Carregando
HiruBlog
 
Cuidados com os Idosos
Como evitar a queda de idosos

Como evitar a queda de idososInstabilidade postural e desequilíbrio, dificuldades visuais, fraqueza muscular, doenças neurológicas (como Parkinson) e uso de medicamentos são alguns problemas que a idade avançada pode trazer às pessoas*, aumentando significativamente a chance de cair, dentro ou fora de casa. É de suma importância que o idoso seja orientado sobre os riscos de quedas e que um médico seja consultado periodicamente, a fim de evitar alguns incômodos.

Mas é possível evitar a queda de idosos?

Dentro de casa é possível. Primeiramente a casa precisa ser bem iluminada. Deve-se estar atento ao tipo de piso, pois pode ser escorregadio ou irregular, e aos objetos no chão, como tapetes, fios, brinquedos, mesas pequenas e animais de estimação. Além do corrimão nas escadas, que é imprescindível para a segurança de todas as pessoas, independente da idade, se o idoso tiver dificuldades para andar, é aconselhável que todos os cômodos tenham barras de apoio, inclusive o banheiro.

É muito importante ficar atento à sola do calçado usado pelo idoso: deve ser emborrachada e antiderrapante. Chinelos de flanela, muito usados por pessoas de idade avançada, podem ser perigosos.  O chão encerado é ainda mais liso, se possível, evite. Os móveis que ficam com as quinas expostas precisam de protetores.

A prática de exercício físico, sempre com orientação de um profissional, melhora o equilíbrio e o movimento das articulações e fortalece a musculatura, principalmente das pernas, diminuindo o risco de quedas. Além disso, telefones e alarmes devem ser colocados em uma altura que possam ser utilizados do chão, caso o idoso caia e precise pedir ajuda***.

No Brasil, 30% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano*; dos acidentes, 70% ocorrem dentro da própria casa** e mais de dois terços dos idosos que sofrem uma queda, caem novamente nos seis meses subseqüentes*.

Referências Bibliográficas:

* http://www.cuidardeidosos.com.br/como-evitar-quedas-nos-idosos/ – Acessado em 21/02/2014

** http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/noticias/como-prevenir-a-queda-em-idosos-144000-1.asp – Acessado em 21/02/2014

*** http://saude.hsw.uol.com.br/quedas-idosos3.htm – Acessado em 21/02/2014

58 comentários sobre “Como evitar a queda de idosos”

  1. Obrigada …por orientar sobre o idoso…pois tenho meus pais idosos e quero cada ves mais cuidar deles melhor….eles merece…cuidados muito especial….bom dia

  2. Normalmente o período de recuperação é de 15 a 30 dias, dependendo da extensão da lesão e de cada organismo. É importante que siga o período de repouso determinado pelo médico.

  3. Fiz minha cirugia das varizes mais não foi retirada a safena gostaria de sabe se já posso fazer alguma coisa em casa como limpa a casa lavas roupa pois hoje faz 7 dias que fiz a cirurgia

  4. Parabéns pela reportagem, é de tamanha importância principalmente quando fala dos cuidados com os idosos, para que alguns filhos ou netos que pensam que nunca vão chegar na terceira idade, isso é se chegar. Que não cuida dos seus pais ou avós quando eles mais precisam.

  5. Muito interessante os assuntos. Parabens. Continuem nos orientando pois isso eh bastante importante para nos, jovens idosos. Eh muito importante que os idosos sejam orientados quanto aos cuidados nao so fisicos nas tambem alimentares, atitudes fundamentais para uma vida longa e saudavel

  6. Gostei muito das dicas.Continuem! Esse grupo social ainda é muito esquecido pela sociedade etarista. Procurem livro: “COMO EMPLACAR 100 ANOS ” ou ” A VELHICE NO BRASIL” de Mário Filizzola.

  7. Calçado, seja do tamanho “justo” do pé e nao folgada e fechada c/velcro, vejo pela mamãe tem 93 anos e insiste em usar pantufas (folgadas)..

  8. Muito interessante os assuntos. Parabens. Continuem nos orientando pois isso eh bastante importante para nos, jovens idosos.

  9. PROCUREM UM MEIO DE CHAMAR A ATENÇÃO DOS FAMILIARES DO IDOSO !!! NO MEU CASO , MINHA SOCIA , É UM ANO MAIS NOVA , MAS ESTÁ MUITO MAIS SAUDAVEL QUE EU , TENHO 76 ANOS !!! JÁ LEVEI DIVERSOS TOMBOS , HJ JÁ TENHO UMA BENGALA !!!

  10. Essas orientações , nao devem ser expostas somente aos idosos !!! quando o idoso faz uma observação dessas , os parentes , no caso , as filhas , nem prestão atenção , ignoram , já levei diversos tombos , consegui uma bengala , que me ajuda muito , mas é comum em casa ter tapetes ou panos de chão pelo caminho , e não adianta ficar bravo !!! minha sugestão : encontrem um meio de ADVERTIR A FAMILIA !!! OBRIGADO , QUE DEUS PROTEJA A TODOS !!!

