Carregando
HiruBlog
 
Cuidados Pessoais
Saiba como a vitamina D e o sol podem influenciar positivamente sua vida

Quando ouvimos falar de cuidados com a exposição excessiva ao sol, esquecemos que ele é a principal fonte de uma vitamina muito importante para o nosso organismo: a vitamina D. Ela é essencial para o desenvolvimento, crescimento e manutenção de um corpo saudável. 

A vitamina D e a luz solar podem ajudar a evitar algumas doenças, como osteoporose – pois ajuda diretamente no fortalecimento dos ossos -, diabetes – reduzindo as chances de desenvolvimento de resistência à insulina ou de deficiência desse hormônio no corpo – e até depressão – porque, com a luminosidade, o cérebro reduz ou interrompe a produção de melatonina, substância que provoca relaxamento corporal, cansaço e sonolência e uma das principais causadoras da doença. A melatonina é responsável pelo controle do nosso relógio biológico, alertando o corpo sobre quando é dia e quando é noite. Assim, de dia, sua produção deve ser reduzida. À noite, a produção da substância aumenta, e o corpo percebe que é hora de dormir.

Uma pesquisa publicada na revista Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention indica, ainda, que o sol pode reduzir o risco de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa. Segundo a pesquisa, mulheres que moravam em lugares ensolarados, como a Provence (França), tinham 50% menos risco de apresentar câncer de mama em comparação com aquelas de regiões mais escuras, como Paris (França). Aquelas que ingeriram menos vitamina D, mas se expuseram com mais frequência ao sol, apresentaram 32% menos chances de desenvolver esse tipo de câncer.

Médicos recomendam que o ideal seja se expor ao sol de 10 a 15 minutos, pelo menos três vezes por semana, sem protetor solar em períodos de menor risco a pele. Ou seja, antes das 10h e após as 16h.

Agora, é só seguir essas recomendações e aproveitar o sol de cada dia.

Referências: 

– http://saude.ig.com.br/alimentacao/carencia-de-vitamina-d-nao-e-notada-e-pode-comprometer-a-saude/n1597251382105.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.