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Aprenda a substituir o sal por outros temperos mais saudáveis

O sal é um dos grandes vilões da saúde e seu excesso na alimentação pode causar hipertensão, pedras nos rins, AVC e infarto. Além disso, pode agravar a osteoporose, afetar o paladar e acelerar o envelhecimento. Outro problema é a retenção de líquido que pode causar aquele indesejado inchaço nas pernas e pés.

Com tantos males, é importante buscar alternativas para diminuir o seu consumo. “A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o consumo de apenas 2 gramas de sódio por dia. Isso é o equivalente a 5 gramas de sal de cozinha, que corresponde a 1 colher de chá. Estima-se que o brasileiro consuma, em média, mais que o dobro do recomendado¹”, destaca a nutricionista clínica Regina Moraes Teixeira.

Segundo a nutricionista, substituir o sal por ervas frescas é uma alternativa para diminuir o sódio da alimentação. “As ervas frescas entram como a melhor opção para temperar as refeições. Ervas secas já não possuem grandes quantidades dos seus componentes bioativos, que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios no organismo”, explica a especialista.

A nutricionista indica combinações de ervas e alimentos para deixar a comida bem temperada, deliciosa e ao mesmo tempo saudável. Confira:

  • Arroz: salsa, açafrão e cúrcuma.
  • Aves: sálvia e alecrim.
  • Carnes vermelhas: sálvia, louro, alecrim, tomilho e salsa.
  • Feijão ou lentilha: louro, manjericão, salsa e zimbro.
  • Massas: manjericão, manjerona e alecrim.
  • Ovos: salsinha e manjericão.
  • Peixes: coentro, salvia, alecrim, tomilho e açafrão.
  • Saladas: hortelã, salsa e erva-doce.
  • Sopas: louro, erva-doce, manjerona, pimenta, salsa e alecrim

Referência:

Nutricionista clínica Regina Moraes Teixeira (Fonte).

1- http://www.brasil.gov.br/saude/2015/01/aprenda-a-substituir-o-sal-por-temperos-frescos-e-saudaveis

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