Carregando
HiruBlog
 
Dicas de Esportes
Judô com roxo, só se for na faixa

O judô é uma arte marcial esportiva criada no Japão, por volta de 1880, pelo professor universitário Jigoro Kano, com o objetivo de ser uma técnica de defesa pessoal para desenvolver o físico, o espírito e a mente. Sua grande aceitação e ampla expansão mundial deve-se ao fato de combinar as técnicas do jiu-jitsu com outras artes marciais orientais. Muito popular entre os brasileiros, o judô chegou por aqui em 1922 junto com os imigrantes japoneses. 

Os combates são realizados no tatame, com o tempo máximo de duração de 5 minutos e o vencedor é quem aplicar o golpe conhecido como ippon (ponto completo), ou seja, quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o durante 30 segundos com as costas ou os dois ombros no chão.

Se ao final dos 5 minutos nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens. Outra forma de se chegar ao ponto completo é conseguindo dois wazari, que valem meio ponto. O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame. A luta de judô termina quando o ippon é realizado.

Não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. Caso contrário, o lutador é penalizado e se fizer novamente, é desclassificado.

No judô as graduações são feitas através das cores das faixas, que são amarradas no quimono (o uniforme dos judocas). No Brasil, as cores são (de menor nível para o maior): branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta – 1º Dan, preta – 2º Dan, Preta – 3º Dan, preta – 4º Dan, preta – 5º Dan, Vermelha e Branca – 6º Dan, vermelha e Branca – 7º Dan, vermelha e Branca – 8º Dan, vermelha – 9º Dan, Vermelha 10º Dan.

O judô faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1964, em Tóquio, e Japão e França são os países com maior número de medalhas. É o esporte individual que mais deu medalhas olímpicas para o Brasil. São 19, sendo três ouros, três pratas e treze bronzes. Os judocas brasileiros medalhistas de ouro são: Aurélio Miguel nos jogos de Seul em 1988, Rogério Sampaio nos jogos de Barcelona em 1992 e Sarah Menezes nos jogos de Londres em 2012. É possível que uma luta de judô deixe marcas roxas pelo corpo. Algumas são bem doloridas,  podem também causar constrangimento e durar muito tempo.  Hirudoid reduz os hematomas1, a inflamação1 e alivia a dor1. Ao invés de disfarçar, resolva logo.

Referência: 1 – Bula do produto

Fonte: Confederação Brasileira de Judô e Site oficial das Olimpíadas 2016

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer consultar
a bula completa?