Carregando
HiruBlog
 
Dicas de Esportes
Tchoukball: o esporte da paz

Você sabe o que é?

O tchoukball é um esporte coletivo desenvolvido nos anos 60 pelo médico Dr. Hermann Brandt e trazido ao Brasil há 30 anos. Seu objetivo principal é ser um esporte que traz paz, respeito e parceria entre as equipes. Além de agregar valores pessoais para quem pratica.

No seu trabalho, o médico suíço começou a reparar na grande quantidade de atletas que se machucavam durante as partidas. Isso porque muitos esportes coletivos modernos provocam forte impacto e exigem um grande preparo para sua prática. E em alguns casos, também há agressividade entre times pelo contato físico.

Com isso, Brandt se dedicou a desenvolver um esporte que, ao mesmo tempo, respeitasse os esforços físicos e tivesse o propósito de desenvolver valores. Criou-se, então, o tchoukball.

Ele envolve dois times de sete jogadores e pode ser praticado em diferentes superfícies: quadra, grama, areia, piscina. Sua bola é esférica, parecida com a de handebol e há dois quadros, semelhantes a trampolins, inclinados a 55° em cada lado da quadra fazendo o papel do gol, sem necessidade de um goleiro, o que já evita alguns impactos.

O principal objetivo da equipe é arremessar a bola com as mãos em qualquer um desses quadros para que ela atinja o chão fora da área marcada que fica próxima ao “gol”. É preciso mira e fazer um bom arremesso para conseguir isso. Se a equipe adversária conseguir pegá-la, o jogo continua e o papel dos dois times se alterna. Não há um lado para cada equipe, portanto o campo de jogo é compartilhado por todos.

Para arremessar a bola, é permitido até três passes entre cada jogador. E conforme o time avança, o outro não pode roubar a bola ou atrapalhar o adversário de nenhum jeito. Qualquer ato de perturbação ou bloqueio de jogo é proibido.

No livro do Dr. Brandt de 1967, intitulado “Da educação física ao esporte, pela biologia”, são descritas as bases científicas do tchoukball. O médico ganhou o prêmio Thullin pelo trabalho original sobre teorias da educação física, com os pilares físico, educacional e social.

O tchoukball amplia as habilidades físicas como destreza de arremesso e recepção (sem bloqueio direto do adversário), desenvolve habilidades psicológicas como a tomada de decisão e a responsabilidade individual, as habilidades sociais, já que nenhum jogador pode marcar um ponto sem que passe a bola e o respeito ao adversário que é regra do jogo, e por fim as habilidades táticas que envolvem planejamento e compromisso de todo o time.

O esporte tem se espalhado pelo mundo e é aplicado em escolas com objetivo educativo.

Você não imaginava que existia um esporte coletivo assim? Mesmo que prefira um esporte competitivo, não é nada mal saber ou tentar um que seja tão divertido de praticar e que ensine tantas coisas ao time. Experimente!

Mas ainda que não tenha contato entre os atletas, alguns arremessos são aéreos e um tombo não é incomum, podendo causar roxos.

Hirudoid reduz os hematomas¹, a inflamação¹, e alivia a dor¹ dos hematomas.

Referências:

SportRegras. Tudo sobre tchouckball. Disponível em: https://sportsregras.com/tchoukball-historia-regras/. Acesso em: Janeiro/2018.

Associação Brasileira de Tchoukball. Tchoukball: Como se Joga? Disponível em: http://www.tchoukball.esp.br/page.php?tipo=13. Acesso em: Janeiro de 2018.

Associação Brasileira de Tchoukball. A história do Tchoukball. Disponível em: http://www.tchoukball.esp.br/page.php?tipo=11. Acesso em: Janeiro/2018.

Associação Brasileira de Tchoukball. Princípios e metas. Disponível em: http://www.tchoukball.esp.br/page.php?tipo=4. Acesso em: Janeiro de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.