Carregando
HiruBlog
 
Cuidados com as crianças
Alergias na Infância

shutterstock_77705698

É considerada alergia uma reação de hipersensibilidade do organismo a alguma substância, seja ela nociva ou não. As alergias respiratórias geralmente causam sintomas como tosse e espirro, mas podem apresentar também diarreia, dor de cabeça, entre outros sintomas1.

Os principais causadores de alergias respiratórias são pó caseiro, pelos de animais, pólen e substâncias químicas. Substâncias que, quando inaladas, podem causar uma reação alérgica no paciente1.

Outro tipo de alergia importante a ser mencionado é a alergia alimentar, que afeta grande parte da população. Este tipo de alergia costuma ter manifestações mais graves, como erupções na pele ou, ainda, o choque anafilático, que pode colocar a vida da pessoa em risco2.

As crianças geralmente são as que mais sofrem com crises alérgicas. Isso se deve ao fato de seu sistema imunológico ainda estar em desenvolvimento. Então, qualquer estímulo um pouco mais severo pode desencadear uma crise alérgica2.

A principal recomendação para evitar as crises alérgicas é, obviamente, manter a distância das substâncias que causam a reação. Mas tratamentos auxiliares são bastante eficazes para diminuir a frequência e gravidade das crises2. Procure um médico alergologista para saber as opções de tratamento disponíveis.

 

Referências bibliográficas:
1. Crianças com Alergias. Disponível em: <http://br.guiainfantil.com/alergia.html> Acessado em 13/01/2015

2. Alergia: Perguntas Frequentes. Disponível em: <http://www.hospitalinfantilsabara.org.br/hospital-infantil/especialidades-em-pediatria/imunologia-alergia-clinica/alergias-faq.php#As-crianças-são-as-principais-vítimas?-Porque?> Acessado em 13/01/2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer consultar
a bula completa?