Carregando
HiruBlog
 
Hematomas
A pele

A peleA pele exerce funções consideradas vitais ao organismo. Sua perda, mesmo que parcial, pode ser fatal*.

A pele é composta por 3 camadas distintas:

– Epiderme: É a camada mais externa da pele. Suas principais funções são: Proteção contra traumas físicos e químicos, desidratação e também a torna impermeável à água*.

– Derme: Camada intermediária e situada imediatamente abaixo da epiderme. Suas principais funções são: Promover flexibilidade ao corpo, proteção contra traumas mecânicos e armazenamento de sangue para eventuais necessidades diárias do organismo. Essa camada é responsável pela determinação da cor da pele*.

– Hipoderme: Camada mais profunda e localiza-se entre a pele e a musculatura. É composta por tecido adiposo (gorduroso)*.

Quando batemos contra um objeto ou mesmo contra outra pessoa, a força da pancada deixa o local dolorido e muitas vezes pode gerar um hematoma na pele.

Existem pomadas e géis anti-inflamatórios, para diminuir a dor, o inchaço e a mancha roxa (hematoma).

O hematoma pode se localizar de três formas: subcutâneo (debaixo da pele), intramuscular (dentro do músculo) e periosteal (quando atinge o osso, é o caso mais grave de hematomas)**. Dependendo da gravidade, um hematoma pode levar meses para desaparecer, mas, no geral, o problema dura cerca de duas semanas**. Dor, inchaço e mudanças de cor são os sinais mais comuns. Além disso, praticar atividades que utilizam os músculos atingidos passa a ser difícil**.

Procure orientação médica quando:

– Um hematoma aparecer de forma espontânea, independente de batidas ou outras razões**;

– Há sinais de infecção ao redor do hematoma, como vermelhidão, pus, secreção ou febre**.

Referências Bibliográficas:

* Cuce, LC; et al. Manual de Dermatologia. 2ª edição. Editora Atheneu, 2001; 1-11.

** http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/article/007213.html – MEDLINEPLUS – Hematomas. Acesso em: 29/09/2010.

27 comentários sobre “A pele”

  1. O médico é o profissional habilitado para realizar esta avaliação e prescrever um tratamento, se necessário.

  2. É importante realizar uma avaliação médica presencial. O médico é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento, se necessario.

  3. Gostaria de saber qual a pomada indicada para o roxidão… Acabei de fazer uma lipoaspiração nas costas e estou muito roxa… Qual vc me indica!?? Atenciosamente

  4. Ola!Boa tarde!há mais ou menos 2 semanas levei uma queda e bati a lateral do quadril “culote” e o joelho tambem na escada,doeu muito e a perna ficou ate dormente na hora,na mesma semana tive uma caimbra muito forte na perna enquanto dormia,e ontem ao passar a mão no banho,senti e vi um afundamento no meu quadril no “culote”,será que foi a queda?vai ficar assim pra sempre ou tem tratamento?me ajude porfavor!Obrigada

  5. É necessário uma avaliação presencial. O médico é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento medicamentoso, se necessário.

  6. Sofrir um acidente tem 7 meses no meu juelho levei uma psncada mais forte so que fico como si o sangue tivesse preso e fico inchado si no entanto mudor di cor foi psrs rooxo ‘ teem slguma chance ou possibilidade de eu ter o problema de queloide me ajuda pf

  7. O médico é o profissional habilitado para avaliar o caso e prescrever um tratamento medicamentoso, se necessario.

  8. Olá Karlyson,

    O pus surge devido à contaminação por bactérias e isso pode ocorrer caso o machucado gere uma lesão na pele. Para um diagnóstico mais preciso das lesões é necessário que o médico faça uma avaliação presencial.

    Equipe Fuja do Roxo

  9. Olá Marcia,

    Realize o acompanhamento periódico com o médico para que ele possa analisar seu quadro clínico e solicitar o melhor tratamento, se necessário.

    Equipe Fuja do Roxo

  10. Olá, é que eu ando de skate, e lógico que machucado e pancadas são inevitáveis, a minha pergunta é a seguinte: Quando levamos uma pancada muito forte e fica com inchaço e vermelhidão isso é pus? Pancada gera pus? E passar pomadas para dores musculares pode resolver? Ou só indo no médico mesmo?

    Obrigado desde já

  11. Sofri um acidente de moto tem uns 20 dias, minha perna ficou muito roxa,fui medicada e esta tudo bem, a nao ser um enchaso e bem duro em alguns cantos da perna. Faço massagens. Devo procurar um medico para fazer fisioterapia?

  12. Olá Sandra,

    Para um diagnóstico mais preciso é necessário a realização de exames e da avaliação clínica. Estes procedimentos só podem ser realizados por um médico.

    Equipe Fuja do Roxo

  13. Ja uns 4 meses tive um acidente de moto , q cai de bruços e levei uma pancada muito forte na coxa! Ficou muito xojo e escuro e empelotada . Agora so tem uma leve sombra do roxo mas esta fundo e cheio de caroços por dentro . E normal? Oq eu devo fazer além de ir ao médico? Obrigada

  14. Olá Adna,

    Informe ao médico (dermatologista) o evento apresentado para que ele possa realizar uma avaliação e prescrever um tratamento, se necessário..

    Equipe Fuja do Roxo

  15. Olá boa noite,

    A quase 1 ano estou com uma mancha de um chupão no meu queixo que nunca saiu, pelo o Amor de Deus me ajudem…
    o que devo passar???

    obrigada
    aguardo retorno

  16. Olá, Irmar.

    HIRUDOID® é indicado para flebites ou tromboflebites nas veias superficiais, manchas roxas (hematomas) que aparecem após traumas, contusões ou após cirurgias. Antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso é importante consultar um médico, pois ele é o profissional habilitado e poderá indicar o melhor tratamento.

    Equipe Fuja do Roxo.

  17. Olá, Adriana.

    HIRUDOID® é indicado para manchas roxas (hematomas) que aparecem após traumas, contusões ou após cirurgias. Antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso é importante que informe ao seu médico.

    Equipe Fuja do Roxo.

  18. Olá, Tereza.

    Mesmo não apresentando dor e local roxo, recomendamos que informe ao médico, para que ele possa realizar uma avaliação.

    Equipe Fuja do Roxo.

  19. Olá.

    Levei uma pancada forte na lateral da coxa (uma joelhada) há alguns meses, que ficou muito roxa.

    Só agora percebi que o local está “afundado”. É perceptível tanto ao toque quanto ao olhar, que o local da pancada está fundo, como se a pele ou o músculo tivessem sido amassados e não voltaram ao normal.

    Isso é normal? Devo me preocupar? A dor e o roxo já passaram.

    Obrigada.

  20. Olá, Suzzy.

    É importante que procure um médico, para que ele possa avaliar e passar as devidas orientações realizando assim o tratamento mais adequado.

    Equipe Fuja do Roxo.

  21. fiz aplicaçaõ de lipostabil e meu abdomem esta com hematomas horriveis, o que posso fazer para que sumam mais rápido?

  22. fiz uma secagem de varizes e virou uma ferida aberta,venho tratando com o medico que fez a secagem,mas nao tenho tido resposta positivas ele diz que tenho que ter paciencia mas ja vai fazer seis meses ta um buraco nao tem pele minha perna ta aberta como se tivese levado um tiro ,to com um bucaco,gostaria de saber se ele tem rasaoe tenho que esperar tanto tempo pra pele voltar.abrigado

  23. Hirudoid é muito bom. Uso com frequência no meu filho que está sempre com manchas roxas pelas pernas, em função da idade, 7 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.