Carregando
HiruBlog
 
Hematomas
Hematoma é tudo igual?

Tipos de hematomas

Em uma batida mais forte, vasos sanguíneos podem ser danificados. Enquanto isso, os fatores de coagulação, como as plaquetas, trabalham para estancar as pequenas hemorragias dentro do corpo.

Normalmente esses roxos não significam nada grave e somem conforme o tempo passa. Você deve procurar um médico quando o hematoma não demonstrar nenhuma recuperação ou surgir sem pancadas, podendo caracterizar uma doença na coagulação do sangue.

Em casos como esse, existe uma área médica específica, a hematologia. Ela se dedica totalmente ao estudo da fisiologia e patologia do sangue, da medula e dos gânglios linfáticos.

Mas será que hematoma é tudo igual?

Para começo de conversa, essas manchas que aparecem no corpo após as lesões também podem ser classificadas como equimoses.

Por enquanto, sabemos que o hematoma aparece devido a ruptura de vasos mais volumosos, acumulando sangue fora dos vasos sanguíneos, deixando a pele com uma coloração roxa. Mas e equimose?

Visualmente os dois são iguais, mas existe diferença na definição entre eles. A equimose ocorre quando o sangue extravasado se infiltra nas malhas dos tecidos, devido à ruptura de capilares, vasos sanguíneos de pequeno calibre. Enquanto o hematoma forma “bolsas”, devido ao sangue acumulado em uma área.

A equimose pode aparecer por meio de pancadas ou espontaneamente quando a pessoa apresenta problemas nos capilares. E podem receber nomes diferentes, conforme seu tamanho ou característica:

  • Petéquias: são equimoses pequenas, do tamanho da cabeça de um alfinete. Essas manchinhas costumam desaparecer mais rápido que as demais.
  • Sugilação: apresenta vários pontinhos como grãos de areia em uma área bem definida.
  • Sufusão: é uma hemorragia mais extensa, que consiste no derramamento do sangue para tecidos vizinhos.

Devemos sempre ficar atentos a qualquer mancha suspeita que surge em nossos corpos e procurar um médico quando tivermos dúvidas.

Hirudoid® reduz os hematomas, diminuindo a inflamação e aliviando a dor.

Referência:

Bula do Hirudoid®.

G1. Entenda quando um hematoma pode significar algo mais grave. Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/08/entenda-quando-um-hematoma-pode-significar-algo-mais-grave.html>. Acesso em: Fevereiro/2018.

Cria Saúde. Hematomas. Disponível em: <https://www.criasaude.com.br/N4107/doencas/hematomas.html>. Acesso em: Fevereiro/2018.

AbcMed. Equimoses: quem nunca teve manchas roxas na pele? Por que elas aparecem?. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/pele-saudavel/297375/equimoses+quem+nunca+teve+manchas+roxas+na+pele+por+que+elas+aparecem.htm>. Acesso em: Fevereiro/2018.

DireitoNet. Objeto de estudo da Traumatologia. Disponível em: <https://www.direitonet.com.br/resumos/exibir/79/Lesoes>. Acesso em: Fevereiro/2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer consultar
a bula completa?