora d um tempo pra k anda doendo muito e o pior q é nas duas pernas o que eu faço? Pra aliviar essas dores?

  22. Olá Solange,

    Recomendamos que informe ao médico os sintomas apresentados para que ele possa realizar uma avaliação e indicar um tratamento, se necessário.

    Equipe Fuja do Roxo

  23. Olá Zineide,

    Recomendamos que informe ao médico os sintomas apresentados para que ele possa realizar uma análise mais precisa e solicitar algum exame e/ou tratamento, se necessário.

    Equipe Fuja do Roxo

  24. Meu nome é Solange tenho 50 anos. Ja fiz duas cirurgias de varizes (vados dilatadod).
    Mas tenho refluxo na safena da perna esquerda; serâ por isso q minhas pernad são cheias de vasinhos. Faço aplucação para secar. Mas parece que nasce cada vez mais.
    Atentamente

  25. Olá Kelli,

    É recomendado evitar atividades de alto impacto, como por exemplo, halterofilismo. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

    Equipe Fuja do Roxo

  26. Meu nome é kelli,tenho 32 anos,fiz a cirurgia de varizes nas duas pernas e retirei a safena da perna direita,quando poderei voltar à fazer musculação?posso fazer usando as meias elásticas?

  27. Olá Ingrid,

    Recomendamos que informe ao médico especialista (angiologista) para que ele possa realizar uma avaliação presencial, tendo assim um diagnóstico mais preciso e solicitar o tratamento mais adequado, se necessário.

    Equipe Fuja do Roxo.

  28. Olá, meu nome é Ingrid e tenho 11 anos, e tenho varizes nos seios!!! no começo eu nem vi e nem fiquei preocupada, passo um tempo e a minha tia viu e falo que isso era perigoso e tinha que passar BABOSA falei pra minha mãe e ela disse que era mentira BABOSA não sarava, mais tenho medo de que minha mãe esteja errada e ficar assim para sempre!!! Me ajudem!! sera que BABOSA resolve ou é só mito??

  29. Olá, Patrícia.

    É importante realizar uma consulta médica com o clínico geral, pois ele poderá realizar uma avaliação e direcionará a um especialista, se necessário.

    Equipe Fuja do Roxo.

  30. Eu tenho manias de estourar alguns cravinhos ou eventuais espinhas nos meus seios. Com o passar do tempo foi aparecendo muitas varizes nos meus seios, e agora meu seio fica avermelhado com variz. Não sei o que fazer

  31. Olá, Ingrid.

    Recomendamos que procure o médico especialista (angiologista/vascular), pois ele é o profissional habilitado para realizar uma avaliação e indicar o tratamento mais adequado.

    Equipe Fuja do Roxo.

  32. Olá!Me chamo Ingrid,tenho 14 anos.De uns tempos pra cá,estou começando a ter vergonha de minhas pernas,porcausa das varizes…São finas,más já estão me contrangindo.Não quero que minhas pernas fiquem feias!://
    Eu gostaria de saber se massagear o local pode diminuir?Por favor me ajude.
    Atenciosamente.

  33. Olá Jerliane,

    Não existe comprovação que o uso de salto alto possa causar varizes. O uso de salto alto pode provocar dor nas pernas, por questão de postura, pois tira o eixo da coluna em relação aos membros inferiores. Recomendamos que informe ao médico especialista (angiologista) o evento apresentado, para que ele possa avaliar o caso.

    Equipe Fuja do Roxo.

  34. oie meu nome e jerline Tenho pernas lindas bem grosas,mas de um tempo pra ca veio aparecendo muitas varizes nelas!!e eu so tenho 14 aninhos e uso muito salto!!!!!!!!!POR FAVOR ME AJUDEM!!!!!!!

  35. Olá, Vanessa.

    História familiar, presença de alguns hormônios, como a progesterona, obesidade, tabagismo, sedentarismo, ficar em pé parado e/ou sentado por longos períodos e o uso de pílulas anticoncepcionais são alguns fatores que podem causar o aparecimento de varizes. Recomendamos realizar uma consulta com o médico especialista (angiologista) para uma avaliação mais precisa.

    Equipe Fuja do Roxo.

  36. Eu era seca feito um palito ai então decidi engordar e tomei remedios e tudo. No final das contas engordei de 7 á 10k mais ou menos e pretendo engordar mais 5k. Só que apareceu varizes super vermelhas (mesmo eu ainda sendo magra de mais) nos meus seios e eu tenho só 13 anos e então isso me encomoda muito quando vou na praia e tudo mais. Sou simplesmente uma criança com varizes. E se engordar mais é possivel aparecer nas pernas? SOCORRO.. Ps: tenho 45k e e 1,55 de altura

  37. Olá, Lara.

    É importante informar ao médico especialista (angiologista) o aparecimento das varizes, para que ele possa avaliar e passar as devidas orientações.