  11. Sinceramente eu não achei a matéria útil ou sanadora do problema de ‘quedas’, apenas o básico do básico.
    O idoso não apenas cai fisicamente mas mental e espiritualmente também, ao cair ele adquire medo e para o ‘familiar cuidador’ um verdadeiro pesadelo pois nem a familia nem a sociedade quer culpar o idoso logo quem paga pelo trupicão é o cuidador que esta amparando. Sem dúvida existem maus cuidadores mas o comentário se refere a um cuidador que se dedica e se esforça ao máximo para manter o idoso a salvo de ‘tudo’.

  12. O ideal é que se tenha uma rampa com antiderrapante no lugar das escadas. Caso não seja possível, a escada precisa ter um corrimão em toda sua extensão e faixas de visualização para o idoso enxergar que o degrau acabou. O banheiro é um dos locais onde mais ocorrem quedas. Importante ter barra de proteção nos vasos sanitários e no box.

  13. As informações são disponibilizadas apenas No Blog. Obrigado por participar do Blog Fuja do Roxo.

  14. Excelentes dicas, porém o que fazer? Cuido do meu pai, a casa tem escadas, ele não calça o chinelos direito. Alembda sua teimosia inerente ao seu problema meus irmãos não aceitam a possibilidade de mudança de casa pra uma adaptada que no caso seria ideal. Como faço???

  15. HIRUDOID® diminui a inflamação, com o alívio da dor, redução do inchaço e da vermelhidão de áreas com varizes ou manchas roxas decorrentes de contusões (batidas, traumas) ou cirurgias ou em outras situações semelhantes. HIRUDOID® também alivia a sensação de peso nas pernas causada pelo inchaço. As duas apresentações, gel e pomada, possuem a mesma ação e eficácia terapêutica. É importante ter uma avaliação médica antes de iniciar qualquer tratamento.

  16. LOURDES ,Gostei muito desse assunto ;Como fuja do roxo
    eu tenho 74 anos tenho diabete, como conseguir essa revista que fala sobre o tombo.

  17. GOSTEI DAS DICAS,UTILISSIMAS PARA NOSS QUE JA NÃO SOMOS JOVENS, Tomo a liberdade de dizer; muitos idosos rejeitam a bengala, entretanto eu recomendo, é um corrimão sempre junto para no proteger. obrigado pela atenção, sou um jovem de 90 anos, ja sofri alguma queda,mas, felismente estou inteiro.

  18. Olá. Sou uma velha conhecida da Hirudoid. Sofro de artrite. Qual é melhor para mim? A pomada ou o gel? Obrigada pelas informações.

  19. gostei das dicas. Sp é importante conhecermos como nos cuidarem caso de acidentes, já que somos idosos

    gostei das dicas. sp é importante nós, os idosos, sabermos nos cuidar nos contratempos.

  20. Obrigado por participar do Blog Fuja do Roxo. HIRUDOID® diminui a inflamação, com o alívio da dor, redução do inchaço e da vermelhidão de áreas com varizes ou manchas roxas decorrentes de contusões (batidas, traumas) ou cirurgias ou em outras situações semelhantes. HIRUDOID® também alivia a sensação de peso nas pernas causada pelo inchaço.

  21. Muito boa a reportagem de queda em idosos. Gostaria de saber se Hirudoid serve para dermatosporose? Manchas avermelhadas em qq batida,

  22. Obrigado por participar do Blog Fuja do Roxo. Estamos presentes também através do e-mail: [email protected] e pelo SAC 08000 556 596. Será um prazer informá-lo sobre o nosso produto, sua composição, efeitos, contra-indicações e outras perguntas relativas ao medicamento.

  23. Parabenizo esta página, por orientações tão precisas.
    Gostaria de receber mais orientações, por email. Tem como? Desde já, agradeço

  24. nem sempre o idoso cai por maus cuidados , essa semana mesmo meu marido fazendo caminhada saiu dois cachorros por baixo do portão de uma casa avançaram nele , foi um transtorno levamos para emergência para tirar radiografias da bacia e coluna ,pois ele sentia muita dor graças a DEUS não morderam e ele não quebrou nada , esta tomando remédio e injeção para dor tem 71 anos caiu de costas e os cachorros em cima dele sorte que um rapaz socorreu

  25. Olá Luísa,

    Agradecemos sua participação no Blog Fuja do Roxo

    Equipe Fuja do Roxo

  26. Olá Marta,

    HIRUDOID® está indicado para manchas roxas (hematomas) que aparecem após traumas ou contusões, ou após cirurgias, inflamação nas veias superficiais (flebites ou tromboflebites), após injeção de medicamentos numa veia ou punção de uma veia para colher exames de sangue. Também está indicado para auxiliar o tratamento varizes nas coxas e pernas, furúnculos e mastite.
    Não se recomenda o uso de HIRUDOID® nos olhos (não é indicado para olheiras) e nas mucosas (por ex. dentro da boca, nariz, ânus etc.).

    Equipe Fuja do Roxo

  27. Olá, meu nome é Marta e gostaria de tirar uma dúvida. Quais são as indicações de Hirudoid? É bom pra olheira?

    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer consultar
a bula completa?