Carregando
HiruBlog
 
Dicas de Esportes
Basquete e vôlei: separados no nascimento?

Certamente você não sabe (ainda). Mas o vôlei e o basquete têm muitas semelhanças. Para começar, ambos usam as mãos, mas o fato mais impressionante é que o vôlei nasceu quatro anos depois do basquete e ambos no mesmo país, Estados Unidos.

A história do vôlei começou com o professor e diretor de educação física William George Morgan na Associação Cristã de Moços de Massachusetts (ACM) em 1895. William queria criar um esporte sem contato físico, que ocasionasse poucas lesões em seus estudantes.  Por isso, sua ideia era dividir uma quadra com uma rede onde não houvesse contato entre os adversários. E foi assim que nasceu o vôlei¹.

Diferente do vôlei, mas seguindo uma extrema semelhança, o basquete também foi criado por um professor de educação física, James Naismith no ano de 1891 para os alunos do Springfield College, em Massachussets (EUA)².

Naismith não queria ver os seus alunos cheios de hematomas igual acontecia com um esporte muito popular na época, o futebol americano. Outro fator que influenciou Naismith foi o clima. Seus alunos deveriam jogar este esporte no inverno e no verão, então era necessário ser em um lugar fechado. Para isso, o jogo necessitava ter um alvo fixo, com algum grau de dificuldade, uma cesta. E precisaria ser jogado com uma bola, maior que a de futebol, que quicasse com regularidade. E a solução de todos esses problemas nasceu o que chamamos hoje de: basquetebol. Ou só basquete.

Agora que você já sabe algumas semelhanças dos dois jogos. Veja algumas diferenças, entre os dois esportes no nosso infográfico e prepare-se para jogar, mas tome cuidado com os hematomas, hein?!

info_voley_basquete_01

 

Fonte:

1 – http://www.fpv.com.br/historia_volleyball.asp

2 – http://www.cbb.com.br/PortalCBB/OBasquete/HistoriaOficial

Quer consultar
a bula completa?