Carregando
HiruBlog
 
Dicas de Esportes
Prevenindo acidentes no ciclismo

Prevenindo acidentes no ciclismoDesde os tempos mais remotos, o homem procurou meios para se locomover, seja pela tração animal seja pela sua própria força e inteligência.

Com o tempo, inventou-se a bicicleta, que atualmente tem seu uso estendido para além do transporte: pedalar é um exercício prazeroso nos momentos de lazer, tanto que até as academias adotaram o bike in door e outras modalidades que utilizam a bicicleta.

Contudo, independente do local, alguns acidentes podem acontecer, como: perder o equilíbrio e cair ao passar por um buraco ou escorregar em um piso molhado em dias chuvosos.

Esses acidentes podem resultar em hematomas ou até lesões mais graves como entorses ou fraturas. Para cada tipo específico de evento há um tratamento. O médico é a pessoa indicada para avaliar o quadro e iniciar o tratamento no paciente.

Sendo assim, para a prevenção de acidentes, o ciclista deve usar equipamentos adequados de segurança. O Código de Trânsito Brasileiro considera os seguintes equipamentos como de uso obrigatório para as bicicletas: campainha, espelho retrovisor do lado esquerdo e também sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais*.

Por fim, seguindo nossas dicas, associando a prática esportiva à prevenção de acidentes, pedalar será cada vez mais seguro e prazeroso. Boas pedaladas!

Referências Bibliográficas:

* Código de Trânsito Brasileiro. Artigo 105, parágrafo VI.

3 comentários sobre “Prevenindo acidentes no ciclismo”

  1. Boas dicas!
    Eu sugiro incluir tb dicas de exercicios de alongamentos, recomendados para serem feitos antes pedalar..
    No mais, nota 10 para a iniciativa!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.