Carregando
HiruBlog
 
Varizes
Como sentar corretamente

Foto: Sentar com as pernas cruzadas pode aumentar o risco de aparecimento de varizes?Qual mulher que já não se deparou com esta pergunta. Afinal, pernas bonitas e saudáveis é o desejo de todas elas. E a presença de varizes, além de não ter um visual esteticamente positivo, indica complicações na circulação e no retorno sanguíneo no interior das veias*.

Para o angiologista e cirurgião vascular e endovascular, o Dr. Ivanésio Merlo**, sabe-se que o surgimento de varizes nos membros inferiores obedece a um caráter genético e muitas vezes familiar. Algumas maneiras posturais, como ficar de pé por longos períodos, para as pessoas com tendências varicosas, pode ser importante fator desencadeante do processo. Mas não há evidências na correlação entre cruzar as pernas e o surgimento das varizes nas pernas”.

Portanto, movimente-se! Pratique caminhadas, natação ou outras atividades físicas. Elas fazem bem não somente para sua mente, como para seu organismo e para a sua saúde vascular***.

Referências bibliográficas:

* Varizes/SBACV-RJ. Como se formam as varizes. Disponível em: http://www.varizes.org.br/  – Acessado em 10/06/2011

** Varizes online. Pernas cruzadas. Disponível em: http://www.varizesonline.com/index.php?topic=duvida1&idioma=portugues&cd_selecionado=10 – Acessado em 10/06/2011

*** Meia Elástica. Varizes: verdades e mentiras. Disponível em: http://www.meiaelastica.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=22:varizes-verdades-e-mentiras&catid=9:orientacoes&Itemid=18 – Acessado em 10/06/2011

O conteúdo deste site é apenas informativo e não substitui, de forma alguma, a orientação médica.

8 comentários sobre “Como sentar corretamente”

  1. É necessária uma avaliação presencial. O médico (angiologista) é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento, se necessário.

  2. Tenho 84 anos de idade. Minha mãe tinha muitas varizes. Até os 60 anos não sofria com varizes apesar dr ter duas ou 3 ,mas não eram calibrosas e roxas como hoje.
    Sofro muito,sinto formigamentos, caimbra e pernas tão inquietas que não consigo dormir, nunca fiz cirurgia nem tratamento algum.Elas sao calibrosas e tomam a perna toda.Na perna direita tenho mais que a esquerda.Gostaria de ouvir a sua opinião doutor e o que devo fazer para melhorar.

  3. É importante realizar uma avaliação médica presencial para um diagnóstico preciso. Informe ao médico os eventos apresentados para que ele possa realizar uma avaliação e prescrever um tratamento, se necessário.

  4. Dra. Paula,a 2 meses meus le1bios ficaram muito verehlmos, com ardeancia e ressecados,pesquisei na internet e vi que poderia ser herpes labial,imediatamente comprei a pomada aciclovir(indicada para o uso) e usei ela em cima dos le1bios(me auto mediquei, fiz errado) mas mesmo assim ne3o resolveu o problema e tambe9m estas supostas bolhas ne3o apareceram em mim,notei que apareceram 3 pontinhos brancos no canto superior dos le1bios que parecem ser sapinho, mas je1 fazem 2 meses e eles ne3o saem, de vez em quando tbm aparecem uns pontos verehlmos tipo de sangue nos le1bios e todos os dias se3o os mesmos sintomas (le1bios verehlmos com uma fisonomia diferente do comum e bastante ressecados, fica bem visivel se eu der um sorriso elastico, (eu ne3o fumo e ne3o bebo) por isso acho que ne3o e9 cancer, Dra. me ajude por favor me dando uma possivel luz do que pode ser.

  5. Olá, Maria.

    É importante informar ao médico que realizou a cirurgia os eventos apresentados, ou a um especialista (angiologista), para que possa avaliar pessoalmente e passar as devidas orientações, realizando assim o tratamento mais adequado.

    Equipe Fuja do Roxo.

  6. oi eu ja fiz cirurgia a 4 anos tirei a safena e tambem outras veias ,mas estou sentido os mesmos sintomas e estao aparecendo muitas manchas roxa e dormencia e um pesso insuportavel.
    gostaria de saber se estou correndo riscos ou uma vez feita cirurgia nao preciso mas me preocupar. pergunto isso porque onde moro não tem vascular e nem como fazer exame .agradeço se a mim for enviada orientaçao

  7. Olá Andrea.

    Recomendamos que procure um médico especialista (angiologista), para que ele possa avaliar seu quadro e passar as devidas orientações.

    Equipe Fuja Do Roxo.

  8. Oi, li um post de vocês sobre depilação, então queria saber se quem tem varizes pode fazer depilação com cera quente normalmente?
    Se pudessem me responder por email ou comunicar de alguma forma que minha pergunta foi respondida eu agradeço 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.