    Equipe Fuja Do Roxo.

  38. boa noite, a cerca de 3 meses comecei a ganhar varizes nas pernas e esta semana apareceram me uma veias azuis nas mamas, sei q nao estou gravida,a pergunta e existe varizes nas mamas?

  39. Olá Viviane,

    Não temos informações sobre o uso de meia elástica durante o exercício físico.

    Equipe Fuja do Roxo.

  40. Olá Jailda,

    O melhor tratamento é a prevenção. Algumas dicas: Evitar ganhos exacerbados de peso; Dieta rica em fibras para evitar a constipação; Procurar não permanecer muito tempo parado em pé ou sentado; Não usar cintas abdominais apertadas; Não fumar; Usar sistematicamente meias elásticas, principalmente durante a gravidez; Evitar hormônios anticoncepcionais; Além disso, consulte regularmente seu angiologista/cirurgião vascular porque ele é o profissional adequado para indicar o melhor tratamento para o seu caso.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  41. eu tenho 15 anos e minhas pernas sao meias vinas e meias crosas eu tenho namorado e estou preucupda e se aparecer varizes em mim ele nao vai gostar mas de mim eu adorei as dicas para previnir varizes muito obrigado pelas dicas beijosssssssssssssssss

  42. quero sabe como evita que sai mais varizes estao saido agora como fasso pra elas parra e como fasso pra as dores passa alquem me ajude

  43. Meu nome é Marcia tenho 38 anos e desde 23 anos não uso saia,nem shorts.pois tenho muita vergonha de mostrar minhas pernas.sinto muitas dores,e gostaria q me indicasse um bom angiologista de preferencia de graça.pois não tenho condição de pagar.

  44. Olá Rosemar,

    Como não somos uma clínica médica, não temos conhecimento de profissional para indicar. Uma sugestão é perguntar para algum médico que você confie se ele conhece algum cirurgião que atenda essas condições.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  45. Olá Simone,

    Exercícios como a musculação ou aeróbica de alto impacto provocam maior tensão nos vasos e, como conseqüência, a sua dilatação, podendo causar varizes. O ideal seria mesclar o treino de musculação com exercícios aeróbicos (caminhada, bicicleta). Além disso, é importante procurar um médico para confirmar a causa das suas varizes e também porque ele é o profissional adequado para indicar o melhor tratamento.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  46. Tenho 19 anos e ja tenho alguns vazinhos qe me encomodam demaiis! Só consigo resolver se fizer aqela aplicação ou tem outro meioo? =/

  47. Boa Tade!
    Por gentileza gostaria se possivel, uma indicação de um lugar de confiança e que tambem não cobre muito caro para que eu possa fazer cirurgia vascular pois as minhas pernas estão parecendo o mapa do Brasil.
    Me ajudem por favor.

    Grato

  48. tenho 30 anos começou me aparecer varizes faço atividade fisica como musculaçâo pode ser disso que começou me aparecer varizes o que devo fazer me ajuda obrigada

  49. Olá Rosangela,

    O melhor tratamento é a prevenção. Algumas dicas: Evitar ganhos exacerbados de peso; Dieta rica em fibras para evitar a constipação; Procurar não permanecer muito tempo parado em pé ou sentado; Não usar cintas abdominais apertadas; Não fumar; Usar sistematicamente meias elásticas, principalmente durante a gravidez; Evitar hormônios anticoncepcionais; Consulte regularmente seu angiologista/cirurgião vascular, ele poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  50. Olá Alexsandra,

    Não tenha vergonha e procure um cirurgião vascular para aconselhar-se sobre algumas medidas de prevenção e tratar suas varizes. Quanto mais cedo você tratar, melhor será sua evolução.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  51. Olá Alexsandra,

    Não tenha vergonha e procure um cirurgião vascular para aconselhar-se sobre algumas medidas de prevenção e tratar suas varizes. Quanto mais cedo você tratar, melhor será sua evolução.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  52. Olá Luciana,

    O melhor tratamento é a prevenção. Algumas dicas: Evitar ganhos exacerbados de peso; Dieta rica em fibras para evitar a constipação; Procurar não permanecer muito tempo parado em pé ou sentado; Não usar cintas abdominais apertadas; Não fumar; Usar sistematicamente meias elásticas, principalmente durante a gravidez; Evitar hormônios anticoncepcionais; Consulte regularmente seu angiologista/cirurgião vascular, ele poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  53. olá sou rosangela, eu tenho 20 anos e tenho varizes nas coixas,e isso me encomoda muito, nao me visto por que me acho muita feia com essas varizes por favor me a jude como eleminar essas varizes e qual 0 tratamneto para varizes, espero a resposta obrida beijossss*

