Carregando
HiruBlog
 
Varizes
Anticoncepcional e Varizes

Anticoncepcional e VarizesUma das principais causas do aparecimento de varizes, principalmente nas mulheres, é o fator hormonal. O uso de anticoncepcional altera a quantidade de hormônio feminino (estrogênio), agravando ainda mais o quadro de varizes*.
As pílulas anticoncepcionais, em sua maioria, são constituídas por dois hormônios femininos sintéticos: o etinilestradiol (estrógeno) e o progestágenos (progesterona). A quantidade de etinilestradiol presente nas pílulas vem diminuindo significativamente nos últimos anos, a fim de causar menos efeitos colaterais. Os primeiros anticoncepcionais contavam com cerca de 100mcg do princípio ativo. Atualmente, esse número caiu para 20mcg ou menos*.
Isso não quer dizer que o anticoncepcional causa varizes em todas as consumidoras ou que elas não devam fazer uso do mesmo. O que acontece é que, em mulheres predispostas, a pílula pode contribuir para o aumento de varizes ou varicoses**. Nesses casos, portanto, deve-se procurar um anticoncepcional com dosagem hormonal mais baixa. Outra opção é fazer uso de métodos contraceptivos diferentes, sempre com a orientação de um médico***.
O uso de tabaco, a ingestão excessiva de sais, gorduras e bebidas alcoólicas e a falta de exercícios físicos também aumentam a chance do aparecimento de varizes. Por isso, se a mulher faz uso de pílulas contraceptivas, é importante que mantenha hábitos ainda mais saudáveis*.

Referências Bibliográficas:

* http://www.phresponde.com/2011/09/anticoncepcionais-e-varizes-tem-relacao.html – Acessado em 21/02/2014

** http://www.fetalmed.net/item/como-escolher-o-melhor-metodo-anticoncepcional.html  – Acessado em 21/02/2014

*** http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL843266-16022,00-UM+EM+CADA+CINCO+ADULTOS+TEM+VARIZES.html  – Acessado em 21/02/2014

2 comentários sobre “Anticoncepcional e Varizes”

  1. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física, ainda que orientada por um profissional habilitado. Nessa avaliação, o médico poderá indicar o tipo ideal de atividade física de acordo com o atual quadro clínico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer consultar
a bula completa?