Carregando
HiruBlog
 
Dicas de Esportes
Os benefícios da hidroginástica

260x165-hirudoidA hidroginástica consiste em uma série de exercícios realizados dentro da água. São exercícios indicados para diversas faixas etárias, como idosos e jovens, além de pessoas em situações específicas, principalmente como aquelas que se recuperam de lesões osteomusculares*.
A ginástica na água é considerada um treinamento complexo, eficaz e ao mesmo tempo leve para todo o corpo.
Quando o corpo está imerso na água, seu impacto nas articulações é reduzido drasticamente. Esta redução no impacto sobre as articulações é uma das principais vantagens para pessoas que apresentam algum tipo de lesão*.
Como a grande maioria dos exercícios aquáticos, como natação e mergulho, a hidroginástica também garante alguns benefícios ligados diretamente ao sistema respiratório do praticante**.
A respiração se intensifica e a expiração se fortalece, beneficiada pela pressão externa sob o tórax*. Outro benefício da atividade é a estimulação da circulação sanguínea, principalmente nos membros inferiores, pois a pressão da água age diretamente nas veias e vasos linfáticos. Isso promove um múltiplo refluxo do sangue ao coração, o corpo é irrigado de forma otimizada e os resíduos são facilmente eliminados.
Procure saber mais sobre a Hidroginástica. Não deixe de consultar seu médico ou profissional habilitado antes de iniciar a prática de qualquer exercício físico.

Referências Bibliográficas:

* Manual Prático de Hidroginástica – Heike Bettendorf
Editora Ground, 2012.

** Corpo Perfeito – Hidroginástica

http://www.corpoperfeito.com.br/ce/hidroginastica – Acessado em 21/02/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer consultar
a bula completa?