  54. meu nome e alexsandra tenho 18 anos . tenho varize nas perna tenho vontade de usar short pequeno mais tenho vergonhadas pesoas que olha as minha pernas o que devo fazer leia esse comentario pq o outro esta errando

  55. meu nome e alexsandra e tenho18 eu tenho varize as quero usar roupa pequena tenho vergonha as minha colegas fica tudo cometando eu fico com vergonha as minha varize e muito feio o que que eu devo fazer pra me sentir melhor

  56. Oiiiiiiiiiiiiiiii estou c/ muita varizes e ja tenho ate vergomha de vestir meus shortes por isso me ajude.

  57. Olá Leila,

    Não há uma dieta específica, porém controlar o peso corporal é importante. Se a pessoa está obesa ou acima do peso, emagrecer reduzirá a pressão nas veias e ajuda a prevenir o aparecimentos de novos vasos.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  58. Olá Mayara,

    Tenha cuidado com exercícios como a musculação ou a aeróbica de alto impacto, porque provocam uma maior tensão nos vasos e, por conseqüência, a sua dilatação. Além disso, evite usar salto alto diariamente, pois eles atrapalham a circulação do sangue. De qualquer forma, consulte um cirurgião vascular para verificar se você tem algum outro fator que esteja agravando o seu quadro, dessa forma ele poderá te orientar melhor e indicar um tratamento se necessário.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  59. Tenho 23 anos já tinha algumas varizes pois uso salto alto,mais agora estou fazendo musculação e esta aparecendo novas varizes.
    o que fasso?

  60. Ola meu nome é Leila, sou de são paulo, gostaria de saber qual é a alimentação mais adequada para quem tem tendencia a ter vasinhos e varizes.
    bjss

  61. Mim chamo Elainy tenho 21 anos tenho vazos a cinco anos deixo de mim vestir bem as vezes por causa desse problema que mim encomoda muito tenho umas pernas linda tirando as varises ne pesso ajuda por favor

  62. tenho pernas lindas mas esta começando nascer aqueles vasinhos pequeno malda da para ver tem solucao para tirar me ajudar quem devo procurar quero evitar npara nao piorar quero ter minhas pernas sempre lindas e limpa

  63. Olá Nayara,
    Vários locais do organismo podem apresentar varizes mas, indiscutivelmente, é nos membros inferiores sua maior incidência. Seria interessante se consultar com um medico especialista para entender qual seria o melhor tratamento para o seu caso.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  64. oi.. tenho 19 anos.. e de uns tempos pra ca.. nasceu varizes em meus seios.. são pauquinhos mais fiquei muito triste pq sou tão novaaa :S e queria saber se tem como sumir isso de mim 🙁

  65. Olá Valéria, obrigada por postar sua dúvida no portal.
    Solicitamos que procure auxílio médico para saber se o ganho de peso é um fator preponderante para o desenvolvimento de varizes ou se há outra causa, além disso, ele poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso.

    Equipe Fuja Do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  66. eu fiz cirurgia de varizes, fazem i mes. no meu caso, valeu a pena pois aquelas varizes, grosas nao tenho mais.

  67. Até uns 5 meses atrás nao tinha nenhuma variz porém ganhei muito peso, em pouco tempo e comecei a ter cada dia mais varizes!
    gsotaria de saber se uma dieta vai diminuir as varizes ou só estacionar!
    obrigado

  68. Olá Maria,
    Obrigado por postar sua dúvida no blog Fuja do Roxo.
    Pedimos à gentileza que procure auxílio de um médico de sua confiança, ele indicará o melhor tratamento para o seu caso.
    Atenciosamente,
    Equipe Fuja do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog/

  69. Olá Gleice,
    Obrigado por postar sua dúvida no blog Fuja do Roxo.
    Solicitamos que procure auxílio com um médico de sua confiança, ele indicará o melhor tratamento para o seu caso.
    Atenciosamente,
    Equipe Fuja do Roxo
    https://hirudoid.com.br/homolog

  70. preciso de ajuda em saber como diminui as varizes que tenho estou muito preocupada.Esttou com dores nas perna,e sinto dificuldades.

  71. tenho muitas varizews são vasinhos ainda, mas doe muito ! estão bem escuras ja estou ate com vergponha de usar roupas curtas , o que eu faço,porfavor…

  72. Meu nome é Evelyn,tenho 19 anos!!!!
    Tenho pernas lindas bem grosas,mas de um tempo pra ca veio aparecendo muitas varizes nelas!!!!!Isso me incomoda muito deixa minha alto estima lá em baixo!!!!Tenho vontade de usar uns shorts mas não da pois me sinto horrivel!!!!!!Se eu fizer uma sirugia resolve o meu problema?Que medico devo procurar!!!
    POR FAVOR ME AJUDEM!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.