Carregando
HiruBlog
 
Outras Dicas
Chá: a arte milenar do dia a dia

Quem diria que uma coisa tão simples pode trazer tantos benefícios? O chá surgiu há aproximadamente 5 mil na China, quando o governo do imperador Sheng Nong¹ tentava achar soluções para surtos epidêmicos. Ele criou uma lei que obrigada todo mundo a ferver água antes de ingerir. Numa dessas, resolveu tirar um cochilo embaixo de uma árvore enquanto deixava uma xícara de água esfriando. Foi então que ele notou que algumas folhas caíram na xícara, deixando a água com um tom acastanhado e com um gosto especial. A partir daí, ferver água junto com ervas e plantas se tornou um costume.

E que costume ótimo! A natureza nos traz várias possibilidades para cuidar do nosso bem-estar e da saúde. E os chás são provas disso, pois são remédios naturais, trazendo também hidratação e equilíbrio para o corpo.

Escolhemos 4 chás para você tomar no dia a dia:

1. Chá preto

Sabe quando aquela noite mal dormida vem te cobrar no meio da tarde? E pra você o café não é uma boa opção por conta do excesso de cafeína? Vá de chá preto! Feito com folhas da planta Camellia Sinensis, o chá é uma excelente opção para começar o dia ou rebater aquele sono pós-almoço, pois te dá energia e disposição. Diferente do café, ele tem níveis leves de cafeína, que estimula o metabolismo e aumenta a função do cérebro².

2. Chá de hortelã

Esse chá é muito importante para aqueles momentos em que você sente que a comida não desce de jeito nenhum! Com propriedades digestivas³, é uma ótima opção para beber depois do almoço, por exemplo, pra dar aquela forcinha. Ele também ajuda em caso de náuseas, enjoos e vômito³. Fora que é uma delícia!

3. Chá de gengibre

Gengibre, né, gente? O gengibre é mágico! Ele é muito conhecido por suas propriedades imunológicas, por ter muitos nutrientes e antioxidantes, além de acelerar o metabolismo e ajudar na perda de peso³. Ou seja, tudo de bom nessa vida! Também é bom para ser consumido após as refeições.

4. Chá de camomila

Quantas vezes você não ouviu um “toma um chazinho de camomila pra acalmar”?

E é a mais pura verdade! O chá de camomila é muito famoso por suas propriedades calmantes, por isso é bom ser consumido à noite, antes de dormir4. Sempre bom dar aquela acalmadinha antes de deitar, um chazinho quente e confortável. A camomila reduz a ansiedade, alivia o estresse, ajuda a relaxar e proporciona um sono mais tranquilo4.

Referências:

1 – http://www.infoescola.com/curiosidades/historia-do-cha/

2 – http://www.webmd.com/diet/tea-types-and-their-health-benefits

3 – http://www.bolsademulher.com/medicina-alternativa/2542/beneficios-das-ervas-medicinais-3-chas-que-voce-deveria-tomar-todos-os-dias

4 – http://www.tuasaude.com/beneficios-do-cha-de-camomila/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.