Carregando
HiruBlog
 
Dicas de Esportes
Parkour

ParkourO Parkour é uma disciplina atlética acessível a todos, porque combina capacidades naturais do corpo humano como: correr, saltar, escalar, etc*.

A ideia é traçar um percurso ou objetivo e, por meios próprios, alcançá-lo independentemente dos obstáculos que surgirem no caminho. Durante esse deslocamento o praticante aprende a fazer uso de artifícios que vão desde a exploração da sua condição física ao discernimento de quais métodos de transposição oferecem menor risco ou maior eficiência durante esse trajeto**.

Tudo é uma questão de enfrentar os obstáculos, sejam eles ambientes naturais ou ambientes urbanos, utilizando movimentos que combinem eficiência e controle*.

Para tornar o esporte mais seguro é muito importante o uso de equipamentos de segurança como o capacete, a cotoveleira e a joelheira (os mesmos usados na prática de skate ou patins). Lembrando que, com o uso de equipamentos de segurança evitamos acidentes e possíveis traumas. No caso de pancadas ou tombos o surgimento de hematomas é muito comum. Neste caso pomadas e géis anti-inflamatórios diminuem a dor e o hematoma***. Porém, para qualquer tipo de acidente o médico deverá ser consultado.

Curiosidade: A inspiração para criar o nome da modalidade veio da expressão: “Parcours Du Combattant”. Foi uma referência ao percurso de obstáculos desenvolvido por Georges Hébert (1875-1957), pioneiro na prática de educação física na França como parte de seu “Méthode Naturelle” ou Método Natural de educação física, concebido no início dos anos 20 e que foi utilizado por soldados franceses na Guerra do Vietnã para realizar resgates*.

Referências bibliográficas:

http://aprendapk.blogspot.com/2009/04/aviso-importante.html – Parkour Brazil Team. Equipe Brasileira de Parkour. Acessado em 04/12/2010.

** http://www.abpk.org.br/entendendo-o-parkour/ – Associação Brasileira de Parkour. Acessado em 06/12/2010.

*** Manual farmacoterapêutico. Serviço de farmácia. Hospital Samaritano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer consultar
a bula completa?