Carregando
HiruBlog
 
Cuidados Pessoais
Dicas para eliminar líquidos e desinchar o corpo

A retenção de líquido é uma das queixas mais comuns das mulheres, principalmente por causar inchaço ou levar ao ganho de peso. “O corpo humano é composto por 70% de água. No entanto, algumas vezes, por diversas situações, o organismo retém água em excesso. Esse aumento de água no organismo pode refletir na balança”,  explica a Prof.ª Mestra Graziela Ramos B. de Souza, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Porém, é possível adotar uma rotina mais saudável para ajudar a desinchar.  Selecionamos algumas dicas simples e práticas:

– Hidrate-se bem. Recomenda-se dois litros de água por dia;

– Diminua o sal dos alimentos: o abuso do sódio é um dos causadores da retenção de líquido e faz mal à saúde;

– Alimente-se com equilíbrio. Consuma mais frutas diuréticas, como melancia, maçã, melão, pera, laranja e mexerica;

– Aposte em chás, como o de hibisco, que estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido;

  • Coma alimentos ricos em potássio, que ajudam a diminuir o sal do organismo;
  • Faça atividades físicas. Os exercícios físicos estimulam a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes. Portanto, são ótimos aliados contra o inchaço;
  • Movimente-se. Procure não ficar na mesma posição por períodos prolongados. Quando você passa muito tempo sentado, por exemplo, sua panturrilha não consegue bombear os líquidos do corpo para o tronco. Assim, provoca uma grande pressão e surge o inchaço.

Referência:

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – http://www.fcmsantacasasp.edu.br