Carregando
HiruBlog
 
Dicas de Esportes
Esportes de Contato: Futebol

260x165pxExistem no mundo diversos tipos de esportes – os chamados esportes coletivos, como o futebol e o vôlei, que são praticados em grupo e também os esportes individuais, como o tiro esportivo, ou seja, a proximidade ou até mesmo a colisão entre os corpos como meio de se atingir o objetivo daquele jogo são comuns nos esportes de contato. No Brasil, o esporte mais jogado e acompanhado pela população é com certeza o futebol, que carrega há décadas o título de paixão nacional.
Caneladas e esbarrões são alguns dos acidentes de percurso ao qual um jogador de futebol, amador ou profissional, estará sujeito*.
Uma das lesões mais comuns no futebol é o estiramento de músculos e tendões. O estiramento é caracterizado pelo alongamento das fibras do músculo acima do limite deste. Médicos e profissionais ligados a atividades desportivas indicam sessões de alongamento antes e depois da prática de jogar futebol, além de qualquer outro esporte***. Desta forma, seus músculos estarão mais preparados para situações fora da carga diária comum.
Outro esporte coletivo de destaque quando se trata de colisões e lesões musculares é o Futebol Americano.
Neste esporte, 22 jogadores (sendo onze de cada time) se empurram, se batem, se jogam ao chão e pulam com o objetivo de chegar a área de “End Zone” para alcançar a pontuação que está localizada ao final de cada extremidade do campo. As traves em formato de Y projetam-se ao centro da End Zone e quando a bola passa por entre os postes também ocorre pontuação**.
Apesar do uso de diversos equipamentos de proteção, como capacetes e ombreiras, já houve registros de rupturas de vértebras e deslocamentos dos ossos do ombro durante a prática do Futebol Americano**.
Cautela e conhecimento sobre os limites de seu corpo são as precauções indicadas para este esporte, que a cada ano se aproxima dos campos brasileiros e poderá muito em breve, ganhar destaque nacional.
A prática de esportes é essencial para a sua saúde, mas deve ser feita sempre seguindo as indicações prévias de um profissional habilitado.

Referências Bibliográficas:

* FUTEBOL – GUIA PASSO A PASSO – Jim Drewett
Editora Zastras – 2009

** NFL – Regras – http://www.nfl.com/rulebook – Acessado em 21/02/2014

*** Como reconhecer e tratar o estiramento muscular –http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/11964-como-reconhecer-e-tratar-o-estiramento-muscular – Acessado em 21/02/2014

4 comentários sobre “Esportes de Contato: Futebol”

  1. Como recomendação geral, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a fazer qualquer tipo de atividades físicas, ainda que orientadas por um professor habilitado. Nessa avaliação médica, questione se é indicada a realização de atividade física com o atual quadro clínico.

  2. Gentileza , não é comentário é pergunta ,

    Gostaria de saber se uma pessoa que praticava , futebol ,e outros esportes e que fez colocação de um STENT cardiaco

    pode continuar a praticar os esportes ??? Grato

  3. Olá João,

    O tempo para absorção total do hematoma (roxo) depende de cada organismo e da extensão de lesão.

    Equipe Fuja do Roxo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer consultar
a bula completa?