Carregando
HiruBlog
 
Hematomas
50 tons de hematoma

A paleta de cores das pancadas.

Em uma batida mais forte, vários vasos sanguíneos podem ser danificados. Enquanto isso, os fatores de coagulação sanguínea, como as plaquetas, trabalham para estancar as pequenas hemorragias.

Isto é super normal, então não se assuste se por acaso um hematoma aparecer. Eles são consequência de uma hemorragia que não chega à superfície da pele. Por algumas semanas, você pode ficar com uma mancha roxa, que muda de cor com o passar do tempo. Mas você sabe por que isto acontece?

A mudança na coloração se deve às transformações bioquímicas da hemoglobina, pigmento dos glóbulos vermelhos do sangue, que transfere oxigênio às células.

Mas vamos entender melhor o arco-íris dos hematomas do nosso corpo?

– Do vermelho ao amarelo

Vermelho: A primeira cor que aparece é o vermelho. Isso se dá devido ao sangue vazando nos tecidos.

Azul: Dentro de algumas horas, o sangue que vazou começa a perder o oxigênio que ele estava carregando. Quando isso acontece, a mancha torna-se mais azul ou roxa.

Roxo: Após alguns dias, a cor do hematoma torna-se um roxo mais intenso. Isto ocorre à medida que as células vermelhas do sangue se quebram e o ferro presente nelas é liberado para a área afetada.

Verde: Quando essa cor aparecer, você pode começar a comemorar! Significa que está se recuperando. A cor vai começar a aparecer nas bordas do hematoma ou diretamente no centro. A cor verde ocorre devido à degradação da hemoglobina em um composto chamado biliverdina.

Amarelo: Finalmente, a reta final do hematoma está próxima. De verde, a contusão passa a ter uma cor amarelada. Isso se dá pela decomposição final da hemoglobina, chamada bilirrubina. Isto acontece de forma muito rápida.

É necessário consultar o médico quando os hematomas não demonstram nenhuma recuperação e principalmente quando surgem sem qualquer batida, podendo caracterizar uma doença da coagulação do sangue.

Em casos como esse, existe uma área médica específica, a hematologia. Ela se dedica totalmente ao estudo da fisiologia e patologia do sangue, da medula e dos gânglios linfáticos.

Saiba mais como surgem os hematomas em: https://hirudoid.com.br/hematomas/por-que-ficamos-com-hematomas/

Hirudoid® reduz os hematomas, diminuindo a inflamação e aliviando a dor.

Referência:

1. Bula do Hirudoid®.

2. https://super.abril.com.br/saude/hematomas/

3. https://www.biologiatotal.com.br/blog/por+que+aparecem+os+hematomas-184.html

4. http://pt.allanswers.site/beleza/a-mudanca-da-cor-de-hematomas-e-seus-significados-causas-testes-diagnostico-e-tr.php

5. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/10/23/folhateen/23.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer consultar
a bula completa?