Carregando
HiruBlog
 
Hematomas
Estresse pode causar hematomas?

Sim, é possível!

O hematoma é esteticamente indesejável pela maioria das pessoas e aparece quando menos esperamos. É popularmente conhecido como uma mancha de cor roxa na pele.

Em uma pancada mais forte, vários vasos sanguíneos podem acabar sendo danificados e rompidos. Quando isso acontece, os fatores responsáveis pela coagulação sanguínea, como as plaquetas, trabalham para estancar as pequenas hemorragias sob a pele.

Essa situação é supernormal, então não se assuste se por acaso um hematoma aparecer após uma batida. Eles são consequência do vazamento de sangue que não chega à superfície da nossa pele. Por algumas semanas, você pode ficar com uma mancha roxa, que vai mudando de cor, com o passar do tempo, até estar completamente curada.

Mas todos os hematomas aparecem pelos “encontrões” que damos durante nossa vida? Será que o estresse pode ser uma das causas para aparições de manchinhas roxas inesperadas?

Acredite se quiser, mas isso é possível.

Nesse caso, existe uma relação maior com pessoas que sofrem de alterações mentais intensas influenciadas por fatores psicológicos e psiquiátricos. Grande estresse, depressão, ansiedade. Elas lidam com a aparição das chamadas púrpura psicogênica, caracterizada pela dor e desenvolvimento de equimoses, que aparecem logo após situações estressantes. Surgem espontaneamente e sem qualquer traumatismo.

Esses hematomas que aparecem podem também ser explicados por uma elevação momentânea da pressão arterial do indivíduo. Ao passar por uma forte emoção, esforço físico excessivo ou estresse, provoca o aumento da pressão nas paredes dos vasos sanguíneos. É o que podemos chamar de hipertensão circunstancial.

Essa situação pode ocorrer independente se a pessoa tem pressão baixa, normal ou alta.

Você pode conhecer mais sobre as fases dos hematomas em: https://hirudoid.com.br/hematomas/50-tons-de-hematoma/

Referência:

Bula do Hirudoid®.

Davis CP, Shiel Jr WC. Hematoma. Disponível em: https://www.emedicinehealth.com/hematoma/article_em.htm#what_is_a_hematoma

Vivekanandh K, Dash G, Mohanty P. Gardner diamond syndrome: A psychogenic purpura. Indian Dermatol Online J. 2017;8(6):521-522.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.