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Cuidados com os Idosos
Desde quando idade é motivo pra largar as atividades físicas?

Sabe aquela fase que a gente achava distante e imaginava que estaria desacelerando, relaxando? Ela chegou, e percebemos que o significado de aproveitar a vida é bem diferente do que imaginávamos. A experiência ajuda, e a prioridade é estar bem para aproveitar o que a vida tem de bom.

E significa fazer tudo menos ficar sentado no sofá com o controle remoto na mão. Antes de mais nada, sentir-se bem também é estar saudável. Por isso, sem essa de parar de se exercitar! Não é nenhuma novidade o tanto que os exercícios físicos são importantes ao longo da vida. Agora, é fundamental, já que o corpo não tem a mesma força que antes, e algumas substâncias começam a faltar, como o colágeno.

Mas é preciso tomar certos cuidados e se afastar de exercícios muito puxados, que podem trazer quedas, machucados, lesões, cansaço e aumento da pressão arterial. Procuramos algumas ideias de exercícios leves e que não causam grande impacto:

1. Pilates

O Pilates, tanto de solo, com bolas e outros apetrechos, quanto o de aparelhos, ajuda no aumento da flexibilidade muscular, melhora da mobilidade das articulações, melhora o equilíbrio e a coordenação motora, aumenta a consciência corporal, ajuda na melhora da postura, traz fortalecimento muscular e melhora da capacidade respiratória e concentração¹. Ao mesmo tempo, é um exercício que traz leveza e relaxamento para nossa vida. Quer mais o quê? Ótima opção! Ah, e é fundamental procurar um profissional qualificado para acompanhar a prática.

2. Hidroginástica

Só a ideia de estar dentro de uma piscina, para algumas pessoas, já é uma das melhores qualidades dessa prática. Além disso, a hidro é um exercício aeróbico leve e de baixo impacto, por isso é ideal para a melhor idade, pois não sobrecarrega o corpo. Olha só quanta coisa boa: ajuda na prevenção da osteoporose, aumenta o condicionamento cardiovascular, cardiorrespiratório e muscular, relaxamento, coordenação motora e pressão hidrostática (que consiste em uma pressão sobre o corpo e vasos sanguíneos, auxiliando o retorno venoso e beneficiando pessoas com varizes), além de diminuir a ansiedade². Uma boa, hein?

3. Caminhada

É comum dar aquela caminhadinha até o supermercado, a padaria, etc. Coisas do dia a dia. Mas para ser efetiva, essa atividade precisa ser feita com regularidade. O ideal é caminhar 3 vezes por semana, de 30 a 60 minutos³. E o que caminhar tem de bom? Você pode incrementar o convívio social conhecendo outras pessoas, além de fortalecer os músculos e as articulações, melhorar o ritmo cardíaco, o condicionamento físico e o sistema circulatório³.

Dica: a musculação leve é bem importante também para fortalecer músculos e articulações. E não se esqueça de alongar antes e depois das atividades para evitar lesões e machucados! Mesmo tomando os cuidados necessários, ninguém está livre daqueles roxinhos do dia a dia. Hirudoid® reduz os hematomas4, a inflamação4 e alivia a dor4.

Referências:

1 – http://www.aterceiraidade.com/vivendo-com-saude/beneficios-pilates-idoso/

2 – http://vivomaissaudavel.com.br/atividade-fisica/terceira-idade/beneficios-da-hidroginastica-para-idosos-vao-alem-do-preparo-fisico/

3 – http://www.tuasaude.com/os-melhores-exercicios-para-a-terceira-idade/

4 – Bula do remédio

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