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Dicas de Esportes
Saúde na prática da corrida

Saúde na prática da corridaAntes da prática regular da corrida, devemos tomar alguns cuidados para que o momento do exercício seja o mais saudável possível, além de muito prazeroso. Seguem algumas dicas:
– Consulte um médico especialista para uma avaliação clínica antes de iniciar um programa de treinamentos e faça retornos periódicos*;
– Faça exercícios de aquecimento e alongamento antes e após as corridas*;
– Utilize roupas e calçados adequados às características ambientais*;
– Alguns sinais e sintomas mais frequentes devem ser investigados, quando¹: houver algum ferimento na pele (bolhas, escoriações, quedas das unhas); dor frequente ou desproporcional aos esforços; aumento da temperatura local e vermelhidão da pele; limitação de movimento de uma articulação ou sensação de bloqueio; sensação de falseio ou perda de estabilidade de uma articulação; estalidos dolorosos (joelho, tornozelo, quadril); dificuldades na realização de exercícios de alongamento com piora da dor; diminuição de sensibilidade ou da força muscular e cansaço excessivo, tonturas, náuseas, vômitos, desmaios.

No caso de quedas ocasionadas na prática da corrida, existem géis e pomadas anti-inflamatórias que aliviam a dor e diminuem o hematoma que pode surgir devido à força da batida. Procure o seu médico para a indicação do tratamento ideal para o seu caso. O Auto-tratamento com o uso indiscriminado de medicamentos e outras terapias durante os treinamentos e competições sem avaliação prévia por especialista pode mascarar ou até agravar seus sintomas*.

Procure fazer uma integração entre você, seu treinador e os profissionais da área de saúde que venham a acompanhá-lo (médico, fisioterapeuta, nutricionista)*.

Referência bibliográfica:

http://www.nosamamosatletismo.net/Sa%c3%bade/MedicinaEsportiva/tabid/258/ctl/Details/mid/998/ItemID/1032/Default.aspx – Federação Paulista de Atletismo (FPA). Acessado em: 29/10/2010.

3 comentários sobre “Saúde na prática da corrida”

  1. Olá, Cidalia.

    É importante respeitar o período de repouso que foi determinado pelo médico. Além disso, é necessário fazer uma avaliação médica antes de começar qualquer tipo de atividade física. Depilação não causa varizes.

    Equipe Fuja do Roxo.

  2. Parabéns pela dica da corrida, se me permite, gostaria de acrescentar uma dica para aqueles que estão iniciando, que comecem caminhando e aos poucos vão fazendo suas corridas pelo menos três vezes por semana, conseguindo assim um melhor condicionameno físico e qualidade de vida.

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