Carregando
HiruBlog
 
Pós-Operatório
Lipoaspiração e Lipoescultura

Lipoaspiração é uma cirurgia plástica que consiste em aspirar gordura localizada através de uma cânula de calibre fino1.

A cirurgia possibilita a melhora no contorno corporal, desde que essas alterações sejam devidas à gordura localizada. A gordura aspirada pode ser enxertada (lipoenxertia), corrigindo imperfeições relacionadas à falta de tecido adiposo, como depressões. A lipoaspiração trata a gordura localizada em qualquer região do corpo: abdome, culote, dorso (pneuzinhos), coxas, papada, entre outras1.

É comum a confusão entre os termos: LIPOASPIRAÇÃO e LIPOESCULTURA. Geralmente, são conceituais e pode-se dizer que se trata de mesma conduta. A Lipoaspiração é o recurso utilizado para a confecção da Lipoescultura, independentemente se realizada somente a retirada da gordura ou a sua reintrodução em outras áreas1.

Para aqueles que estão acima do peso, é necessário o emagrecimento. A expectativa de resultado é muito melhor1.

Após a cirurgia, além da proteção em relação ao sol, recomenda-se atividade física precoce, uso de malhas compressivas e drenagens linfáticas (massagens) que aceleram o desaparecimento do inchaço e das equimoses, manchas roxas causadas pela quebra de vasos sanguíneos logo abaixo da pele durante o processo de aspiração2.

Durante todo o processo de recuperação pós-operatório, deve-se seguir corretamente a orientação e prescrição médica do cirurgião plástico, comparecendo sempre aos retornos agendados.

Contribuição: Dra Andreia Bufoni Farah, CRM SP 89706, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

  1. Dra. Andreia Farah. Cirurgia Plástica. Disponível em: <http://draandreiafarah.site.med.br/index.asp?PageName=Cirurgias-20Pl-E1sticas#abdominoplastia>. Acesso em: 12/12/2014.
  2. Farah AB et al. Aspectos gerais do pós-operatório Guia de Cirurgia Plástica da UNIFESP-EPM. 2007; 1:109-114.

2 comentários sobre “Lipoaspiração e Lipoescultura”

  1. É necessária uma avaliação médica presencial para que o médico possa avaliar o atual estado clínico para realizaão da cirurgia.

  2. Tenho muita vontade de fazer uma lipoescultura. Tenho 55 anos mas também tenho varizes. Seria perigoso na minha idade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.