Lipoaspiração é uma cirurgia plástica que consiste em aspirar gordura localizada através de uma cânula de calibre fino1.
A cirurgia possibilita a melhora no contorno corporal, desde que essas alterações sejam devidas à gordura localizada. A gordura aspirada pode ser enxertada (lipoenxertia), corrigindo imperfeições relacionadas à falta de tecido adiposo, como depressões. A lipoaspiração trata a gordura localizada em qualquer região do corpo: abdome, culote, dorso (pneuzinhos), coxas, papada, entre outras1.
É comum a confusão entre os termos: LIPOASPIRAÇÃO e LIPOESCULTURA. Geralmente, são conceituais e pode-se dizer que se trata de mesma conduta. A Lipoaspiração é o recurso utilizado para a confecção da Lipoescultura, independentemente se realizada somente a retirada da gordura ou a sua reintrodução em outras áreas1.
Para aqueles que estão acima do peso, é necessário o emagrecimento. A expectativa de resultado é muito melhor1.
Após a cirurgia, além da proteção em relação ao sol, recomenda-se atividade física precoce, uso de malhas compressivas e drenagens linfáticas (massagens) que aceleram o desaparecimento do inchaço e das equimoses, manchas roxas causadas pela quebra de vasos sanguíneos logo abaixo da pele durante o processo de aspiração2.
Durante todo o processo de recuperação pós-operatório, deve-se seguir corretamente a orientação e prescrição médica do cirurgião plástico, comparecendo sempre aos retornos agendados.
Contribuição: Dra Andreia Bufoni Farah, CRM SP 89706, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
É necessária uma avaliação médica presencial para que o médico possa avaliar o atual estado clínico para realizaão da cirurgia.
Tenho muita vontade de fazer uma lipoescultura. Tenho 55 anos mas também tenho varizes. Seria perigoso na minha idade?